Meu esposo faz uso da cocaina a 7 anos , esse ano ele.iniciou o tratamento, ficou limpo 3 meses e teve

8 respostas
Meu esposo faz uso da cocaina a 7 anos , esse ano ele.iniciou o tratamento, ficou limpo 3 meses e teve uma recaída de 03 dias , depois mais 3 meses e agora faz 2 semanas que está usando e está diferente , ele continua bebendo os remédios mais usando , é normal a recaida?
Recaídas são normais no início do tratamento pois a abstinência é muito forte ainda. Ajude ele a se manter firme no tratamento e se possível busquem auxílio psicológico e psiquiátrico

Como vai? Recaídas podem acontecer levando em consideração a história de vida e os gatilhos que levam ao uso (ambiente de interação). Além de fazer o tratamento medicamentoso, é imperioso que ele faça psicoterapia com um psicólogo no qual ele estabeleça vínculos. Entendo a importância do uso de medicamento nesse caso, porém se ele não buscar mudança na forma de pensar em psicoterapia, as recaídas tendem se tornar mais frequentes.
Ainda há pessoas que dizem que recaída é um tipo de "fraqueza", mas na realidade ela faz parte do processo.
É extremamente importante um acompanhamento com psicólogo, para entender melhor o que o leva a fazer uso de substancias e a partir disso trabalhar numa mudança.
É interessante acompanhamento com psiquiatra para que ele possa oferecer um tratamento para amenizar os sintomas de abstinencia, que são intensos e difíceis.
Essa é uma situação que exige muito de quem está por perto, então se você achar necessario, procure ajuda de grupos de apoio ou terapia para que você tenha o seu espaço para trazer suas angustias também.
Espero ter ajudado, fico a disposição!
Bom dia! infelizmente as recaídas fazem parte sim, sobretudo no início do tratamento, quando o paciente ainda se encontra muito ambivalente em relação aos reais benefícios de uma mudança no estilo de vida. É muito importante que o tratamento seja feito por equipe multiprofissional (com ao menos psiquiatra e psicólogo) trabalhando de forma integrada, discutindo o caso elaborando um plano terapêutico individualizado. O uso de medicação pode se um ótimo aliado, mas a psicoterapia é importante, por exemplo, para o paciente entender/identificar quais são as situações que lhe causam incômodo/sofrimento e busca aliviar este desconforto consumindo drogas; desenvolver formas mais saudáveis de lidar com essas dificuldades; aprender a lidar com a fissura... Enfim, construir ferramentas para previnir as recaídas. Boa recuperação! E caso tenha mais alguma dúvida, fique à vontade para me perguntar no privado.
Olá para você que é esposa, que se preocupa com o companheiro, que busca por respostas. Toda e qualquer dependência, tanto por drogas, por álcool e por outros, necessita de acompanhamento cuidadoso que disponibilize sensibilidade pela história de vida do atual dependente. Sua pergunta é sobre ser normal ou não as recaídas. Te faço algumas outras que responderá a você mesma: Seu marido faz acompanhamento psicológico? Você, que é a esposa, tem esse acompanhamento? Um médico psiquiatra o acompanha? Seu marido demonstra (mesmo com as recaídas) querer se livrar da cocaína e do álcool? Se alguma das três primeiras perguntas a resposta for "não", para um resultado satisfatório devem passar a serem "sim" . E, a última pergunta a resposta deve ser "sim". Desta forma, mesmo com recaídas o caminho para ele ser um ex-dependente já iniciou. Perseverança sempre. Abraço!!
As recaídas durante um tratamento na clínica das toxicomanias são comuns e devem ser lidas como parte do sintoma a ser elaborado pelo paciente. Na direção do tratamento, a abstinência em relação a substância não é necessariamente o fim a ser atacado, mas sim as relações que o usuário estabelece com a substância, sua história pessoal e dinâmica social. Um bom diagnóstico pode ajudar no tipo de encaminhamento a ser adotado e, em alguns casos, a internação em clínicas de reabilitação são necessárias como suporte ao processo de desintoxicação e tratamento das questões subjetivas. Um abraço.
Olá.
Recaídas fazem parte da vida de usuário de drogas, mas se ele fizer um tratamento sério com psicoterapia, medicamentos e frequentado salas de NA, será mais difícil as recaídas.
Necessário evitar ambientes e pessoas que usam drogas, ou seja, de ativa.
Selecionar o grupo de amigos e muito importante .
Buscar ter auto conhecimento nas crises de abstinências.
Desejo que ele faça um tratamento sério e busque uma vida sem drogas. Caso não consiga
Existem
Clínicas para internação que ajudam muito .
Olá! Realmente a recaída é muito comum mesmo com o uso dos medicamentos. Alfins ambientes e até mesmo pessoas servem como estímulo gatilho para que o usuário busque a droga novamente. Esse tipo de tratamento é longo, e costuma abarcar não só os medicamentos mas o acompanhamento psicológico e grupos de apoio, além do apoio familiar.