Me sinto entediado,ou mais precisamente:vazio.Sou um jovem adulto e estou em dúvida do que sinto falta

9 respostas
Me sinto entediado,ou mais precisamente:vazio.Sou um jovem adulto e estou em dúvida do que sinto falta para me sentir realizado.Acho que posso estar sentindo uma necessidade de fugir do ambiente familiar e fazer amigos,mas não tenho certeza.Que terapia devo procurar?
Olá, boa tarde.
Esse sentimento da ordem do vazio que você traz, é algo que tem feito parte da existência humana há algum tempo e na atualidade me parece que vem aumentando.
Ultimamente enfrentamos algumas dificuldades de nos encontrar, pois vivemos em uma época de muitos estímulos, informações, vivências, situações paradoxais, enfim, que fazem com que por vezes nos sintamos sem rumo, perdidos e com a sensação de que falta algo.
É importante agora que você possa ter espaços onde consiga refletir sobre quem é de verdade, se conhecer melhor, pois seus questionamentos são legítimos e uma boa forma de trabalhá-los é sem duvida a terapia.
Aconselho que busque a psicanálise como uma maneira de conhecer seu eu e entender desse vazio que sente, mas também qualquer outra aborgadem também pode ser válida desde que te faça se sentir confortável e que estabeleça uma confiança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Todas as correntes psicoterapeuticas apoiam o desenvolvimento existencial. Escolha um profissional pelo qual sinta empatia, e um processo no qual você acredite. A terapia cognitivo comportamental se baseia na crença de que não são as coisas em si que nos fazem mal, mas sim a forma de sentir, pensar e agir sobre elas. Esta terapia visa aumentar seu auto conhecimento sobre as próprias emoções e pensamentos, visando a tomada consciente de decisões
Tanto o tédio quanto o vazio são vividos como um sentimentos de angústia.

É como se tudo o que faz e encontra na vida ficasse esvaziado de sentido sem que aparentemente nada tenha acontecido para isso. Nada mudou, mas está tudo diferente.

Nestes momentos em que tudo se esvazia, existe, porém, uma grande oportunidade: encontrar novos sentidos, mais próprios, para tudo o que vive.

É um momento propício para se perceber e refletir a respeito de aspectos importantes da vida e sobre o que há de você nisso tudo.

Como os colegas disseram, você poderá se beneficiar de qualquer linha psicoterapêutica.

O que importa agora é poder falar sobre o que está vivendo e, com isso, encontrar novas perspectivas sobre suas experiências e sobre você mesmo.
Acredito que a abordagem terapêutica em questão fique em segundo plano... o importante é você sentir empatia pelo profissional que escolher.. confiar no trabalho facilitador dele... assim a terapia tem resultados positivos maravilhosos! Quando um paciente me pergunta qual linha sigo " muito mais importante do que a linha é como vamos costurar os retalhos." Abraços!
Caro internauta, a busca por uma garantia/indicação da melhor terapia para o seu caso, diz que os sintomas (sentimento de vazio e isolamento social) incomodam e você gostaria de acertar na escolha de um profissional. Entendo sua preocupação, mas a melhor terapia para você será aquela que confia. Permita-se experimentar. Abraços.
Olá! O que parece que você está precisando é se fortalecer para tomar suas decisões, ir ao encontro dos seus objetivos, sonhos!
Procure um profissional, marque um horário e veja se sentiu bem no primeiro encontro, se ele lhe passou confiança, se você se sentiu acolhido nas suas questões.
Arrisque-se! Abs!
É interessante apontar que você já tem algumas hipóteses sobre o que precisa. Isso é algo importante que precisa ser valorizado e melhor compreendido, de maneira que não tenho dúvidas que a psicoterapia lhe será muito útil. Todas as psicoterapias feitas por profissionais competentes trabalham a ampliação sobre a compreensão de si (ou sobre a ampliação da sua consciência sobre si). De maneira que lhe sugiro escolher pela formação do profissional e por quando você se sentir a vontade para começar esse trabalho depois da primeira sessão.
Sugiro que você procure um Psicanalista na sua região e inicie um processo de análise.
Acredito que o momento em que está passando seja difícil, tomada de decisões e percepção de si mesmo nunca é uma tarefa fácil. Por isso, indico uma terapia a qual você se sinta bem e que possa encontra espaço para falar das suas queixas e elaborar essa tomada de decisões.
Caso precise de ajuda para falar mais sobre isso, estou a disposição.

Especialistas

Thiago Vaitsman Bastos

Thiago Vaitsman Bastos

Psicanalista, Psicólogo

Brasília

Agendar uma visita
Fabio J. Sakuma

Fabio J. Sakuma

Psicanalista, Terapeuta complementar

Cotia

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 8 perguntas sobre Terapia existencial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.