Mesmo após o uso da placa dentária, tratamento com o miotens, se a dor na articulação persistir,

6 respostas
Mesmo após o uso da placa dentária, tratamento com o miotens, se a dor na articulação persistir, há algum exame que possa indicar algum problema diretamente na articulação e ligamentos? Cirurgia é necessária?
Tratamentos conservadores podem não surtir efeitos, e tratamentos mais eficazes devem ser instituidos! Procure um Buco-Maxilo-Facial, ele irá solicitar exames complentementares mais específicos como uma tomografia computadorizada de tecidos moles e uma ressonância magnética. Estes exames em associação com o exame clínico, diagnosticará seu problema articular, e iniciar o tratamento adequado para o seu caso.

Para avaliar melhor a articulação existe a possibilidade de fazer uma ressonância magnética e tomografia computadorizada de feixe cônico da articulação. Antes que qualquer tratamento invasivo, como é o caso da cirurgia, sugiro que voce procure um Especialista, para rever como esta a sua placa, a forma que Voce usa esta placa, se esta tomando alguma medicação que interfira na continuidade esta dor!
Entre no site da SBDOF, para encontrar os Especialistas mais proximo de Você
Antes de mais nada consulte um especialista em DTM e Dor Orofacial, ele irá avaliá-lo e e sugerir o melhor tratamento.
O que você precisa é de um bom diagnóstico, exame clinico, ressonância e tomografia.
Fechado o seu diagnóstico ele pode ser inicialmente clinico para melhora das dores e no caso de se observar alterações sintomatológicas e deslocamentos importantes ele poderá se tornar cirúrgico.
Sempre tente iniciar com procedimentos menos invasivos antes de se optar pela cirurgia, que hoje é um procedimento corriqueiro e seguro quando executado por um profissional habilitado.
Inicialmente, um bom exame clínico para avaliar a presença de sons articulares, medir a amplitude dos movimentos, a história de traumatismos anteriores. Após esse exame, o cirurgião-dentista irá verificar a nessecidade de exames de imagem. Uma radiografia panorâmica tem permite a avaliação de degenerações avançadas, a ressonância magnética e o exame padrão ouro para ATM, entretanto, deve ser indicado apenas se o seu resultado tiver utilidade na elucidação do diagnóstico, por ser um exame de alto custo e, muitas vezes desnecessários. Sendo assim, o melhor e buscar um cirurgião-dentista c experiência nesse tipo de tratamento. Em muitos casos, uma placa interoclusal com os ajustes adequados pode ser o suficiente. Como os problemas de DTM são multifatoriais, outras terapias podem contribuir no tratamento. Entre elas, podemos citar a fisioterapia, ortdontia, atividades físicas relaxantes e também a acupuntura podem ser coadjuvantes.
Existem alguns tipos de placas diferentes, indicadas para diferentes diagnósticos. Antes de mais nada, precisa saber se a placa está bem adaptada, consultas de manutenção devem ser feitas. Na maioria dos casos, as placas, aliadas à injeções nos pontos dolorosos e/ou Terapia Cognitiva Comportamental resolvem o problema. As cirurgias são pensadas em última caso e raramente os pacientes precisam chegar a esse ponto. Quase sempre, após a cirurgia, ocorre fibrose na ATM como efeito colateral.