Meu filho, com atualmente 10 anos, tem alucinações quando a temperatura de seu corpo está alterada,

1 respostas
Meu filho, com atualmente 10 anos, tem alucinações quando a temperatura de seu corpo está alterada, as alucinações são normalmente táteis, ele fica com muita aflição nas mãos e com muito medo. Isso acontece mesmo com uma febre de 38C. Mas recentemente ele não estava com febre ou estava talvez com uma pequena alteração de temperatura, só consegui medir a temperatura depois que ele saiu do banho, e estava sem febre, porque ele acordou em pânico. Disse que via tudo muito pequeno e distante, era como se eu, ao lado dele, estivesse bem distante. Devo procurar um neurologista??

Obrigada!
Entendo sua preocupação com as alucinações táteis e visuais do seu filho durante episódios de febre ou alterações de temperatura. É compreensível que esses eventos sejam alarmantes tanto para ele quanto para você.

Quando crianças passam por episódios de febre, é possível, embora menos comum, que tenham alucinações, conhecidas como delírios febris. Estas geralmente não indicam algo grave por si só, mas a natureza e frequência dessas alucinações, especialmente se ocorrem em temperaturas corporais ligeiramente alteradas ou normais, merecem uma avaliação mais aprofundada. Há até alguns vírus e infecções que predispõem a quadros conhecidos como "Síndrome de Alice no País das Maravilhas."

O episódio que você descreve, onde ele percebeu tudo muito pequeno e distante, pode se relacionar com um fenômeno conhecido como micropsia, uma disfunção da percepção visual onde objetos parecem menores ou mais distantes do que realmente são. Isso pode ser desencadeado por vários fatores, incluindo cansaço extremo, estresse, ou condições médicas mais específicas.

Buscar a orientação de um neuropediatra é uma decisão acertada neste caso. Um especialista pode avaliar de maneira abrangente, considerando tanto os sintomas neurológicos quanto outros possíveis fatores influenciadores. Será útil para o especialista conhecer a frequência, a duração dessas alucinações, quaisquer condições pré-existentes, e se há outros sintomas acompanhantes.

O neuropediatra pode solicitar exames para investigar mais a fundo as causas destas experiências, incluindo exames de sangue, avaliação neurológica detalhada, e possivelmente estudos de imagem, como uma ressonância magnética (RM) do cérebro, para excluir qualquer condição subjacente.

Por fim, é importante lembrar que o apoio emocional é crucial. Acompanhar seu filho nessas consultas e assegurar que ele se sinta seguro e compreendido é fundamental. E, claro, uma teleconsulta com um neuropediatra bem avaliado na Doctoralia pode ser um bom primeiro passo para esclarecer dúvidas e decidir os próximos passos para o bem-estar do seu filho.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900