Meu filho de 2 anos e 8 meses começou a falar bem explicado desde 1 ano e 7 meses e há duas semanas

12 respostas
Meu filho de 2 anos e 8 meses começou a falar bem explicado desde 1 ano e 7 meses e há duas semanas ele vem apresentando uma gagueira muito intensa. O que devo fazer?
E provável que tenha ocorrido alguns fenômenos de alterações dentro do próprio ambiente. Uma avaliação psicológica com os pais pode contribuir para descoberta desse processo de "regressão".

Acrescentando seria bom uma terapia para o casal e depois leve a criança á uma psicoterapeuta infantil, e cuidado para não passar mais ansiedade para a criança.
Algo está mudança no ambiente!!!
Abraços
Com certeza a fonoaudiologia responderá melhor, mas observe se no ambiente aconteceu alguma mudança a qual ele ainda não assimilou bem. Alguém saiu de casa? Nasceu um irmãozinho? A mãe retornou ao trabalho? As causas são variadas mas o melhor a fazer é não aumentar o problema valorizando demais o que está acontecendo corrigindo a criança. Escute com calma o que ele tem a dizer e demonstre que compreendeu a mensagem. Não o apresse. É possível que faça parte do processo do desenvolvimento da linguagem. É muita coisa para pensar e dizer somados a alegria de estar sendo compreendido e receber atenção. Esta é a orientação que dou aos professores nas escolas de educação infantil.
Atenção ao pequeno e ao momento que está vivendo. Observar, não pressionar e verificar possíveis fatores no ambiente que possam estar influenciando neste sintoma. O pediatra da criança deve ser procurado para descartar fatores clínicos e sugerir encaminhamentos para outros profissionais. Refletir: Que momento a família e a criança está passando? Há fatores estressantes impactando na mãe, pai ou outros familiares e adultos que interagem com a criança? Após estas observações e reflexões se ainda persistir o sintoma procurar psicólogo ou fonoaudiólogo.
Nos últimos anos tem ficado claro entre os especialistas que problemas como a gagueira tem forte componente emocional. Somado o relatado aparente retrocesso no desenvolvimento da fala me leva a recomendar a avaliação psicológica do caso. Procure um psicólogo infantil e obtenha a ajuda necessária.
Olá! As causas para a gagueira podem ser muitas, desde orgânicas a emocionais. Precisamos observar mudanças no ambiente da criança, como separação dos pais, nascimento de irmão, entrada na escola como fatores emocionais que possam desencadear esta alteração na fala. A consulta a um psicólogo pode ajudá-lo a identificar estes fatores. Entretanto, não podemos descartar fatores fisiológicos que precisam ser avaliados por um pediatra e por um fonoaudiólogo!
Concordo com os profissionais acima, obs mudanças na rotina dá criança,e dos cuidadores, amiguinhos etc...Uma consulta com um psicólogo para investigar pode auxilia de uma forma lúdica , muitas vezes, a criança não consegue explicar o que houve. E um profissional pode ajudar. Abraços Ivanilda U.Silva.
Se ele chegou a iniciar o processo da fala corretamente, é muito provável que algo tenha acontecido para que essa disfemia (gagueira) tenha se iniciado. O primeiro passo é a busca de um psicólogo infantil que é especializado em crianças e poderá fazer a investigação inicial necessária para a descoberta da causa, algum trauma, possivelmente. Um fonoaudiólogo deverá ser procurado também, mas isso será APÓS a consulta com um psicólogo, profissional totalmente qualificado para os encaminhamentos de que seu filho irá precisar.
Isso pode ser temporário gerado por influencia da ansiedade por exemplo, mas para tirar a dúvida procure uma fonoaudióloga para avaliar com cautela, pois pode ser desencadeado por outros fatores também. Não perca tempo, quanto antes iniciar um tratamento mais breve serão os resultados. Caso ela ache necessário fará encaminhamento para psicólogo ou médico!
Com pouco detalhes é difícil afirmar, mas houve alguma situação, acontecimento impactante emocionalmente? Também é necessário, consultar o pediatra e ou fono, para descartar algo físico, para depois investigar causas psicológicas, se for o caso.
A disfluência, também conhecida como gagueira, costuma ocorrer em algumas crianças dos dois aos seis anos de idade. Isso porque o processamento da linguagem é intenso e atrelado aos constantes estímulos recebidos na infância. Com a devida cautela, em nível de hipótese, existem vivências de forte impacto emocional, nas quais uma situação inesperada se estendeu para além do limite do suportável pela criança. A elas dá-se o nome de trauma psíquico. Faz bem observar, portanto que:

1. Havendo questões emocionais relacionadas, como, por exemplo, mudanças bruscas ou eventos traumáticos, é de fundamental importância a procura de um acompanhamento psicológico;
3. Havendo problema linguístico ou hereditário, deve-se buscar o trabalho de um fonoaudiólogo, inclusive para atuar junto da família e favorecer a melhora do ambiente comunicativo e da interlocução na infância. É esse profissional que avaliará se o sintoma relatado é uma disfluência comum ou uma disfluência gaga.
Forte abraço!
Olá! crianças que passam por traumas emocionais, podem apresentar gagueira. Busque um bom Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta para atender aos responsáveis e a criança para avaliação e tratamento, somado a uma boa fonoaudióloga.