Pessoas com esse diagnóstico esquisoafetivo podem ser violentas ? Meu marido sempre ameça a gente ,

19 respostas
Pessoas com esse diagnóstico esquisoafetivo podem ser violentas ?
Meu marido sempre ameça a gente , quebra as coisas e fica muito nervoso , fala palavrões
eu e minha filha quando ele é contrariado ,
Essas atitudes são decorrentes da doença mesmo ou não ?
Não existe um formato igual para todos os esquisoafetivos, além de ser possível mais de um transtorno junto. O melhor é ele procurar ajuda. E vc tb. Vc não está sozinha. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é.
Esse possível transtorno dele e que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que ele não é assim. Ele está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50

Oi Boa tarde!
Acredito, para além do diagnóstico do seu marido, que vc está passando por situações difíceis.
É muito comum quando temos um familiar que demanda atenção psicológica e médica, não nos atermos a cuidar de quem cuida ou convive com esta pessoa.
Acredito que vc precisa de um apoio neste momento e você pode conseguir ir isso buscando um psicólogo para te ajudar.
Você poderá usufruir de um espaço de total sigilo e confiança, no qual poderá ser acolhida.
Olá. Não importa o diagnóstico da pessoa, se ela se comporta violentamente ou faz ameaças, e possui crítica do que próprio comportamento (ter crítica é saber que isso é errado) ela pode ser acionada juridicamente, você pode fazer um B.O. para sua proteção, caso se sinta ameaçada ou sente que sua filha se sente ameaçada. Para além disso, ele necessita de cuidados para melhorar o comportamento agressivo, já que o desenvolvimento infantil pode ser afetado com as repetidas exposições a situações de violência, ainda mais sendo essa violência feita pelo próprio pai. Uma avaliação com um psicólogo ou psiquiatra para melhor organizar essas demandas pode ser importante. Se ele não quiser o contato você poderá agendar um horário particular com profissional de sua confiança para melhor esclarecimento de encaminhamentos. Outra opção é buscar a rede de saúde pública (a UBS ou o CAPS) ou a rede socioassistencial de seu município (o CRAS). Espero ter ajudado.

Olá! Bom dia, querida. Em primeiro lugar, sinto muito que você e sua família estejam passando por situação tão turbulenta e angustiante. Acredito ser importante salientar que, independente do diagnóstico, essas situações causam muito sofrimento e são prejudiciais para vocês duas. Imagino o quanto seja difícil lidar com esse diagnóstico, mas mais ainda com as consequências dele. É sim possível que os comportamentos agressivos do seu marido sejam em decorrência da esquizoafetividade. Entretanto, tais comportamentos são manejáveis, contornáveis e tratáveis. Ou seja, ele precisa de tratamento adequado e se comprometer em não agir dessa forma com a família dele. Acima de tudo, esses comportamentos violentos não são admissíveis mesmo em se tratando de decorrência de uma doença. Você e sua filha precisam se sentir protegidas e acolhidas. Um diagnóstico não é uma “justificativa” que permita tratar as outras pessoa de forma violenta, compreende?
Se você precisar de ajuda, procure o apoio de familiares ou amigos de confiança. Proteja a si mesma e a filha de vocês.
E, caso seja da sua vontade, estou à disposição para ajudá-las nesse momento difícil.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 210
Acredito que isso deve ser avaliado com atenção como já sugerido. Mas também temos que considerar que há uma construção da sociedade sobre masculinidade que pode impactar nesse comportamento violento dele. Busque suporte e apoio também, inclusive o disque 180! Um abraço!
Olá. Foram poucas informações. Por exemplo ele sempre agiu desta forma? Ou algo aconteceu e ele "passou" a ter esse tipo de comportamento? Ele diz ouvir vozes? Já foi oferecido tratamento para ele? Ele está disposto a fazer um tratamento? entre outras perguntas. Outra questão é como está o bem estar seu e o da sua filha que também demandam cuidados. Espero ter ajudado. Abraços.
Se você observar, estas reações dele já saíram do equilíbrio. Precisa um tratamento eficaz. O contexto doentio gerado pela pessoa em desequilíbrio mental, está lesando a saúde emocional dos familiares que com ele convivem. Seria importante ele ser reavaliado e tratado com Psiquiatra.
As outras pessoas sa casa podem buscar atendimento psicológico de suporte. De acordo com o contexto é provável que a criança precise psicoterapia.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Acredito que tanto ele quantos vocês, que convivem com ele, precisam de apoio psicológico. Um transtorno não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas e nem é justificativa para um comportamento violento. Busque apoio para você e sua filha. Isso pode trazer consequências para ela também. Sugiro que seu marido vá a um Psiquiatra. Fique bem!
Olá! Entendo a sua angústia e talvez até medo diante de um comportamento violento, especialmente de alguém de quem você provavelmente espera outro tipo de atitude. Como já foi dito acima, um diagnóstico (seja ele qual for) não é justificativa para aceitar ser violentada. Independente de qualquer coisa, você e sua filha têm o direito a ser protegidas Sugiro que você procure o CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social) da sua cidade, para mais orientações sobre como proceder para se proteger e também cuidar de seu marido, de sua filha e de você mesma. Pela seu relato, me parece que você está tentando entender o comportamento do seu marido, possivelmente para ajudá-lo e para vocês construirem um relacionamento familiar harmonioso. Para isso, toda a família precisa ser cuidada. Seu marido, sua filha e você! Cuide-se!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento para conflitos familiares - R$ 200
Pode estar relacionado com falta de maturidade emocional. Como apontado, ele se comporta dessa maneira quando é CONTRARIADO. Então é um comportamento que tem um gatilho e é mais provável que ele não tenha maturidade emocional para lidar com esse sentimento gerado durante uma situação em que é contrariado do que a conclusão de que esse comportamento se dá por um diagnóstico.
Outra coisa a ser considerar (que pode ser o caso ou não) é o uso de substâncias químicas que podem agravar o comportamento violento.
Olá! Já atendi ´pessoas com esse diagnóstico que não eram agressivas. Pode ser relacionado à doença ou não, e vai depender da história da pessoa, seus relacionamentos em família de origem e atual. De qualquer forma ele precisa ser tratado e também a família para que todos possam colocar seu ponto de vista nas situações, e resgatar a história da violência na famíla atual e nas de origem.
Olá.
Não é um fator determinante. De qualquer forma não pode ser usado como justificativa. Ele deve buscar ajuda e vocês proteção.
Não é possível afirmar que a violência é decorrente da doença esquizoafetiva. É importante que você procure ajuda profissional para avaliar a situação e identificar as causas da violência. Um psicanalista pode ajudar a entender as motivações e sentimentos que estão por trás das atitudes do seu marido, bem como ajudá-lo a lidar com os sintomas da doença. Além disso, é importante que ele receba tratamento médico adequado para a doença.
Olá! Entendo que lidar com um cônjuge com o diagnóstico de esquizoafetivo pode ser desafiador e gerar preocupações em relação à segurança pessoal. Vou tentar esclarecer algumas questões.

A esquizofrenia é um transtorno mental que afeta a capacidade da pessoa de interpretar a realidade de forma adequada e pode causar sintomas como alucinações, delírios e pensamento desorganizado. Já o transtorno esquizoafetivo é uma condição que combina sintomas da esquizofrenia com sintomas de transtornos afetivos, como depressão ou mania.

Não é comum que pessoas com esquizoafetivo sejam violentas, mas o transtorno pode afetar o comportamento de algumas pessoas de maneiras diferentes. É importante lembrar que cada pessoa é única e pode responder ao tratamento de forma diferente. Além disso, a violência pode ser resultado de uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais, que não necessariamente estão relacionados à doença.

Sua descrição dos comportamentos do seu marido, como quebrar coisas e ameaçar você e sua filha, não são sintomas comuns do transtorno esquizoafetivo. É possível que outras condições, como transtornos de personalidade, abuso de substâncias ou traumas psicológicos, estejam contribuindo para esses comportamentos. É importante que seu marido seja avaliado por um profissional de saúde mental, que possa ajudar a identificar e tratar quaisquer condições que possam estar contribuindo para o comportamento agressivo.

Alguns tratamentos para o transtorno esquizoafetivo incluem medicamentos antipsicóticos e terapia, que podem ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Além disso, a terapia familiar também pode ser útil para ajudar a gerenciar conflitos e melhorar a comunicação dentro do núcleo familiar.

Lembre-se de que é importante buscar ajuda profissional para lidar com essa situação e encontrar soluções que sejam seguras e eficazes para você, sua filha e seu marido.
O transtorno Esquizoafetivo tem como característica sintomas psicóticos, como alucinações, paranoia, delírios, entre outros, mas não dá para afirmar que a violência é decorrente desse transtorno. Entendo que conviver com uma pessoa com esse transtorno não é fácil, por isso a importância de procurar ajuda, tanto para quem sofre da doença quanto para quem cuida. O acompanhamento com o psicólogo pode ajudar, a TCC busca reduzir os sintomas, ensinando o paciente a analisar , enfrentar e mudar pensamentos e crenças disfuncionais, melhorando a qualidade de vida. Psicoeducação é fundamental. Mas como medida protetiva sugiro também que procure o CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social) para mais orientações. Sinta-se acolhida.
Pessoas com esse diagnóstico apresentam alterações de humor, mas não dá para dizer que a violência é por conta da esquizoafetividade. De qualquer forma, como apontado por colegas, é importante você prezar sua segurança e tomar medidas caso sinta que está em perigo.
Bom dia, sinto muito pelo que a senhora está vivenciando. O transtorno esquizoafetivo possui como sintomas: alucinações, delírios, embotamento afetivo, volutivo, e também questões do humor características do transtorno afetivo bipolar. Não tem como afirmar que esse comportamento agressivo tem a ver com o diagnóstico, mas é importantíssimo que seu marido inicie um tratamento psicoterápico e psiquiátrico.
O transtorno esquizoafetivo não está diretamente associado à violência, e o comportamento agressivo, ameaças e explosões de raiva podem ser influenciados por uma variedade de fatores, como estresse emocional elevado, problemas de saúde mental não gerenciados, uso de substâncias, fatores ambientais e relacionamentos problemáticos. É fundamental abordar cada situação individualmente e considerar a segurança de todos os envolvidos. Se o seu marido está ameaçando você e sua filha, é aconselhável buscar apoio profissional imediatamente. Entre em contato com um profissional de saúde mental para avaliação e orientação sobre como lidar com essa situação. Em casos de emergência ou risco iminente, não hesite em buscar ajuda imediata, como contatar a polícia ou procurar um abrigo de emergência. A segurança de vocês é uma prioridade.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 220
Independente do diagnostico, o comportamento violento ou agressivo frente as frustrações, ao medo, à insegurança revela a falta de recursos emocionais e mentais de uma pessoa para lidar com situações cotidianas na vida. Tudo isso pode gerar muito sofrimento para a pessoa e sua família. A boa noticia é que tem tratamento e um prognostico de boa evolução, culminando em qualidade de vida.