Meu filho é TDAH, desde os 07 anos. Fiz avaliação, tem laudo e tudo. Faz uso de medicação RITALINA,

3 respostas
Meu filho é TDAH, desde os 07 anos. Fiz avaliação, tem laudo e tudo. Faz uso de medicação RITALINA, aprendeu a ler com 10 anos, hoje esta com 12 anos cursando o 5 ano 4 série. As notas até o ano passado foram excelentes. Este ano ele não conseguiu fazer as provas, uma nem teve nota. O que faço?
Olá. Mediante piora dos sintomas de TDAH, é necessária a reavaliação do paciente para identificar fatores e/ou outras condições que possam estar contribuindo para o agravamento da doença. Talvez seja necessário o ajuste da medicação.

É importante entender o que está acontecendo no ambiente escolar, social e familiar do paciente. Imperioso saber se a posologia da medicação está correta e se não há um tratamento mais adequado e/ou necessidade de acompanhamento multidisciplinar.

Sugiro que procure um médico Neurologista ou Psiquiatra para uma avaliação formal.

Abraços!

Olá,
Em crianças, uma piora no aprendizado é um sinal de alerta importante para uma (re)avaliação com especialista.
Mesmo sendo portador de TDAH, há vários motivos possíveis para a piora escolar, como a presença de sintomas depressivos/ansiosos; comportamento opositor; aumento das exigências escolares com o passar dos anos, necessitando de ajuste da dose, etc.
Sugiro procurar um Psiquiatra da Infância e Adolescência para avaliar melhor o quadro do seu filho.
Prezado pai/mãe;

Boa noite;

Acredito que é importante avaliar alguns aspectos. O rendimento escolar pode ser interferido por outros fatores além do TDAH, como por exemplo, relacionados ao humor (ansiedade, depressão). As crianças são também sensíveis à mudanças no ambiente em que vivem, por isso deve-se avaliar causas externas como: relações com a família e mudanças na escola (p.ex. mudou de sala? como é a relação com o professor e colegas?).
Finalmente ressalto ainda que o tratamento do TDAH não é restrito apenas ao uso da Ritalina, muitos pacientes se beneficiam da psicoterapia cognitiva comportamental e dispõe-se hoje de muitos guias de orientações aos pais. Uma outra possibilidade é que a dosagem do remédio não esteja adequada. Para melhor investigar essas e outras possibilidades, sugiro que seu filho seja avaliado por um Psiquiatra da Infância e Adolescência ou com experiência em tratamento de pacientes dessa faixa etária.