mais de 20 anos que tenho problemas de insonia acompanhada por depressão as vezes mais leve outras vezes

3 respostas
mais de 20 anos que tenho problemas de insonia acompanhada por depressão as vezes mais leve outras vezes mais graves .fiz 4 anos de tratamento no Neurosono em joao pessoa pb mas sem resultado algum o que fazer? uso de rivotril e amitril e fluoxetina mas, não vejo bons resultados
Muitas vezes transtornos do sono primarios ou outros transtornos orgânicos dificultam a remissão dos sintomas de um quadro depressivo crônico que leva a insônia.
Converse com seu médico sobre uma avaliação pormenorizada sobre causas de refratiriedade e cronicidade de depressão.
Existem diversos medicamentos e psicoterapias modernas para tratamento da depressão crônica, refratária e da insônia.

Procure um psiquiatra de sua confiança para melhor conduta, com troca destes medicamentos.
O que foi mencionado em sua pergunta merece bastante atenção médica. A insônia, de maneira geral, pode ser primária (não é causada por nenhum outro transtorno, existindo por si só; necessita de um tratamento direcionado para ela, que pode incluir medicações mais modernas do que as citadas por você ou ainda intervenções psicoterápicas como TCC tradicional ou abordagem baseada em atenção plena, uma forma mais recente de psicoterapia) ou a insônia pode ser secundária a uma doença clínica ou transtorno psiquiátrico e isso precisa ser investigado (por exemplo, uma pessoa que sofre com depressão crônica ou recorrente pode ter insônia causada pelo próprio quadro depressivo, e neste caso um bom tratamento para a depressão deverá ser a prioridade). Vale a pena destacar que quadros crônicos de depressão precisam ser tratados de maneira bastante adequada, para reduzir as chances de deterioração cerebral (redução do tamanho do hipocampo pode acontecer se a depressão durar muito tempo).