Meu diabete as vezes em jejum quando eu meço dar 232 é normal?

2 respostas
Meu diabetes, as vezes em jejum quando eu meço, da 232, é normal?
Olá, como vai?

Não, não é normal.

Precisamos conversar em consulta e solicitar exames de sangue específicos para determinar qual o melhor tratamento para o seu caso.

Você deve procurar um endocrinologista, que é o médico especialista nesta área.

Marque uma consulta (presencial ou virtual) para que possamos avaliar o seu caso e atender da melhor forma possível.

Estou à disposição. Muito obrigado por sua pergunta.

Dr. Antonio Fontanelli
Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes Regional São Paulo
Ex-Presidente do Comitê Científico de Endocrinologia e Metabologia da Associação Paulista de Medicina.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta

Um nível de glicose no sangue em jejum de 232 mg/dL está consideravelmente acima do que é normalmente esperado, indicando que há um desafio significativo no controle do diabetes. Em uma situação ideal, para pessoas sem diabetes, os níveis de glicose em jejum devem estar abaixo de 100 mg/dL. Quando esses valores sobem e ultrapassam consistentemente 126 mg/dL, isso geralmente leva ao diagnóstico de diabetes. Portanto, um valor de 232 mg/dL sugere que o seu corpo está tendo dificuldades para regular adequadamente os níveis de açúcar no sangue, o que é uma característica central do diabetes.

Gerenciar eficazmente o diabetes é crucial para minimizar o risco de complicações a longo prazo, que podem afetar diversos órgãos e sistemas do corpo, incluindo coração, vasos sanguíneos, nervos, olhos e rins. Um controle inadequado dos níveis de glicose, como indicado por uma medição de 232 mg/dL, pode levar a danos progressivos nesses sistemas, resultando em uma série de problemas de saúde adicionais.

A abordagem da medicina integrativa para o manejo do diabetes enfatiza a importância de olhar além dos números e considerar o indivíduo como um todo. Isso significa não apenas focar em medicamentos para controlar a glicose no sangue, mas também em adotar mudanças no estilo de vida que podem ter um impacto significativo na saúde geral e no bem-estar. Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes essenciais e pobre em alimentos processados, açúcares adicionados e carboidratos refinados, é fundamental. Além disso, a prática regular de atividade física ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina e a controlar os níveis de glicose.

O manejo do estresse também desempenha um papel crucial, pois o estresse crônico pode afetar negativamente os níveis de glicose no sangue. Técnicas de relaxamento, como meditação, yoga ou passatempos relaxantes, podem ser úteis para reduzir o estresse. Além disso, é importante manter um acompanhamento médico regular para monitorar a condição e ajustar o tratamento conforme necessário, garantindo assim o melhor controle possível do diabetes.

É essencial discutir esses valores elevados de glicose em jejum com seu médico, que pode avaliar a eficácia do seu plano de tratamento atual e fazer ajustes para ajudar a alcançar um melhor controle da glicose no sangue. Juntos, vocês podem desenvolver uma estratégia abrangente que aborde tanto os aspectos médicos quanto os de estilo de vida do manejo do diabetes.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.