Meu filho acabou de fazer 6 anos, ele troca o r pelo l, quando o r e no começo da frase ele não consegue

6 respostas
Meu filho acabou de fazer 6 anos, ele troca o r pelo l, quando o r e no começo da frase ele não consegue pronunciar,E normal para essa idade?
É fundamental que ele seja avaliado por um otorrinolaringologista, que após a anamnese e o exame físico poderá solicitar exames complementares como a audiometria. Crianças com otite média crônica serosa, por exemplo, apresentam líquido espesso na cavidade timpânica, que pode causar uma perda de audição e dificultar a aquisição correta da linguagem. Essa troca de fonemas deve ser investigada com brevidade.

Aos 6 anos de idade, uma criança já deve ser capaz de articular corretamente todos os fonemas. Sugiro que procure um fonoaudiólogo que fará uma investigação da causa das trocas na fala (avaliação dos órgãos fonoarticulatórios incluindo freio de língua/teste da linguinha, força, mobilidade de língua, lábios e bochechas, além de exame fonético-fonológico investigando a articulação de todos os fonemas). Em seguida, orientará a fonoterapia caso julgue necessário. Lembrando que as trocas na fala podem confundir a criança e devem ser resolvidas antes da fase da alfabetização.
Toda alteração de fala deve inicialmente ser avaliada por um fonoaudiólogo para levantarmos as causas aparentes do problema. Geralmente aos 6 anos a criança já fala o R e L nas palavras corretamente, porém cada criança tem suas particularidades no seu desenvolvimento. Procure um fonoaudiólogo.
Prezados Pais,

Esta dislalia é relativamente comum, mas não pode ser considerada como normal para esta faixa etária.

O primeiro passo é procurar assitência médica especializada. Seu filho deve ser avaliado pelo médico especialista nesta área, que é o otorrinolaringologista.

Após a anamnese (coleta de história clínica), ele será submetido ao exame físico com orofaringoscopia (exame da cavidade oral), rinoscopia e otoscopia, com provável complementação com audiometria infantil para que possamos descartar a possibilidade de déficit auditivo (de diversas causas), que é uma das principais causas de erro ou atraso lingual.

Uma vez estabelecida causa, com um diagnóstico fechado, indicaremos o tratamento, que poderá contar, entre outras medidas, com um suporte de fonoaudiologia, por um profissional fonoaudiólogo especializado na abordagem aos distúrbios da fala / linguagem.

Fiquem tranquilos! Mas ajam com objetividade e o quanto antes. Espero ter colaborado.
O que muitos não sabem é que a troca do R pelo L em crianças com mais de 5 anos de idade pode se tratar de um Desvio Fonológico ou Fonético, e por isso merece acompanhamento profissional. O som do fonema “rá”, da barata, por exemplo é o último a ser aprendido pela criança, mas geralmente por volta dos 4 anos e meio ela já deve ser capaz de produzir este som sem dificuldade. Esse fonema é relativamente difícil, pois exige a vibração e utilização dos músculos da ponta da língua. Assim uma avaliação o quanto antes com um fonoaudiólogo seria interessante, pois alguns fatores podem estar correlacionados a essa persistência, como uso de chupeta ou mamadeira.
Pais, a avaliação de linguagem se faz necessária. De acordo com o padrão de normalidade do desenvolvimento de linguagem, até os 6 anos, a criança adquire todas as produções fonêmicas.
A avaliação de linguagem pode evidenciar se a dificuldade está apenas na reprodução articulatória, motora da fala ou de consciência fonológica da mesma.
Vale lembrar que a troca fonêmica pode acarretar atraso no processo de alfabetização, bulling e baixa auto estima da criança. Procure o quanto antes um profissional especializado para ajudar o seu filho; ele ficará bem!