Me sinto uma pessoa tão fraca, tão inútil, me sinto como se eu não tivesse capacidade pra nada sabe

16 respostas
Me sinto uma pessoa tão fraca, tão inútil, me sinto como se eu não tivesse capacidade pra nada sabe é como se eu não me encaixasse em lugar nenhum no mundo, o que eu faço para tirar essa sensação de impotência de incapacidade de dentro de mim?
Olá, essa sensação de incapacidade surgiu por algum motivo que você consegue lembrar? Algum acontecimento ou situação em especial? Essas questões que proponho servem apenas para tentar lhe fazer pensar sobre e buscar dentro de sí alguma conexão. Entender e conhecer a sí mesmo é um dos desafios de quem faz psicoterapia. Busque auxilio de um Psicólogo para poder compreender esses sentimentos, certamente você encontrará as respostas que procura. A psicoterapia, inclusive, costuma trazer bons resultados para casos como o seu. Fique bem.

Olá, este sentimento de inutilidade e fraqueza apontam para uma autoestima baixa, pois você tem esta percepção de si mesmo! Mas como que as pessoas a sua volta te enxergam? Eles tem a mesma impressão de inutilidade e fraqueza sobre você? Vale refletir que muitas das coisas que afirmamos sobre nós mesmos, são na verdade afirmações feitas por terceiros (aqui dou o exemplo de pai e mãe). Será que você ainda escuta estas falas ecoando na sua cabeça? Situações da infância, por exemplo, são de alguma forma registradas e permanecem conosco por anos e anos... Reflita bem sobre isto e busque se autoconhecer. O primeiro passo para isto é se autoaceitando e se autoperdoando. Se sentir necessidade de agendar uma sessão, busque um psicólogo que pode te ajudar neste processo. Bom caminho!
Primeiramente, lamento que você esteja se percebendo dessa maneira. Tais questões podem influenciar para você sentir tristeza, ansiedade, angústia e raiva. Dentro algumas hipóteses a se considerar, uma é se você já passou por alguma situação traumática e/ou de abuso (físico, verbal ou sexual). Essas situações podem afetar nossa percepção de nós e do mundo à nossa volta. Outro ponto é se isso é algo que, digamos, "sempre foi assim". Caberia então questionar se seus pais eram ou muito rígidos ou muito liberais, ou até mesmo instáveis ou muito críticos; se foram capazes ou não de lhe dar estímulos positivos, reconhecer suas capacidades, ou se apenas apontavam suas falhas. Sabendo isso, seria de grande ajuda levar as respostas para que um Psicólogo possa te ajudar a compreender como tudo isso influenciou na forma como você está lidando consigo mesmo nesse momento. Pode inclusive entrar em contato comigo. Desejo que fique bem, abraços.
Essas sensações de inutilidade e impotência, certamente, tem lá sua origem em alguma experiência de vida, seria necessário retornar a tal memória em um processo de terapia com psicólogo a fim de encontrar o que, na sua experiência, deixou essa interpretação sobre si mesma, ou seja, trata-se de um processo no qual você passa a lidar com isso reavaliando a experiência que originou tudo.
Respondendo sua pergunta o que você faz eu diria: procure uma ajuda profissional. Não tente resolver sozinho/a. Procure um Psicólogo que lhe inspire confiança e faça terapia para resolver esta situação de sofrimento.
Olá!
Acredito que se vem aqui perguntar é porque tal situação te incomoda e já tem uma noção que a psicologia pode ter uma resposta objetiva. A indicação de um tratamento psicológico vem como uma possibilidade de você se desafiar em mudar de posição, ir a fundo nestas sensações de falta de valor e capacidade que te acomete. Então, parece contraditório, esperar que alguém que se sente tão mal com sua existência, tenha forças para mudar isto, mas será a melhor forma. Não existe mágica ou milagre. O trabalho é buscar energia para um processo de investimento em si.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá...o fato de ter procurado por orientação aqui é sinal de que você esta preocupado e não está satisfeito com o que anda sentindo e suspeita se tratar de alguma doença mental.
No mínimo é precipitado te dar um diagnostico sem ao menos passar por uma avaliação mais ampla.
O ideal seria que você passa-se por uma consulta com um psicologo/a para poder compreender a dimensão desses sintomas que descreveu e entender melhor a origem dos mesmos e dar inicio a um tratamento adequado.

Quando estes sentimentos surgem nas sessões
de meus pacientes, percebo que habitualmente estão ligados a uma sensação (ainda que difusa) de que não são capazes de atender a expectativas de outros (familia, amigos, trabalho, sociedade). No decorrer da terapia, os pacientes começam a perceber que muitas vezes distorceram sua integridade pessoal (o sentimento de si mesmo) para buscar atender estas expectativas... até o ponto em que se perdem de si mesmos. E aí aparecem estes sentimentos de inutilidade que vc descreve. Também é comum os pacientes referirem o sentimento de ser uma fraude quando têm "sucesso" em alguma área da vida, justamente porque este "sucesso" não contempla o sentimento de integridade pessoal!
Então, sugiro que você olhe pra dentro de si, e encontre quem você é, do que gosta, quais os teus limites, etc... não é um caminho simples, pois tua mente tenderá a dizer sempre que você é um fracasso. É necessário olhar para além disto.
Tenho certeza que um psicólogo poderá te ajudar neste processo. Vale a pena buscar este apoio, seja em consultório particular, seja clinicas escola, seja no SUS...
Olá! Nem sempre acertamos na vida. Se algo saiu fora do que você esperava, e se a auto estima não está lá muito bem, penso que a consequência é essa sensação de que não faz nada certo, de inutilidade. Para modificar isso, sugiro discutir em psicoterapia forma de lidar com as frustrações, alinhar expectativas em relação à vida e às pessoas. Topa? Fico à disposição!
É necessário que você busque ajuda psicológica o quanto antes para se ouvir e ser acolhida (o) nessa angústia existencial. Um abraço e que você encontre conforto.
Olá, num processo de terapia você conseguirá identificar, acolher e transformar esta e outras percepções de si mesmo! A psique humana é muito complexa, sei que gostaria de uma resposta que aliviasse sua dor neste momento, mas você é muito mais do que este relato que apresenta aqui, por isso a necessidade de um apoio psicológico que compreenda você como um indivíduo em todas as suas dimensões.
Um bom Caminho para você!
Olá! Aqui você não explicou se sempre se sentiu assim ou se começou a ter essa sensação após algum episódio especifico,porém o primeiro passo para que você consiga mudar isso é buscar ajuda psicológica e entender os motivos que a levaram a se sentir assim para fazer as devidas correções em seu modo de pensar sobre si mesma e o mundo.Fico à disposição!
Olá! Sinto muita angustia e sofrimento em seu relato. Alguns pontos importantes a se pensar. Sempre se sentiu assim ou aconteceu algo e depois passou a se sentir assim? Me arrisco a dizer que sua autoestima não anda boa. A autoestima é a avaliação que uma pessoa faz de si mesma, com base nos sentimentos e emoções, crenças, e o conhecimento que julga ter de si mesma (o). Logo, a baixa autoestima está associada a uma autovalorização pessoal negativa, desvalorização de si mesma (o). A imagem de autovalorização começa a ser construída desde cedo, a partir das interações que são estabelecidas com o mundo ao seu redor. Procure por uma psicoterapia, na psicoterapia encontrará acolhimento e escuta ativa para entender todas essas questões que vem causando angustia.
Sugiro procurar um psicólogo com experiência clínica para lhe ajudar
Procure imediatamente um profissional de saúde mental, psicólogo ou psiquiatra, para avaliar essa falta de sentido para sua vida...
Olá! Esses sentimentos de impotência e inadequação podem ser desafiadores. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), uma abordagem possível seria começar a identificar e desafiar os pensamentos automáticos negativos que contribuem para essas sensações. Explore crenças autocríticas e busque evidências que contradigam esses pensamentos. Além disso, estabelecer metas realistas e alcançáveis, celebrando pequenas conquistas, pode ajudar a construir uma sensação de competência. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!