Minha filha tem 11 anos no 5 ano sabe escrever mas não sabe ler o que devo fazer.

13 respostas
Minha filha tem 11 anos no 5 ano sabe escrever mas não sabe ler o que devo fazer.
Olá, imagino a sua preocupação em relação a essa situação!
Realmente não é comum uma criança de 11 anos não saber ler, já que o desenvolvimento da habilidade de leitura geralmente começa na infância e é ensinada na escola.
A maioria das crianças é capaz de ler textos simples por volta dos 6 ou 7 anos, no entanto, algumas crianças podem enfrentar dificuldades de aprendizado, como dislexia, que podem atrasar o processo de leitura. É importante que essas dificuldades sejam identificadas e tratadas para que a criança possa receber o apoio necessário para desenvolver essa habilidade.

Busque ajuda profissional, a orientação de um professor especializado, psicopedagogo, fonoaudiólogo e um psicólogo. Eles podem fornecer estratégias específicas para ajudar a sua filha a superar as dificuldades e com isso fazer uma avaliação e dar o suporte adequado.

Espero ter ajudado!
Com Carinho;
Vanessa Masson
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150

Conforme já destacado pela colega de profissão, é importante descartar qualquer tipo de fator fisiológico que possa atrapalhar a aprendizagem ( audição, visão, etc.). O suporte com psicopedagogo e se for o caso uma avaliação neuropsicológica depois de descartados os fatores iniciais que podem interferir.

Abraços!!
Olá!
Procurar uma avaliação psicológica ou psicopedagógica para entender a origem desta dificuldade.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Olá. É importante fazer uma avaliação neuropsicologica para verificar os motivos de não estar conseguindo escrever no 5o ano, para que suas dificuldades sejam amenizadas com intervenção especializada a partir do que for identificado.
Boa tarde!
Desde quando você percebe essa dificuldade? É importante buscar ajuda profissional para ver se é insegurança em ler, ou alguma dificuldade na dicção que a deixa travada ou se algum evento, situação gerou esta dificuldade. Seria bom buscar tanto Fonoaudiólogo como Psicoterapeuta.
Compreendo a sua preocupação. O processo de aprendizagem é multifacetado e envolve diversos fatores que precisam ser cuidadosamente analisados, incluindo aspectos biológicos, psicológicos e sociais. É possível que ela enfrente dificuldades em áreas específicas da leitura, tais como compreensão, fluência ou reconhecimento de palavras. Diante dessa situação, seria benéfico procurar a orientação de um profissional, como um psicopedagogo, pediatra ou psicólogo, que poderá realizar uma avaliação mais detalhada das habilidades de leitura dela.
Estimo melhoras
Boa tarde! Tudo bem?
Seria importante ele passar por uma avaliação neuropsicológica para mapeamento das funções cognitivas, pontos fortes e fracos para um melhor entendimento do funcionamento cognitivo e comportamental da criança.
Através da avaliação será possível direcionar o tratamento e estabelecer um plano de ação com a criança.
Bom dia! o processo de aprendizagem é complexo, multifatorial e pode ser atravessado por demandas individuais, no geral as crianças costumam ser alfabetizada (habilidades de leitura e escrita) entre 7 e 8 anos, mas isso não é uma regra, pode variar pra mais ou menos.

Sugiro que procure por um profissional especializado, um psicopedagogo ou psicólogo/neuro-psicologo podem ajudar.
É interessante levá-la a um profissional da Psicologia especializado em avaliação psicológica.
É necessario avaliacao Psicológica, para esclarecer o que pode estar acontecendo.
Entendo sua preocupação com a dificuldade de leitura de sua filha de 11 anos, que está no 5º ano. É essencial abordar essa situação com atenção, pois a capacidade de ler é fundamental para o aprendizado e desenvolvimento geral. A primeira etapa recomendada é realizar uma avaliação educacional e neuropsicológica. Isso é importante para identificar possíveis desafios específicos de aprendizagem ou questões neuropsicológicas que possam estar impactando a habilidade de leitura dela. Especialistas como neuropsicólogos ou psicopedagogos podem conduzir testes detalhados para entender o perfil de aprendizado da sua filha e determinar áreas específicas que necessitam de suporte.

Além disso, a colaboração com a escola é fundamental. Professores e educadores podem fornecer percepções importantes sobre como ela está se saindo em sala de aula e podem implementar estratégias de ensino que sejam mais eficazes para o estilo de aprendizado dela. Estratégias específicas de intervenção educacional, como tutoria especializada ou suporte de leitura, podem ser necessárias. Estas podem incluir métodos que focam nas dificuldades particulares que ela enfrenta, como programas de leitura que utilizam abordagens multi-sensoriais, que são muitas vezes úteis para crianças com dificuldades de leitura.

Criar um ambiente de apoio em casa também é crucial. Encorajar a leitura de maneira positiva e sem pressão pode ajudar a construir a confiança dela e despertar seu interesse pela leitura. Escolher livros que correspondam aos interesses dela e praticar a leitura compartilhada podem ser formas eficazes de melhorar suas habilidades de leitura e tornar a experiência mais agradável.

Por fim, é importante considerar os aspectos emocionais relacionados às dificuldades de aprendizado. Tais desafios podem impactar a autoestima e a autoconfiança da criança. Apoio emocional em casa ou através de aconselhamento pode ser benéfico para ajudá-la a lidar melhor com esses desafios.

Como especialista em Neuropsicologia, estou disponível para uma consulta inicial para discutir suas preocupações e oferecer orientações adicionais sobre como abordar as dificuldades de leitura da sua filha.

Atenciosamente,

Hugo Moraes
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá, como você está? Eu imagino o quanto deve ser difícil para você, como mãe, e para ela, diante dessa dificuldade. Entretanto, visto que de acordo com os marcos d desenvolvimento, a sua filha apresenta uma alteração no desenvolvimento dessas habilidades, é importante investigar as causas desse atraso.
Verificar com a escola sobre o ambiente em sala de aula também é importante, entretanto, oriento que busque um profissional especializado, principalmente um neuropsicólogo, que irá investigar essas dificuldades e traçar um plano de tratamento adequado para a sua filha. Busque um profissional.

Espero ter ajudado, estou à disposição para quaisquer dúvidas.

Abraço!
Olá, bom dia. Procure uma psicopedagoga para lhe auxiliar e fazer uma avaliação psicopedagógica na sua filha. Assim, vocês juntas podem entender o que está acontecendo. Espero ter ajudado, @psimariajube.