Meu filho de 2 anos não consegue ficar parado pra comer na cadeira, sempre sai correndo e tenho que

14 respostas
Meu filho de 2 anos não consegue ficar parado pra comer na cadeira, sempre sai correndo e tenho que ir buscá-lo pra fazer as refeições a cada colherada
E também quando saímos ele sai correndo sem rumo e não quer dar a mão, sempre tenho que andar com ele no colo pq não me segue pq se não atravessa a rua com carros mesmo assim.
Com 2 anos ainda é normal fazer essas coisas?
Olá!
Ele ainda é muito pequeno e sim parece comportamentos esperados, começou a andar recente e está se aventurando nas corridas e brincadeiras, lembre-se que ainda não tem a noção de perigo, isso ele irá adquirir com o tempo.
Algumas crianças são mais agitadas, outras mais quietas.
Espero ter ajudado.

Olá. Nos seus relatos diante da idade da criança não percebo nenhum sinal de alerta, é natural nessa fase que se queira conhecer e explorar o mundo.
Quando as crianças ganham a liberdade de se deslocar sozinhas, costumam querer explorar o ambiente e testar até onde podem ir. Como ainda não têm noção de perigo e não entendem porque precisamos ficar paradas para comer, por exemplo, pode acontecer de muitas outras coisas fora da mesa chamarem a atenção delas, além de quererem e se movimentar.
O que pode ser feito em relação a isso é explicar sobre os perigos e a necessidade de se comportar de determinadas formas em determinados locais, assim como fazer combinados para que a criança possa gradativamente aprender o que pode e não pode fazer.
Olá.
Concordo com as colegas que já responderam que somente partir do comportamento relatado, não há nenhum sinal para se preocupar.
Não há um padrão para o comportamento das crianças, umas são mais agitadas e outras menos e algumas levam mais tempo para assimilar as ordens e a periculosidade.
Explique repetidamente a ele e respire profundamente e lentamente caso isso te traga um incômodo.
Oi, como você está? Nessa idade, é super normal que a criança brinque com as situações. A forma que uma criança percebe o mundo é muito diferente da nossa, a atenção ainda está se desenvolvendo, o mundo é um lugar incrível a ser explorado, o corpo ainda está sendo conhecido. Nessa idade, é muito comum que a criança comece a entender que o mundo não é ele, e que, mesmo que as coisas não estejam em seu campo de visão, elas continuam existindo, mas sempre parece que não vão (por isso o apego com a mãe, o choro ao ouvir um não...). Ser mãe não é tarefa fácil, se você tiver possibilidade de contar com uma rede de apoio (por menor que seja), aliviaria um pouco. As vezes esse estranhamento pode estar relacionado com uma sobrecarga de cuidados e tarefas. Espero ter ajudado, me coloco à disposição @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Oi, me parece que você já percebe algo em excesso no seu pequeno , uma agitação e dificuldades de controle motor e de aguardar o momento da satisfação, não é?
Procure ajuda, ele está sofrendo... quanto mais cedo melhor pra ele e pra você. Posso te indicar alguém!!
Grande abraço!!
Olá, é natural que uma criança tenha agitação motora, ou seja, essa necessidade de se mover continuamente. Um dos motivos pode ser a curiosidade frente ao mundo onde tudo é novo para ele, assim tenta explorar tudo o que está a sua frente. A outra motivação seria provar sua independência dos pais. Nessa idade nao se tem consciência do perigo, da moral e do certo e errado. Assim, seus comportamentos são todos impulsivos, é justamente nesse momento que entra os pais educando, contento com carinho e explicando continuamente o que se pode ou nao fazer. Essa fase requer muita paciência e pode ser cansativa, no entanto é muito necessária porque irá definir a qualidade da relação entre pais e filhos e a estrutura emocional que a criança irá desenvolver. Tem que se levar em conta que cada criança tem uma quantidade de libido (energia) específica, algumas possuem mais que outras, o que faz parecer muitas vezes que existe algo errado como ela. No entanto, a curiosidade e energia é algo muito bom, se bem direcionado, porque indica se existe uma criatura que terá muita força psíquica para desenvolver muitas coisas no futuro. Para afastar a possibilidade que existe algum problema devemos verificar se está doente ou se está vivendo em ambientes de violência física ou emocional, pois crianças com incômodos de saúde reagem com agitação motora, já que nao existe ainda capacidade de identificar e comunicar sua dor com palavras. O importante é nao classificar a criança com Transtorno de Déficit de Atenção ou de Hiper Atividade aleatoriamente, tão em moda hoje em dia, sem um exame específico neurológico . Em geral, esses comportamentos são normais nas crianças e resta aos pais acalmar e acolher seus excessos, buscando, se necessário, ajuda de psicólogos especialistas em crianças. Evitar, sempre que possível, as medicações como a ritalina que podem aparentar uma melhora, mas que em verdade está ocultando uma necessidade emocional da criança e comprometendo seu desenvolvimento. Além disso, essas medicações administradas em formações neurais tão jovens podem deixar efeitos colaterais e promover o adiamento de um problema que irá explodir na adolescência, muitas vezes com transtornos psíquicos severos como borderline até esquizofrenias. Espero ter ajudado.
Olá! Algumas vezes, quando adultos, esquecemos que muito do nosso comportamento atual foi aprendido. Enquanto crescemos, vamos introjetando regras e costumes desejados socialmente. Nesse sentido, não é incomum que uma criança, em sua primeira infância, não saiba ainda o que é esperado dela, agindo com bastante espontaneidade e curiosidade – o que, frequentemente, se assemelha com impulsividade. E, assim, pode ser que seu filho esteja apenas conhecendo o mundo ao redor. Que tudo lhe pareça tão interessante e instigante, que ele não queira ficar sentado, sem fazer parte disso. Logo, a agitação nessa faixa etária pode ser algo esperado. Contudo, um olhar específico para o caso poderia ser interessante, se essas atitudes lhe causarem algum tipo de desconforto ou angústia. Caso faça sentido, te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa . Espero ter ajudado de alguma forma!
Entendo suas preocupações. Comportamentos ativos e curiosos são comuns em crianças, especialmente em torno dos 2 anos de idade. No entanto, a intensidade e a persistência desses comportamentos variam de criança para criança. Aqui estão algumas considerações:

Desenvolvimento Típico: Muitas crianças de dois anos têm um nível de energia elevado e uma curiosidade insaciável sobre o mundo ao seu redor. Eles estão começando a explorar o ambiente, a testar limites e a aprender sobre autonomia. Portanto, é bastante comum que uma criança nessa faixa etária não queira ficar parada por muito tempo ou prefira correr e explorar.

Segurança: Claro, a segurança é uma preocupação primordial, especialmente em ambientes externos. Crianças de dois anos ainda não têm plena consciência dos perigos ao seu redor, como carros e ruas movimentadas. Portanto, é vital estar sempre alerta e, se necessário, usar ferramentas como cintos de segurança para crianças ou mochilas com trelas para manter a criança por perto.

Rotina de Refeições: Algumas crianças podem resistir a sentar-se para comer. Isso pode ser devido a várias razões, incluindo simplesmente não estar com fome ou ser distraído facilmente. Criar uma rotina consistente de refeições e tornar esse momento agradável e envolvente pode ajudar. Eliminar distrações, como brinquedos ou dispositivos eletrônicos, pode manter o foco na refeição.

Técnicas de Disciplina Positiva: Em vez de punir ou gritar, usar técnicas de disciplina positiva pode ser eficaz. Isso pode incluir reforço positivo, como elogiar a criança quando ela se comporta bem, e usar distrações ou substituições para redirecionar comportamentos indesejados.

Consultar um Especialista: Se você está preocupada com o comportamento do seu filho e sente que ele está fora do que é típico para a idade dele, pode ser útil conversar com um pediatra ou um psicólogo infantil. Eles podem oferecer orientação, sugerir estratégias específicas para gerenciar comportamentos e ajudar a determinar se há algum problema subjacente.

Por fim, é importante lembrar que cada criança é única. O que é normal para uma criança pode não ser para outra. No entanto, com consistência, paciência e compreensão, a maioria dos comportamentos desafiadores pode ser gerenciada e melhorada ao longo do tempo.
Entendo suas preocupações e sei que ao analisarmos as falas isoladamente podem parecer insignificantes, mas para uma melhor definição de um "problema", precisa-se investigar ou avaliar com um profissional. Pois se os sinais estão em um nível fora do esperado para o desenvolvimento, a falta de tratamento adequado pode provocar sofrimento e diversos prejuízos. Espero ter ajudado!
Olá! Embora a agitação nessa idade seja esperada, em alguns casos, o manejo de situações que envolvam risco à integridade física dos pequenos pode acabar gerando sofrimento para a família. A orientação de um profissional, se viável, pode ser um fator de grande alívio não só para a criança, mas também para o cuidador.
Estimo que a situação se esclareça! Tudo de bom pra vocês :)
Olá! Nessa idade é bem comum tais comportamentos, já que os pequenos querem conhecer e experimentar o mundo. Os pais devem fornecer essa liberdade e espaço para conhecer o mundo, no entanto devem ser firmes na colocação de limites. Algumas ideias que podem te auxiliar nas suas situações: na hora de comer sentar e comer junto com a criança, para ela entender que é hora de comer, conversar com a criança como ela pode se machucar se ela cair ou algo bater nela. E assim, a criança vai 'confiando' nos limites que os seus pais colocam.
Olá, tudo bem com vc?
Compreendo sua preocupação e suas inquietações em relação ao comportamento do seu pequeno. Reforçando o que os colegas já responderam aqui, suponho que não há muitos motivos para se preocupar. Nessa fase, cada criança vai se autodescobrindo através do seu comportamento, algumas são mais "agitadas" e outras menos. Sugiro, que converse com ela sempre que for sair de casa, explicando sobre os perigos de sair correndo. Compreendo que não é uma tarefa fácil, pois exige muita paciência e as vezes, é cansativo repetir as mesmas falas, mas é necessário.
Um abraço!
.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 100
A idade de 2 anos é maravilhosa, porque a criança pode explorar o mundo com suas próprias pernas.
Parece que seu filho é uma criança saudável, cheia de vontade de aprender!
Muitas vezes queremos que os filhos sejam mais quietos e obedientes, mesmo antes de terem capacidade para ficar quietos ou coordenação motora suficiente para realizar certas tarefas.
Não tenha pressa de seu filho crescer, essa fase passa muito rápido e é muito especial.
Aos 2 anos é comum a criança ficar mais agitada. Isso porque ela percebe que não está pronta para sobreviver sozinha no mundo. Ela se vê impotente e precisa desenvolver a própria potência.
Muitas vezes as crianças desenvolvem dois tipos de reação nessa fase da vida: ou ficam medrosas, ou ficam prepotentes. As mais medrosas podem ficar mais grudadas nos pais, as mais prepotentes enfrentam os adultos e os perigos.
Tudo isso é normal até os 5 ou 6 anos de idade.

O que precisamos olhar com carinho é como a mamãe se sente diante da criança. Se a mamãe se assusta, pode parecer que a criança está muito agitada. Mas se a mamãe pode ver tudo isso com calma e paciência, a criança segue seu desenvolvimento normal até a conquista da própria potência, que costuma se consumar quando a criança domina a linguagem escrita.
Aprender a ler e escrever é uma conquista que muda tudo na vida de uma criança e na relação dela com seus pais.
Aprendemos sobre nossos filhos a cada dia, pois a primeira infância é uma fase da vida de mudanças diárias. As crianças aprendem o tempo todo. Cada nova stuação gera uma nova forma de reagir com base nas novas capacidades motoras, emocionais e mentais.
A coisa mais importante na primeira infância é a observação.
Para compreender seu filho, observe ele.
Observe o que o irrita, como ele se acalma, do que ele mais gosta, do que tem medo, como reage quando está cansado, como demonstra tristeza e medo, enfim, observe seu filho.
Se desejar compartilhar os desafios dessa grande jornada que é criar filhos, estou à disposição.
Um abraço,
Denise.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!