Terapia existencial - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em terapia existencial

Encontre um especialista em Terapia existencial na sua cidade:
Andrea Bandeira

Andrea Bandeira

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Cristiano Campos Ferreira

Cristiano Campos Ferreira

Psicólogo

São José dos Campos

Agendar uma visita
Eduardo Viana Kafuri

Eduardo Viana Kafuri

Psicólogo

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas sobre Terapia existencial

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Terapia existencial

Dra. Adriana Marestoni
Dra. Adriana Marestoni
Psicólogo
Campinas
Acredito que a abordagem terapêutica em questão fique em segundo plano... o importante é você sentir empatia pelo profissional que escolher.. confiar no trabalho facilitador dele... assim a…
8 respostas

 Christian Gabalde
Christian Gabalde
Psicanalista, Psicólogo
Ribeirão Preto
Olá. Inicialmente seria interessante que você procurasse por um psicólogo para fazer o que chamamos de "Orientação Profissional" e a partir daí, tentar descobrir junto com o psicólogo…
8 respostas

Dra. Tatiane de Paula Carneiro
Dra. Tatiane de Paula Carneiro
Psicólogo
Petrópolis
Bom dia, o mais importante é procurar ajuda de um psicólogo para que o diagnóstico correto seja dado. É necessário avaliar com mais detalhes como é caracterizada essa tristeza e se há mais alguns…
18 respostas

Especialistas falam sobre Terapia existencial

Apresento o paciente para si mesmo. Conhecendo a história de vida, os familiares, amigos, episódios marcantes, os anseios, desejos e necessidades, e assim, conforme o paciente vai narrando e o Psicologo questionando, as possibilidades do vir a ser vão se abrindo diante do horizonte do paciente. A partir daí, é possível discernir o que faz sentido daquilo que não faz sentido em sua vida. Ele começa a escutar a propria vocação, ou seja, aquilo que o invoca de dentro; Entra em contato com suas habilidades e deixa de disperdiçar tempo e energia a toa. Através da terapia existencial, saberá o que precisa acontecer em sua vida para que se realize quanto pessoa e tenha uma vida significativa.

Léa Michaan

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita

A psicoterapia sob a luz do existencialismo, permite que o paciente construa seu caminho e o enredo de sua vida sem nenhum pressuposto do passado, sendo ele próprio quem determinará as explicações sobre os fatos que estão prendendo sua existência. Logo, não deve se ater aos dados a priori como sendo eles a causa de seu sofrimento, ou seja, como se tudo que ocorreu há muito tempo atrás determinasse seu sofrimento. A proposta deste modelo psicoterapêutico é ajudar o cliente a identificar como fazer diferente do modo que vem fazendo, para então obter resultados também diferentes e congruentes com sua necessidade.

Ao tecer sua historia em terapia o cliente tem a oportunidade de resignificar-la, ampliar seu olhar sobre a vida, e entender seu modo de ser no mundo. A terapia existencial tem como finalidade ajudar o cliente a ampliar as possibilidades de seu existir, para que este possa ganhar mais liberdade ao transitar no mundo. Nesta perspectiva a restrição de liberdade no olhar é o que caracteriza o adoecimento e restringe tal movimento. Pergunte-se quem é você? E perceba que você só pode ser sendo.

Patricia Micheli Dos Santos De Brito

Psicólogo, Terapeuta complementar


A psicoterapia existencial acredita que cada individuo é singular e livre; trabalha na compreensão das escolhas e vivencias de cada um, buscando um ser mais autentico e pleno.

A terapia existencial é um processo que acontece no ritmo da pessoa que busca ajuda. O objetivo é de promover autoconhecimento e autonomia emocional de modo que o paciente se sinta capaz de enfrentar suas questões e assumir a própria vida de maneira adequada. Para o terapeuta existencialista, o ser humano experimenta mudanças continuamente, vive em transformação o tempo todo. Isso torna cada pessoa singular em sua forma de entender, significar e vivenciar suas experiências. O psicólogo é um facilitador propondo reflexões para o indivíduo construir e reconstruir sua existência, sua visão de mundo e sua própria realidade.

Francisca Barros

Psicólogo

Guarulhos


Ao chegarmos ao mundo encontramos tudo pronto e temos que nos adaptar aos lugares, às pessoas enfim, ficamos à mercê dos possíveis. Às vezes temos que assumir costumes que não nos agradam e formamos um modo de ser não muito próprio que nos traz angústia, ansiedade, medos.... É desse modo que adquirimos doenças. A escuta terapêutica nos fará ressignificar, encontrar um modo de ser mais próprio.

Maria Do Carmo Prado

Psicólogo

Recife


Um modelo psicoterápico em que o psicoterapeuta, contribui através de questionamentos e intervenções da fala do cliente, uma busca de abertura de novos horizontes, nos quais novas possibilidades de ser venham à luz, e convoque o paciente a reconhecer-se numa condição do que ele é: "um aberto, um não constituído, um vir a ser" (RODRIGUES, 2006).

Paula Lúcia Cardoso Oliveira

Psicólogo

Campinas


A Terapia Existencial é um dialogo franco e direto entre o analista e o paciente e tem como objetivo compreender como as questões ou dificuldades vividas atuam em nossa vida. É um processo terapêutico acolhedor e instigante que se ampara nos conhecimentos da psicologia e da filosofia existencial para fornecer uma sustentação científica para a discussão e superação dos problemas. Contudo, esse processo também é um espaço de sensibilidade e cuidado, no qual nossos sentimentos, angústias, alegrias, dilemas e escolhas de vida são fortalecidas à luz do trabalho em conjunto e dos saberes técnicos e filosóficos. Sou um terapeuta com um discurso acessível, humano e bem humorado. Seja bem vindo!

Fábio Luiz Socreppa Da Fonseca

Psicólogo, Psicopedagogo

Santo André

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Terapia existencial?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.