Meu netinho tem 2 anos e 4 meses , ele canta musiquinhas a gente sabe qual a música, mas ñ fala fras

5 respostas
Meu netinho tem 2 anos e 4 meses , ele canta musiquinhas a gente sabe qual a música, mas ñ fala frases cm a gente. Precisamos nos preocupar?
Olá!! Existe um desenvolvimento esperado para cada faixa etária das crianças. Na fase de seu netinho, é normal a criança apresentar palavras com intenção de comunicação e iniciando a formação de frases bem simples e pequenas. A clareza da articulação dessas palavras e frases nem sempre ocorre num padrão normal de fala . É importante a senhora sempre estimulá-lo a falar o que deseja e repetir para ele a frase ou palavra que ele disse , para que ele ouça o padrão correto . Mas, se a senhora tiver dúvidas e preocupações com relação ao desenvolvimento dele, procure fazer uma avaliação com Fonoaudióloga.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, ele está no processo de aquisição de linguagem. Nessa idade é esperado que exista uma intenção comunicativa. Esse processo acontece de forma diferente entre as crianças da mesma idade, e alguns fatores são determinantes, como por exemplo o sexo da criança e a exposição de estímulos.
Ultimamente tenho recebido no consultório uma grande demanda por parte dos pais de crianças entre 2 a 3 anos de idade com atraso de linguagem. Acredito que por conta da Pandemia e a falta escolar , isto esteja ocorrendo. O convívio com outras crianças e atividades lúdicas por 4 horas diárias são um fator importante para justificar alguns atrasos de linguagem.
Sugiro que se houver dúvidas, o melhor a se fazer é procurar um fonoaudiólogo para realizar uma avaliação de linguagem e orientar como ajudar os pais a facilitar esse processo em casa. Boa sorte!!
Dra. Maria Christina Chagas
Fonoaudiólogo
Belo Horizonte
Olá, tudo bem? Nessa idade já é esperado que o seu neto converse, por meio de pequenas frases com sentido, com você. Cantar musiquinha e conversar (comunicar) são coisas diferentes. Sugiro procurar a fonoaudióloga para realizar avaliação da linguagem da criança.
Dra. Vivianne Monteiro Nascimento
Fonoaudiólogo
Blumenau
Olá!! É esperado uma conversas espontâneas com frases curtas . Ele sendo receptivo e expressivo quando ele canta as musiquinha. Como disse. Porém cada criança tem o seu tempo ao desenvolvimento. Sugiro procurar uma fonoaudiológa ou até mesmo uma equipe multidisciplinar. Fazer uma avaliação .
É importante estimular mais a fala dele e fazer uma avaliação fonoaudiológica para entender esse atraso. Nessa idade ele já deveria falar frases simples.

Especialistas

Glaucia de Carvalho

Glaucia de Carvalho

Psicólogo

Belo Horizonte

Manoela Noronha

Manoela Noronha

Fonoaudiólogo

Florianópolis

Mirela Monteiro

Mirela Monteiro

Fonoaudiólogo

Salvador

Cínthia Ribeiro

Cínthia Ribeiro

Fonoaudiólogo

Nova Iguaçu

Geniffer Pavan

Geniffer Pavan

Fonoaudiólogo

Catanduvas

Leandra Franco

Leandra Franco

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 57 perguntas sobre Alteração da fala
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.