Meu filho é autista. Fala palavras e frases as vezes repetindo o que falamos . Faz terapias com psicólogos

11 respostas
Meu filho é autista. Fala palavras e frases as vezes repetindo o que falamos . Faz terapias com psicólogos e educadora especial. Seria necessário um atendimento com uma fono? No momento que coloquei ele no tratamento me disseram que não era preciso. Pois a fono faz mais um trabalho de repetição. É?
O fonoaudiólogo é o profissional de saúde plenamente capacitado para habilitar ou reabilitar as mais diferentes alterações de linguagem, da articulação de fala, da audição e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.
Portanto, certamente um fonoaudiólogo, que atue nesta área, poderá ajudar especificamente com a comunicação verbal e escrita de seu filho.
Normalmente ele atua conjuntamente com outros profissionais de áreas correlatas, mas cada um trabalhando em sua área específica e de forma complementar.
O fonoaudiólogo vai elaborar um plano terapêutico e sua forma de trabalho poderá também ser por meio de repetição. Entretanto, sempre será embasada cientifica e clinicamente.

Com certeza ele necessita de Fonoterapia, que é o profissional capacitado para trabalhar os transtornos de linguagem. O que acontece com seu filho, é o que chamamos de ecolalia, muito comum em autistas.
Concordo plenamente com todos os colegas que indicaram a terapia fonoaudiológica com profissional com experiência em TEA. Ele é capaz de avaliar as possíveis estratégias e métodos indicados para seu filho. Pelo que pude entender ele não tem uma comunicação funcional e a fonoterapia pode ajudar e muito.
O profissional que te orientou a não procurar uma fono foi completamente precipitado. O objetivo maior da fonoaudiologia no desenvolvimento do indivíduo com Autismo é melhorar os sintomas comportamentais, linguagem e comunicação verbal e não verbal. É essencial a intervenção precoce e continua do fonoaudiólogo para que o quadro evolua, no que envolve sua comunicação geral e em especial, para o desenvolvimento de sua linguagem receptiva e expressiva, gestual, oral e escrita.
Crianças, adolescentes e adultos com TEA ( transtornos do Espectro do Autismo) teem a necessidade do acompanhamento fonoaudiológico como também de psicólogo, terapia ocupacional, musicoterapia. Além de psicopedagoga.
Enfim, sua criança terá uma melhor evolução com o acompanhamento fonoaudiológico.
o fato de seu filho falar palavras e frases levou esse profissional a te aconselhar de forma inadequada. a linguagem é um dos aspectos que apresentam-se alterados nos quadros de TEA .
o autista deve ser atendido por uma equipe multidisciplinar - fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta ocupacional, acompanhante terapêutica,.....
procure um fonoaudiólogo para avaliar seu filho - ele é o profissional com competência para determinar se seu filho necessita da intervenção neste momento.
Olá! é importante que seu filho faça fonoterapia pois o fonoaudiólogo faz parte da equipe multidisciplinar que auxilia na reabilitação dos casos de linguagem e comunicação e sem dúvida muito contribuirá na evolução do seu filho.
É fundamental que seu filho passe por avaliação de um fonoaudiólogo.
Apenas um Fonoaudiólogo pode dizer se seu filho precisa ou não de fonoterapia. Geralmente os autistas precisam de uma abordagem multidisciplinar para que todas as habilidades sejam desenvolvidas simultaneamente.
O trabalho de repetição ocorre apenas quando trabalhamos automatização do fonema, o trabalho desenvolvido com crianças autistas com dificuldades na comunicação é diferente. Apesar da sua criança não apresentar trocas na fala não excluí o trabalho da fonoaudiologia pois se faz necessário avaliar se essa fala é realizada por repetição chamada de ecolalia ocorre de forma tardia ou imediata, se a linguagem usada por ele é funcional. Procure um profissional fonoaudiólogo especialista em autismo.
Como bem colocado pelos colegas , a Fonoaudióloga especialista em TEA poderá contribuir com a reabilitação de linguagem. E somente uma Fonoaudióloga poderá diagnosticar o caso de seu filho e concluir se é necessário ou não um tratamento Fonoaudiógico