Espondiloartropatias - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - espondiloartropatias

Talita Yokoy de Souza

Talita Yokoy de Souza

Internista, Reumatologista

Brasília

Sheron Zamboni

Sheron Zamboni

Reumatologista

Jaraguá Do Sul

José Sávio Menezes Parente

José Sávio Menezes Parente

Reumatologista pediátrico, Pediatra

Fortaleza

Luiz Eduardo Valente

Luiz Eduardo Valente

Reumatologista

Bauru

Wildner Mardegan Sardenberg

Wildner Mardegan Sardenberg

Reumatologista

Cachoeiro de Itapemirim

Luiza Todt

Luiza Todt

Reumatologista

Chapecó

Perguntas sobre Espondiloartropatias

Nossos especialistas responderam a 53 perguntas sobre Espondiloartropatias

Não necessariamente é incapacitante. Há necessidade de avaliar adequadamente e fazer um tratamento específico. Muitas pessoas tem esse diagnóstico e não apresentam incapacidade.

Espondilodiscopatia - desgaste que ocorre nos discos da coluna, articulações e ligamentos... essa é uma doença degenerativa - ou seja - ela acontece pelo "envelhecimento" das estruturas…

Não só pode, como deve. Fortalecimento é a principal medida no tratamento desse problema.

Especialistas falam sobre Espondiloartropatias

As espondiloartropatias, ou espondiloartrites, são um grupo de doenças que possuem em comum sintomas como dor nas costas que piora com o repouso (dor lombar), dor em pontos de pressão (entesite) e inchaço nas articulações (artrite). Acomete com maior frequência homens jovens, mas mulheres também podem ser afetadas pela doença. Existe uma característica genética, ligada a um gene chamado HLA-B27. O diagnóstico precoce é imporante, pois o tratamento evita o enrijecimento da coluna e destruição de outras articulações. O sinal de alerta mais importante é a dor na coluna que, além de não melhorar com o repouso, força o paciente a se levantar da cama, por conta do desconforto.

Essa palavra define, de maneira geral, as alterações degenerativas da coluna, ou seja, o que chamamos de "desgaste". Esse desgaste pode ser ou não intenso, mas a maioria de nós vai ter desgastes na coluna, mais cedo ou mais tarde na vida. Ou seja, isso por si só não é uma doença, por ser um caminho comum da coluna. Os desgastes são comuns, não precisam ser tratados, exceto quando causam dores ou outros sintomas.

Carlos Eduardo Narciso Sakai

Ortopedista - traumatologista, Médico perito, Especialista em administração em saúde

Dores do Rio Preto

Agendar uma visita

As espondiloartropatias são doenças inflamatórias da coluna vertebral, que se iniciam em pacientes jovens, podendo acometer outras articulações. Os sintomas incluem dor e rigidez na coluna, principalmente pela manhã e após períodos prolongados de repouso. Pode evoluir com perda progressiva dos movimentos da coluna e deformidades, caso não seja tratada de forma adequada. O reumatologista é o melhor profissional para o diagnóstico e acompanhamento das espondiartropatias.

Verônica Mello

Médico clínico geral, Reumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Espondiloartropatias?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.