Meu filho esta com suspeita de asperger ,levei o em um medico e ele passou uma bateria de exames laboratoriais

5 respostas
Meu filho esta com suspeita de asperger ,levei o em um medico e ele passou uma bateria de exames laboratoriais que ficarao absurdamente caros.Existe mesmo esta necessidade de fazer tantos exames?Ou eu consigo fazer pelo sus?
Na maioria das vezes o diagnóstico psiquiátrico necessita de exames clínicos para descartar doenças físicas ou neurológicas Q simulem o diagnóstico em Psiquiatria. Você precisa confiar no que o médico está orientando, e, caso não tenha entendido, precisa perguntar com que finalidade cada exame foi pedido e se faz diferença ou não no diagnóstico final. Isso serve para os medicamentos prescritos tb. É direito do paciente saber com detalhes sobre tudo que se passa com ele e o médico pode e deve informar todos os passos da evolução do tratamento. ????

O diagnóstico da síndrome de Asperger não exige exames. É clínico. Para cada exame que seu médico solicitar deve haver um propósito. Você deve sempre perguntar qual a suspeita clínica que fez com que ele pedisse determinado exame.
Para o diagnóstico da Síndrome de Asperger não é necessário exames. Basta a anamnese e exame psíquico minuciosos, mas isso não significa que outros diagnósticos não possam ou não necessitem de ser investigados ou excluídos pelo médico que lhe atende. As síndromes genéticas geralmente necessitam de exames "mais caros", ou outros diagnósticos diferenciais e comorbidades podem precisar de uma avaliação neuropsicológica que também pode ser "cara". Reforçar a ausência de retardo mental em uma avaliação neuropsicológica pode auxiliar no diagnóstico da Síndrome por exemplo, enquanto que em outras vezes o exame psíquico durante a consulta pode ser suficiente. Ou seja, os exames não são essenciais, mas podem ser necessários sim, mesmo que para o uso de alguma medicação durante o tratamento. A melhor maneira de conseguir exames pelo SUS é fazendo atendimento pelo SUS ou através de muita pesquisa a depender do exame. O psiquiatra da infância e adolescência subespecializado é essencial. Um abraço.
O diagnóstico não exige exames, a identificação da síndrome é realizada de forma clinica, deste modo, acredito que o objetivo do médico seja de descartar qualquer possibilidade de doença física ou neurológica. Se não ficou segura com a devolutiva e orientações médicas que recebeu, sugiro que busque a opinião de outros profissionais [psiquiatra e/ou psicólogo] para esclarecer suas duvidas e entender melhor este processo.

Boa sorte !
O diagnóstico para sindrome de asperger é clínico, baseado no relato dos pais e observação do medico. Mas ele pode solicitar exames para descartar algumas outras dúvidas que ele venha a ter sobre seu filho.
Caso tenha dúvidas, aconselho a conversar com o medico para saná-las.