Ja tive diagnostico de esquizofrenia, mas como nao tenho surtos nem delirios, nem fala incoerente, o

2 respostas
Ja tive diagnostico de esquizofrenia, mas como nao tenho surtos nem delirios, nem fala incoerente, o diagnostico foi substituido por Esquizotipico. Mas tive alucinacoes por anos, embora sabia que era irreal sempre. Dizem que esse transtorno nao pode apresentar alucinacoes senao descaracteriza-o. Verdade?
No transtorno de personalidade esquizotípico não costuma ocorrer alucinações, porém pode haver uma série de vivências anormais, incluindo o que você comenta - alterações sensoriais nas quais a pessoa percebe que não são reais (dado que, no caso da esquizofrenia, o paciente as vivencia como reais, apesar de que por vezes, principalmente se já está em tratamento, pode ter algum grau de desconfiança de que algo esteja errado nas suas percepções). Assim, é impossível diagnosticar seu caso, sem conhecê-lo pessoalmente, porém o que afirma sobre a psicopatologia do transtorno esquizotípico, quando comparado à esquizofrenia, é correto. Mas, há várias outras diferenças que devem ser levadas em conta, quando se faz o diagnóstico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem? A classificação de transtornos normalmente está associada à comportamentos. Então, se você realmente fica um período sem delírios ou alucinações, pode ser que mudem a forma de nomear o seu "transtorno". Entretanto, é sempre importante olhar para além dos comportamentos. Há outras formas na saúde mental de enxergar essa questões. O que muitas vezes pode acontece é você ter estabilizado o seu quadro de esquizofrenia, e, por isso, se encontra num período sem surtos, mas isso não quer dizer que você não seja mais esquizofrênico. Importante estar sempre em acompanhamento! O tratamento não ocorre apenas ao nível do comportamento, é preciso também elaborar o que está por detrás deles, entendendo o que os causa e encontrando novas saídas e soluções para as suas questões. Espero ter ajudado!

Especialistas

Adriana Carla Land de Oliveira

Adriana Carla Land de Oliveira

Psicólogo

Chapecó

Ionice Neves

Ionice Neves

Psicólogo

Belo Horizonte

Daniela Beraha

Daniela Beraha

Psicólogo

São Paulo

Samela Sobrinho

Samela Sobrinho

Psicólogo

Betim

Vera Ribeiro

Vera Ribeiro

Psicólogo

Porto Alegre

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 34 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Esquizotípica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.