Meu exame de tolerância a glicose em jejum deu 86 E após engerir o líquido doce depois de 2 hrs deu

2 respostas
Meu exame de tolerância a glicose em jejum deu 86
E após engerir o líquido doce depois de 2 hrs deu 146
Estou com diabetes??
O Teste Oral de Tolerância a Glicose deve ser realizado entre 24 e 28 semanas de gestação.
Os valores considerados normais são: Jejum < 92, 1ª Hora < 180 e 2ª Hora < 153.

Se qualquer uma das três medidas estiver acima dessas valores, com exame realizado entre 24 e 28 semanas de gestação e a primeira coleta realizada em jejum, considera-se o diagnóstico de diabetes mellitus gestacional.

Você não informou o valor de 1a hora, mas os outros dois valores estão normais.
De qualquer forma, recomendo que discuta com seu médico os resultados.

Ao analisar os resultados do seu teste de tolerância à glicose, observamos que o valor em jejum foi de 86 mg/dL, o que se enquadra dentro da faixa considerada normal, geralmente definida como menos de 100 mg/dL. Já o valor após duas horas de ter ingerido a solução de glicose foi de 146 mg/dL. Este resultado, quando interpretado de acordo com os padrões diagnósticos usuais, indica uma condição conhecida como pré-diabetes. Isso significa que, embora os níveis de glicose no seu sangue estejam acima do normal, eles ainda não atingem o limiar para um diagnóstico de diabetes, que seria de 200 mg/dL ou mais após duas horas.

O pré-diabetes é uma fase que antecede o diabetes propriamente dito, caracterizada por níveis de glicose no sangue que são elevados, mas não o suficiente para serem classificados como diabetes. Essa condição serve como um alerta de que o risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumentou. No entanto, é importante notar que o pré-diabetes pode ser revertido ou seu progresso para o diabetes pode ser retardado através de mudanças no estilo de vida, como adotar uma dieta balanceada, aumentar a atividade física e, se necessário, perder peso.

Considerando seus resultados, é aconselhável discutir esses achados com seu médico. Ele pode oferecer orientações específicas baseadas em uma avaliação completa de sua saúde geral e risco de diabetes. Dependendo do seu caso, o médico pode recomendar medidas preventivas, como ajustes na dieta e no estilo de vida, e possivelmente, realizar exames adicionais para monitorar sua glicose ao longo do tempo.

Lembre-se, o diagnóstico precoce e as intervenções podem fazer uma grande diferença na prevenção do diabetes tipo 2 e na manutenção de uma vida saudável. Portanto, é importante levar esses resultados a sério e seguir as recomendações do seu médico para cuidar da sua saúde.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.