Ha qse seis anos sou portadora de espondiloartrose mas de um ano p ca estou sentindo alguns sintomas

2 respostas
Ha qse seis anos sou portadora de espondiloartrose mas de um ano p ca estou sentindo alguns sintomas que batem com a espondilite aquilosante a espondiloartrose pode se evoluir p uma aquilosante? E outra sinto tb uma pressao no pescoco como se eu tivesse sendo estrangulada a alguma coisa havee c a patologia?
Desde ja obrigado
Ps. A cada dia q passa sinto dificuldade p fazer coisas basicas e nao aguento pegar 2 kg no braco. Tenho 41 anos
Dr. Davi Bulcão
Reumatologista, Médico acupunturista
Fortaleza
Boa noite.
Espondiloartrose (ou artrose) é uma doença degenerativa, que tem relação com o envelhecimento, traumas, uso excessivo de determinada articulação, doenças reumáticas prévias etc. Geralmente o paciente se queixa de dor lombar de ritmo mecânico, ou seja, com piora ao uso e melhora ao repouso.
Já a Espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica que acometece principalmente a coluna, causando dor de ritmo inflamatório (melhora com o uso e piora ao repouso), dificuldade de se mexer (em maior intensidade pela manhã). Com a evolução da doença, pode ocorrer dor a qualquer momento e limitação de movimentos.
Se você está com dificuldades em realizar tarefas diárias básicas, é um sinal importante de que deve se consultar com um médico para estabelecer o diagnóstico e o melhor tratametno. Sugiro avaliação com um reumatologista para dar seguimento ao seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Leandro Crispim de Oliveira Lacerda
Reumatologista, Médico clínico geral, Intensivista
Brasília
A espondiloartrose não é causa ou evolui para a espondiloartrite, que é uma doença inflamatória por natureza. Alguns pacientes com espondiloartrites, pelas sequelas inflamatórias da doença de base, podem desenvolver ou piorar artroses que já tenham na coluna. Sintomas como dificuldade para engolir não são frequentes em nenhuma das duas condições mas há relatos de casos de "bicos de papagaio" exuberantes, formados na região anterior da coluna cervical (pescoço), causando dificuldades para a deglutição. Quem sente dor crônica, seja ela degenerativa ou inflamatória, está mais propenso a depressão, ansiedade e fibromialgia e isso pode levar a amplificação dos sintomas da(s) doença(s) de base. Sugiro uma reavaliação pelo seu reumatologista para exame clínico e investigação complementar, caso necessária. Melhoras!

Especialistas

Thalles Brandão Clemente

Thalles Brandão Clemente

Reumatologista

Colatina

Samara Lobê

Samara Lobê

Reumatologista

Tocantins

Camille Postigo Castro

Camille Postigo Castro

Reumatologista

Tatuí

Thaíssa Valente

Thaíssa Valente

Reumatologista

Lages

Laís Yurie Facimoto

Laís Yurie Facimoto

Reumatologista

Maringá

Ester Peres De Freitas Rolim

Ester Peres De Freitas Rolim

Médico clínico geral

Santana de Parnaíba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 61 perguntas sobre Espondiloartropatias
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.