Há possibilidade de se fazer estimulação em casa, se há, como faço?

25 respostas
Há possibilidade de se fazer estimulação em casa, se há, como faço?
Sim, mas alem da avaliação também penso que o paciente deve realizar retornos esporádicos para tirar dúvidas como profissional de Teraoia Ocupacional, ou até passar outras atividades.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, mas se faz necessário uma avaliação minuciosa do quadro do paciente e uma analise dos possíveis resultados que podem ser gerados em procedimentos de baixa complexidade no domicilio na ausência de profissional habilitado, o profissional Terapeuta Ocupacional a partir desses dados deve elaborar e orientar um rotinas de atividades que gerem periodicamente estímulos, como também sugerir adaptações e ambientações necessárias ao domicilio para que favoreça e incentive a independência e autonomia.
Certamente o apoio dos familiares será fundamental nesse processo para que a criança faça o uso correto dos filtros cromáticos, previamente indicados pelo profissional (oftalmologista) habilitado para fazer tal diagnóstico. É imprescindível que a criança coloque em sua rotina diária a utilização dos filtros (lâminas ou óculos) para viabilizar a leitura e realização de tarefas escolares.
Sim, pode ser possível. É preciso procurar um profissional que faça atendimento domiciliar, mas tenha em mente qual o propósito/objetivo dessa estimulação. Você gostaria de um psicólogo, um psicopedagogo ou outro profissional. Fico à disposição.
Quando pensamos no desenvolvimento neuropsicomotor de uma criança, é importante lembrar que as atividades do dia a dia são estimulatórias. Além das atividades orientadas pelos profissionais de cada área, a inserção da criança na rotina familiar, onde seja incluída na fala, nas atividades e nas vivências diárias traz estímulo e integração ao ambiente. Tais estímulos também se fazem importantes em recuperações pós cirurgias/acidentes.
Todo tratamento a ser realizado com o auxílio da família deve ser orientado previamente por um profissional competente de acordo com a avaliação e diagnóstico prévios.
Sim, sem dúvida. Primeiramente é necessária uma avaliação para conhecer e compreender todas as demandas que necessitarão de intervenções. Em seguida, analisar se o ambiente é adequado às necessidades do paciente e do profissional contribuirão para o sucesso do trabalho.
Sim.O estimulo é um processo que depende da combinação coordenada de múltiplos fatores: genéticos, neurobiológicos, psicoemocionais, sócio-culturais, pedagógicos, institucionais e familiares.
Entender cada um destes eixos influenciadores é importante passo para atingir o objetivo.
Olá! Sim é possível fazer um trabalho de estimulação cognitiva em casa, desde que, tenha feito uma avaliação com um neuropsicólogo ou psicopedagogo capacitado sobre as demandas (os construtos ou as habilidades) a serem trabalhadas. e regularmente fazer consultas com um profissional para avaliar os avanços do paciente. Atenciosamente!
Sim. No entanto se faz necessário o acompanhamento do profissional junto à família para avaliar os avanços alcançados e as
intervenções necessárias em todo o processo.
Sim e avaliação do profissional especializado.
Sim, claro! A estimulação deve acontecer em todos os ambientes. A parceria da família e da escola são fundamentais. Criar um ambiente de investigação, criatividade e exploração é fundamental para um bom desenvolvimento cognitivo. Usar jogos que estimulem p raciocínio, brincadeiras que trabalhem a coordenação motora ampla (corrida, esportes, amarelinha, queimado, pique), atividades que estimulem a coordenação motora fina (desenho, pintura), brincadeiras de roda e cantigas que desenvolvam a memória são alguns dos exemplos do que se pode ser feito em casa. Cada criança tem seu tempo porém, é importante ressaltar que existe um limite para esse tempo. Se você perceber que mesmo com os estímulos a criança esta apresentando alguns comportamentos atípicos para a faixa etária ou se esta com duvidas e precisa de uma observação mais minuciosa procure um profissional para te ajudar. A intervenção precoce faz a diferença na vida e no desenvolvimento da criança.
A estimulação deve acontecer em casa, na escola e por profissionais especializados. Em casa, converse muito com o seu filho, proponha-o à observação e à investigação visual, tátil, auditiva, gustativa e olfativa com os materiais domésticos e alimentos compatíveis com a idade. Procure sempre pela orientação profissional qualificada e experiente.
Não só pode como deve. Claro que com a orientação dos profissionais que atendem a criança. Os estímulos feitos com a família quando existe paciência e respeito as suas limitações trazem uma carga emocional grande o que favorece o aprendizado. De acordo com Alícia Fernández “Não aprendemos de qualquer um, aprendemos daquele a quem outorgamos confiança e direito de ensinar.”
O sucesso de um tratamento terapêutico obterá um resultado maior quando a família e o próprio paciente desenvolve em casa os exercícios e tarefas indicados pelo terapeuta .
Esse trabalho de estimulação deve ser acompanhado pelo profissional que acompanha o caso para obtenção de um resultado melhor.
Sim. Mas deve seguir as orientações do profissional que acompanha o caso e após fazer os relatos do procedimento.
Com toda certeza. A vida é cercada por constantes estímulos, porém para um desenvolvimento específico se faz necessário saber qual ou quais defasagem a criança está e para isso realizar uma avaliação psicopedagogica assim realizar os estímulos corretos. E a família e fundamental nesse processo.
O psicopedagogo é o terapeuta para dificuldades de Aprendizagem. Então, precisando de mais esclarecimentos estou a disposição.
Espero que tenha auxiliado.
Sim, é possível! Porém é importante que a família esteja orientada por profissional capacitado para a demanda específica.
A estimulação deve acontecer em todos os ambientes, com a parceria da escola, família e demais profissionais envolvidos para um desenvolvimento eficaz e satisfatório.
Caso perceba que a criança está apresentando alguns comportamentos atípicos para a faixa etária ou se você está insegura para verificar isto, busque um profissional para te ajudar a investigar e direcionar as atividades mais específicas para o caso.
O quanto antes a intervenção acontecer, quanto mais nova for a criança, melhor. A intervenção precoce faz a diferença no desenvolvimento da criança e influencia diretamente no decorrer da vida.
Sim, mas para isso você precisa de orientação especializada que te acompanhe. Antes de fazer a estimulação é preciso de uma avaliação bem feita para trabalhar todas as etapas das demandas apresentadas na avaliação.
Sim, é possível fazer a estimulação em casa, você pode ter ótimos resultados. Para isso é preciso que o ambiente familiar seja favorável a aprendizagem, dedicação de todos, paciência com os avanços e respeito aos limites.
Avaliação e acompanhamento profissional são indispensáveis para acompanhar e dar direcionamento ao seu trabalho.
Sim, desde que orientada por um profissional, é preciso ter muito cuidado, terapias são como medicamentos controlados, parecem (às vezes) atividades bobas, mas quando feitas sob orientação profissional tem excelentes resultados, CUIDADO nem sempre algo que funcionou com fulano não necessariamente funcionará com beltrano. Abraço virtual.
Com certeza existem várias formas de estimular seu filho(a) em casa, você irá encontrar facilmente materiais na internet. No entanto, você terá melhores resultados se essas atividades foram direcionadas e específicas para as necessidades dele(a). Minha recomendação é que procure um psicopedagogo para que seja feita uma avaliação e consequente intervenção. O profissional também irá te orientar com relação aos estímulos necessários.
Olá querida,
Sim é possível fazer estimulação em casa, porém será importante um direcionamento desses estímulos para que sejam realmente eficazes no seus objetivos.
Sugiro que você procure um psicopedagogo, pois ele irá levantar as dificuldades da criança e orientá-la com esses estímulos, certo?
Um abraço e espero ter ajudado.
É possível sim como também é importante potencializador dos resultados! A intervenção ocorre em parceria com a família, o sujeito aprendente e o profissional (psicopedagogo). Logo, o profissional pode apresentar um plano de intervenção, considerando as características familiares, o espaço e recursos disponíveis A rotina e dinâmica do grupo familiar podem balizar o trabalho. A ênfase se dará nas demandas específicas apresentadas após avaliação psicopedagógica e os apontamentos da equipe multidisciplinar. Objetivos, cronograma, comprometimento da família para com a realização das atividades e a supervisão/reavaliação constantes dos resultados pelo profissional serão fundamentais. É fundamental guardar a devida proporção para o trabalho realizado em casa por um membro da família e o trabalho no consultório, não esquecendo assim do setting.

Olá !
Sim, é importante e necessária, mas com o devido acompanhamento médico e instruções repassadas pelo profissional !
Estou a disposição !

Especialistas

Carla Lemes Monteiro Marques

Carla Lemes Monteiro Marques

Psicopedagogo

Guarulhos

Renata Wiesner

Renata Wiesner

Psicólogo, Psicopedagogo

São Paulo

Valquiria Silva

Valquiria Silva

Terapeuta ocupacional

Matão

Ariana Rhaiza Heringer de Castro

Ariana Rhaiza Heringer de Castro

Terapeuta ocupacional

Belo Horizonte

Érica Alves Costa Lopes

Érica Alves Costa Lopes

Psicólogo, Psicopedagogo

Governador Valadares

Ivone Araujo M. da Silva

Ivone Araujo M. da Silva

Terapeuta ocupacional

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Estimulação visual
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.