Espondiloartropatias - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - espondiloartropatias

Encontre um especialista na sua cidade:
Ricardo Krieger

Ricardo Krieger

Médico clínico geral, Reumatologista

Marília

Maeve Freitas

Maeve Freitas

Reumatologista

Perdões

Laís Almada

Laís Almada

Reumatologista

Formiga

Adriano Fiorini do Nascimento

Adriano Fiorini do Nascimento

Reumatologista

Belo Horizonte

Micheline Sulzbacher

Micheline Sulzbacher

Reumatologista

Santa Cruz Do Sul

Guilherme Tres

Guilherme Tres

Reumatologista

Porto Alegre

Perguntas sobre Espondiloartropatias

Nossos especialistas responderam a 24 perguntas sobre Espondiloartropatias

Apesar do nome espondiloartropatia remeta às doenças inflamatórias do espectro da espondilite anquilosante (como artrite psoriásica, enteroartropatias), quando ela vem acompanhada do termo "degenerativa"…
1 respostas


Boa noite.
Espondiloartrose (ou artrose) é uma doença degenerativa, que tem relação com o envelhecimento, traumas, uso excessivo de determinada articulação, doenças reumáticas prévias…
2 respostas


A partir dos 30 anos é super comum o início da degeneração de disco ou de osteofitose em vértebras. Isso não quer dizer que terá sintomas decorrentes disso! Muitas vezes uma pessoa tem dor nas…
1 respostas

Especialistas falam sobre Espondiloartropatias

As espondiloartropatias, ou espondiloartrites, são um grupo de doenças que possuem em comum sintomas como dor nas costas que piora com o repouso (dor lombar), dor em pontos de pressão (entesite) e inchaço nas articulações (artrite). Acomete com maior frequência homens jovens, mas mulheres também podem ser afetadas pela doença. Existe uma característica genética, ligada a um gene chamado HLA-B27. O diagnóstico precoce é imporante, pois o tratamento evita o enrijecimento da coluna e destruição de outras articulações. O sinal de alerta mais importante é a dor na coluna que, além de não melhorar com o repouso, força o paciente a se levantar da cama, por conta do desconforto.

Claudia Diniz Lopes Marques

Reumatologista

Recife


Essa palavra define, de maneira geral, as alterações degenerativas da coluna, ou seja, o que chamamos de "desgaste". Esse desgaste pode ser ou não intenso, mas a maioria de nós vai ter desgastes na coluna, mais cedo ou mais tarde na vida. Ou seja, isso por si só não é uma doença, por ser um caminho comum da coluna. Os desgastes são comuns, não precisam ser tratados, exceto quando causam dores ou outros sintomas.

Carlos Eduardo Narciso Sakai

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


As espondiloartropatias são doenças inflamatórias da coluna vertebral, que se iniciam em pacientes jovens, podendo acometer outras articulações. Os sintomas incluem dor e rigidez na coluna, principalmente pela manhã e após períodos prolongados de repouso. Pode evoluir com perda progressiva dos movimentos da coluna e deformidades, caso não seja tratada de forma adequada. O reumatologista é o melhor profissional para o diagnóstico e acompanhamento das espondiartropatias.

Verônica Mello Maia

Médico clínico geral, Reumatologista

Rio de Janeiro

Quais profissionais tratam Espondiloartropatias?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.