Meu filho era uma criança falante, mas aos 5 anos ele veio até mim incapaz de dizer o que queria, apontava

13 respostas
Meu filho era uma criança falante, mas aos 5 anos ele veio até mim incapaz de dizer o que queria, apontava a boca, tentava falar, mas a boca tremia, quase uma epilepsia. Isso durou 2 min. No outro dia, tava piscando muito pra falar. Agora faz pausas longas e gagueja demais. Como posso ajudá-lo?
O mais importante neste momento é descartar qualquer possibilidade de alteração neurológica, marque uma consulta com neurologista. Se for necessário ele encaminhará para psicólogo ou fonoaudiólogo.

A interrupção do fluxo da fala pode ser acusada por múltiplos fatores. As causas podem ser neurológicas, genéticas, psiquiátricas, psicológicas e sociais. É válida a investigação do fator desencadeante buscando avaliação médica, a princípio, e seguida por tratamentos que correlacionem suporte fonoaudiológico e psicológico. Atenciosamente, Aline M.S.De Coster.
Inicialmente se faz necessário a avaliação com profissionais da psicologia e fonoaudiologia. Esses profissionais te orientararão se há necessidade de neurologia.
Att
Carmen
Fonoaudióloga
Olá, deve-se investigar que mudanças aconteceram ou estão acontecendo na vida dele. Assim como se existe novas pessoas em seu em torno e como está sendo processado essas dinâmicas. A mudança brusca de conduta com reflexo nas emoções de seu filho é uma evidência que é necessário a busca por uma ajuda profissional. Abraço
Como Neuropsicóloga, aconselho que procure um médico, seja seu pediatra ou até mesmo um neurologista, que vai direcionar uma investigação para descobrir a origem do problema. Provavelmente uma avaliação com fono, avaliação psicológica e neuropsicológica devem fazer parte do processo. Um profissional dá área da Saúde vai poder te direcionar de forma adequada para descobrir a causa é tratar de maneira adequada.
A causa pode ser orgânica e ai seria interessante consultar um profissional de saúde, pediatra ou fono, para descartar ou não esta fonte. E caso não seja encontrada causa física ou haja comorbidade, consultar um psicoterapeuta com experiência em atendimento infantil, para identificar as causas e tratar.
Lembrando que o atendimento psicológico à criança, tem a participação dos pais.
Nesse primeiro momento, uma avaliação neurológica. Caso necessário o Neuro, encaminhará para uma avaliação neuropsicologica e se necessário, ele encaminhará para terapia.
A psicanálise traz muitas contribuições no atendimento de crianças, inclusive nesta idade que é normalmente um marco para estas. Casos como do seu filho, são recorrentes apesar dos significados diferentes destes sintomas para cada criança. Um psicanalista pode ajudar. Abraço!
Olá
Seria interessante nesse primeiro momento, uma avaliação psicológica, até para ter mais informações de como isso ocorreu e para ver a necessidade de avaliação de outros profissionais como um neurologista e fonoaudiólogo.
Boa sorte.
Seu relato evidencia a normalidade do aparelho fonético de seu filho. Tudo leva a crer que há uma causa psicológica a qual pode ser identificada por um(a) psicólogo(a) que aceite o caso. Um abraço!
A gagueira infantil pode surgir após uma situação que gerou muita tensão e ansiedade, mas não significa que isso seja uma regra para que a mesma aconteça. Quer dizer que a gagueira pode ser funcional e variar diante de determinadas condições (predisposição genética, causa neurológica, fatores traumáticos, em determinadas situações e ao se comunicar com pessoas específicas, etc). Independente da causa, uma intervenção conjunta de fonoaudiólogo e psicólogo seria ideal para ajudar seu filho. Sugiro também avaliação com médico neurologista, para descartar qualquer fator orgânico.
Olá! seu filho precisa de uma equipe multidisciplinar para ser avaliado, um Neurologista, um fonoaudiólogo e um Psicólogo. Paz e Bem!
Cara internauta! A gagueira é uma alteração na fluência da linguagem que gera uma dificuldade na formação das frases.A idade de surgimento ocorre entre 03 e 06 anos. Sugiro que procure um Otorrino para uma avaliação completa da cavidade oral levando em consideração a avaliação da língua e dos músculos envolvidos na fala. Está avaliação permitirá um melhor diagnostico do quadro e posteriormente orientar melhor na terapia de seu filho. Abraços !