A bipolaridade altera a relação afetiva de uma pessoa!? Uma pessoa bipolar durante um período anda b

20 respostas
A bipolaridade altera a relação afetiva de uma pessoa!? Uma pessoa bipolar durante um período anda bem, mas constantemente muda para a desconfiança, insegurança,?! Poderá chegar a maltratar outra pessoa pq desconfia? Poderá maltratar outra pessoa sem causasvaparentes.. Bipolaridade poderá levar a dependência do álcool? Meu marido tem essas características? Daí a minha dúvida.
Prezada, esse transtorno afeta a relação da pessoa em todos os aspectos da vida, por isso é tão importante o tratamento, quanto antes melhor. Ao contrário da ideia geral de que os indivíduos bipolares convivem apenas com picos de irritabilidade e depressão. O transtorno pode muitas vezes passar despercebido e ser considerado característica da personalidade. O que poucas pessoas sabem é que o transtorno bipolar pode ter ciclos curtos, até mesmo diários e que os sintomas não necessariamente são distintos como hipomanias, irritabilidade, ansiedade e depressão podem conviver conjuntamente. A imprevisibilidade e a inconstância, acabam em situações de estresse e desgaste, mas também a intensidade com que as pessoas bipolares se entregam nas coisas que fazem podem trazer momentos muito bons e gratificantes na relação. Além disso quando a pessoa está na fase de mania, tem mais chances de abusar de substâncias, como o álcool. Busque tratamento, tenha uma rede de apoio, desejo que seu marido fique bem.

Olá, querida. Espero que esteja bem. Acredito que seu marido precisaria passar por uma avaliação psiquiátrica para tirar estas duvidas, e a psicoterapia também pode ajuda-lo a lidar com essas instabilidades emocionais, pois na bipolaridade existem fases, que mexem muito com o estado emocional/mental da pessoa. Um abraço
Olá, O transtorno afetivo bipolar, como o nome mesmo apresenta, pode sim afetar os relacionamentos das pessoas que dele sofrem. É importante saber que há diferentes tipos de transtorno bipolar, e por isso se torna difícil responder a essa pergunta com exatidão. Por exemplo: a pessoa com transtorno bipolar tipo 1 já passou por pelo menos por uma crise de mania (surto psicótico) durante a vida; já o tipo 2, tem apenas experiências de hipomania, sem chegar a mania. Porém a experiencia de depressão é comum aos dois. Também importante pontuar que existe a ciclotimia. Os indivíduos por ela acometidos passam por experiências de alterações de humor em períodos curtos de tempo.
O transtorno bipolar é um transtorno difícil de ser diagnosticado, ás vezes pode levar anos para se fechar o diagnóstico, isso se dá pela forma distinta como se apresenta para cada sujeito.
O abuso de substâncias é uma característica comum entre as pessoas que possuem este diagnóstico. Mas deve haver cuidado ao associar questões relativas à agressividade ou possibilidade de maltratar os outros ao transtorno. Uma coisa comum que pessoas que experienciam transtornos de humor sofrem é a psicofobia, ou seja, o preconceito da sociedade diante de sua condição. Muitas vezes, pessoas que já passaram por experiências psicóticas são tachadas como perigosas ou não confiáveis e isso gera profundo sofrimento para elas. É verdade que há pessoas que podem ter respostas agressivas durante uma crise, mas da mesma forma, muitas pessoas que não tem transtornos mentais são capazes de ferir ou mesmo matar sem que isso tenha relação alguma com sanidade mental.
Então, importante separar transtorno mental e caráter para não generalizar e ter preconceito com a condição.
Os familiares de alguém que tem transtorno bipolar também precisam muito de apoio, pois muitas vezes essa condição pode gerar situações extremas e muito dolorosas. Acredito que uma terapia para ambos ou mesmo a terapia de casal possa ajudar muito vocês.
Me coloco à disposição para tirar mais dúvidas, caso sinta necessidade.
Um abraço
Olá! Esse transtorno repercurte em todos os aspectos da vida, afetando inclusive aqueles que são próximos à ele. Minha indicação é buscar auxílio psicológico e psiquiátrico para uma avaliação e acompanhamento mais completos, assim será possível desenvolverem habilidades e adaptarem-se à essa questão, proporcionando uma melhor qualidade de vida para você e para ele. Espero ter ajudado e estou à disposição. Se cuide!
Olá! Dito de modo muito muito simplista, todas as características que você citou podem fazer parte de um quadro de bipolaridade. Mas isso não quer dizer que seu marido necessariamente seja bipolar. Para fazer um diagnóstico é necessário uma avaliação criteriosa e cuidadosa. Agora, para além do possível diagnóstico, fico pensando no seu sofrimento e no dele. Imagino o quanto vocês dois deve estar sofrendo, cada um a seu modo, em função de suas condições. Por isso, mais do que identificar algum perfil patológico, entendo que, no momento, o mais importante seja cuidar dessas dores. Sugiro que vocês procurem a ajuda de psicólogos/psiquiatras, para acolhimento, avaliação, orientação e acompanhamento. Enfim, esses sintomas relatados não são banais, afetam a própria pessoa e todos que estão próximos. Não deixe de se cuidar!
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 200
Por um tempo vários diagnósticos de bipolaridade foram confundidos pela transtorno borderline. Ele deveria ser avaliado por um especialista para descobrir o tamanho do inimigo e quais as melhores armas para combatê-lo. Eu trabalho com a DBT (Terapia Comportamental Dialética) que é o padrão outro em tratamento de borderline. Não se sinta sozinha. Traga ele para participar de um programa de psicoterapia. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. A CONDIÇÃO dele atual não define quem ele é. Essa possível bipolaridade (ou borderline) que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável. A psicoterapia na DBT, minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc ele não é assim. Ele está assim!. abs e fiquem bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 125
Olá! Adriano Galocha aqui!
Sem dúvida que este transtorno motiva inúmeras alterações comportamentais e as pessoas mais próximas são as que mais sofrem e sente os efeitos dos comportamentos que se altera no decorrer do tempo.
Minha sugestão é procurar ajuda psicológica e psiquiátrica, juntos poderão desenvolver um tratamento adequado para adquirir melhor qualidade de vida para você quanto para ele. Também sugiro que você procure ajuda psicológica para aprender a lidar com as suas dificuldades e encontrar a melhor maneira de enfrentar não só a bipolaridade como o alcoolismo, as dificuldades das relações etc.
Estou a sua disposição.
Olá, sim e não apenas a bipolaridade, como qualquer outro transtorno mental pode refletir diretamente nas relações. Os transtornos influenciam na capacidade de regulação das emoções e isso pode acabar impactando nos relacionamentos, no trabalho e no funcionamento de cada indivíduo. No caso da bipolaridade, a psicoterapia e o uso de medicamentos auxiliam bastante na redução dos sintomas. Com tratamento adequado o paciente e a família tendem a levar uma vida melhor. O uso de substâncias requer uma avaliação precisa, é necessário avaliar se é social ou se há um componente de adição. Ás vezes o uso de álcool é visto como uma ferramenta para "aliviar" a tensão ou desfocar a atenção dos problemas, todavia é prejudicial a saúde e também pode influenciar na conduta apresentada pelo indivíduo. Ás vezes pode ser importante você como familiar também buscar apoio psicológico visando desenvolver formas saudáveis para lidar com as dificuldades encontradas na sua relação. Fico à disposição!
Sim, a bipolaridade pode afetar significativamente os relacionamentos de uma pessoa. As mudanças bruscas de humor e as alterações de energia e comportamento associadas ao transtorno bipolar podem ser difíceis para as pessoas próximas e prejudicar a qualidade da relação.

Além disso, as pessoas com transtorno bipolar podem ter dificuldade em controlar suas emoções e comportamento durante as fases maníacas ou depressivas, o que pode resultar em comportamentos impulsivos ou erros de julgamento que podem afetar negativamente suas relações afetivas.

No entanto, com o tratamento adequado e o suporte de seus entes queridos, podem aprender a controlar suas emoções e comportamentos e manter relações saudáveis e satisfatórias.

É importante que as pessoas com transtorno bipolar conversem abertamente com aqueles que confie sobre como o transtorno afeta suas relações e trabalhem juntos para encontrar maneiras de gerenciar o impacto da doença.
Olá! Essas grandes mudanças de humor podem dificultar a comunicação e a socialização. Embora os sintomas do transtorno bipolar possam ser controlados com medicamentos e psicoterapia, eles ainda podem prejudicar os relacionamentos, especialmente os românticos.
Uma pessoa bipolar, a imprevisibilidade e a inconstância (os altos e baixos), tragam situações de estresse e desgaste a mais para a relação.As pessoas com transtorno bipolar experimentam períodos de intensidade não usuais, mudanças nos padrões de sono e níveis de atividade e comportamentos incomuns. Esses períodos distintos são chamados de “episódios de humor”.
Olá! Sim, a bipolaridade, ou Transtorno Bipolar, pode afetar os relacionamentos e causar tudo o que foi citado, inclusive o uso excessivo de álcool. É importante conversar com o seu marido e solicitar que ele procure um profissional de saúde mental para avaliação e tratamento tanto medicamentosos como psicológico adequados. Desta forma os tratamentos irão ajudar o relacionamento do casal. Sempre à disposição.
A bipolaridade pode sim alterar a relação afetiva de uma pessoa. Durante um período, a pessoa pode estar bem, mas pode mudar rapidamente para um estado de desconfiança, insegurança e até mesmo maltratar outras pessoas sem motivo aparente. Além disso, a bipolaridade também pode levar a dependência do álcool.
Além disso, o psicólogo pode ajudar a compreender melhor a doença e ajudar a lidar com as mudanças de humor e outros sintomas.
Olá! O transtorno bipolar é um transtorno do humor, então sim, afeta a relação afetiva em todos os aspectos, inclusive pode causar prejuízos e danos não só aos outros mas a si mesmo. Pode levar a dependência do álcool mas não é causa-efeito. Todo e qualquer transtorno tem suas características padronizadas, mas cada pessoa expressa e sente de forma singular. É fundamental acompanhamento psicológico e psiquiátrico nos casos de humor bipolar para alcançar maior bem-estar e maneiras saudáveis de lidar com as oscilações características do quadro clínico. Fico à disposição!

Identificar o Transtorno Bipolar e entender como ele se diferencia de outras doenças de caráter emocional é fundamental para saber quais são as intervenções terapêuticas mais adequadas para o efetivo controle dessa doença. Igualmente importante é conhecer os sintomas do Transtorno Bipolar.
Uma das formas mais seguras de diferenciar o Transtorno Bipolar das alterações normais de humor é pela avaliação clínica do comportamento. O profissional de saúde deve fazer uma análise do histórico do paciente e, de acordo com as informações obtidas, chegar à conclusão.

Em casa, os familiares e amigos também podem se atentar ao modo de falar e às expressões faciais do portador desses distúrbios. Mudanças bruscas de humor podem ser comuns no cotidiano de qualquer pessoa, mas quando essas atitudes se tornam muito frequentes, o ideal é buscar ajuda psicológica e psiquiatra para que tanto a pessoa que sofre da bipolaridade quanto seus familiares encontrem uma qualidade de vida, inclusive emocional, mais saudável.
Fico a disposição para maiores dúvidas!
Existem níveis de bipolaridade, inclusive, uma delas pode se enquadar nessa situação, que é quando a pessoa oscila da aceleração, tem irritabilidade para a distimia (leve depressão). Nos momentos de irritabilidade ela pode se tornar pavio curto e por consequência tratar as pessoas em volta mal. A bipolaridade pode levar ao consumo de alcool devido ao grau de desconforto que os sintomas causam. A pessoa bebe para se tornar menos irritado, mais tranquilo e relaxado.
Olá, espero que esteja bem!
O transtorno afetivo bipolar afeta todos os aspectos da vida de uma pessoa. O uso de substâncias como o álcool pode sim ocorrer, principalmente nas fases de mania do transtorno bipolar. No entanto, é de extrema importância que o diagnóstico seja realizado de uma forma correta, com um plano de tratamento adequado, com o objetivo de minimizar as instabilidades emocionais (algumas vezes mais severas que outras) que o transtorno apresenta, propiciando qualidade de vida a todos envolvidos. Nesse caso, seu marido e você também. O tratamento requer ação medicamentosa, além do acompanhamento psicoterapêutico. Não esqueça de se cuidar também.
Acredito que meus colegas conseguiram explorar bem o que é o transtorno bipolar e seus possíveis efeitos na vida da pessoa. Minha sensação é que você está bastante confusa entre o que é o seu marido e o que é o transtorno, penso que fazer terapia pode te ajudar a lidar com seus sentimentos e encontrar respostas para suas duvidas. Abraço
Olá, boa tarde. Tudo bem?

A bipolaridade, caracterizada pelos episódios de mania (euforia) e depressão, pode, de fato, impactar significativamente a relação afetiva de uma pessoa. Durante os períodos de mania, a pessoa pode se sentir extremamente otimista, energizada e impulsiva. No entanto, nos episódios depressivos, pode experimentar sentimentos intensos de tristeza, desesperança e falta de energia.
Nesses estados de humor variáveis, a pessoa bipolar pode vivenciar mudanças notáveis em seu comportamento e atitudes em relação aos outros. Isso pode incluir desconfiança, insegurança e, em alguns casos, comportamentos agressivos ou maltratadores, especialmente se esses sintomas estiverem associados a características como irritabilidade e impulsividade.
A bipolaridade não causa, por si só, comportamentos abusivos, mas pode contribuir para um ambiente relacional mais desafiador. É fundamental que as pessoas com transtorno bipolar busquem tratamento adequado, que pode incluir medicamentos estabilizadores de humor e psicoterapia, para gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Quanto à relação entre bipolaridade e dependência do álcool, existe uma relação conhecida entre transtornos do humor, incluindo a bipolaridade, e o abuso de substâncias. Algumas pessoas podem usar álcool como uma forma de automedicação para lidar com os sintomas do transtorno bipolar, como a depressão ou a ansiedade. No entanto, o álcool pode agravar os sintomas e complicar o quadro clínico.
Em resumo, a bipolaridade pode afetar significativamente as relações afetivas, e o tratamento adequado é crucial para gerenciar os sintomas e promover relacionamentos saudáveis. Se você ou alguém que você conhece estiver enfrentando desafios relacionados à bipolaridade, é recomendável buscar a orientação de um profissional de saúde mental para avaliação e suporte adequados.
Caso você ou o seu marido desejarem tratar destas ou de outras questões, me coloco a disposição. Grande abraço e sucesso.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 220
Os transtornos mentais, e entre ele a bipolaridade, revelam uma dificuldade de lidar com o mundo, seja por falhas na interpretação, compreensão daquilo que percebe, vivencia, etc., e por conseguinte precariedade no manejo das próprias emoções que emergem. Isso pode resultar em conflitos, confusões e ações intempestivas e disruptivas, que causam sofrimento a todos. Não se deve negligenciar a gravidade disso para a vida diária, e buscar tratamento é o melhor caminho. Boa sorte.