Meu filho foi diagnosticado com 15 anos com DPAC, fez tratamento com fono mas não resolveu, hoje com

11 respostas
Meu filho foi diagnosticado com 15 anos com DPAC, fez tratamento com fono mas não resolveu, hoje com 22 anos tem dificuldades no trabalho além de sofrer com apelidos.
Existe algo que possa ser feito?
Boa tarde. Existe sim, é preciso avaliar para saber quais são as dificuldades do seu filho e qual seria o tratamento mais indicado, pois as alterações do processamento auditivo geralmente estão acompanhadas com outros sintomas do sistema de linguagem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, poderia retomar sua confiança na reabilitação procurando um fonoaudiólogo especialista em Processamento Auditivo, pois não são todos que atendem este distúrbio. Também procurar aliar a terapia com neuropsicólogo para treinar habilidades cognitivas que ficam prejudicadas com o distúrbio do processamento auditivo central. Muito importante ter estes atendimentos especializados.
Reitero as respostas anteriores. Procure um fonoaudiólogo com ampla experiência em PAC, procure por indicação, pois essa alteração pode estar associada a outras dificuldades de linguagem ou funções executivas superiores. Aliado ao tratamento fonoaudiológico é importante fazer também uma avaliação neuropsicológica.
Sim. Acho importante fazer uma avaliação neuropsicológica para saber quais habilidades cognitivas estão alteradas, refazer os exames de PAC e avaliação de linguagem oral e escrita. Procure um profissional fonoaudiólogo especializado. O DPAC é uma alteração que geralmente está associado a déficits na linguagem e em funções executivas.
Procure um especialista em terapia do processamento auditivo central e inclusive existe um programa computadorizado para treino em casa e supervisão do fonoaudiólogo. Programa muito bom. Afinando o cérebro.
Espero que já tenha encontrado tratamento. Mas às vezes é necessário um tempo maior de tratamento e reavaliar para ver se o déficit foi curado.
Além de reavaliar o processamento, fazer uma avaliação fonoaudiológica é indicado também.
Olá! Sugiro novo teste do PAC e avaliação fonoaudiológica para reabilitação das funções alteradas que prejudicam seu filho em seu cotidiano.
Olá, acho que vale à pena insistir na terapia de PAC, talvez com um outro profissional que tenha uma abordagem diferente. O importanteprocurar um especialista em linguagem, que irá realizar uma avaliação de linguagem completa e irá trabalhar especificamente as habilidades que estiverem defasadas.
concordo com as colegas - o primeiro passo é procurar um fonoaudiólogo para uma avaliação completa com base nas queixas dele neste momento da vida - uma avaliação da linguagem oral e escrita, fazer o exame do processamento auditivo central. a partir daí, a fono poderá fazer os encaminhamentos necessários.
importante que se trabalhe as alterações específicas do PAC aliando ao trabalho com as questões especificas (seja da comunicação oral ou escrita)
Olá!! Sugiro que seu filho refaça a avaliação do PAC .No caso de apresentar ainda alterações, verifique com a profissional se a terapia mais eficaz para ele é a realizada em Cabine e/ou em Terapia fora da cabine.
Ao finalizar as sessões de treinamento de PAC, sempre é feita a reavaliação. Eu sugiro fazer avaliação novamente pra sabermos especificamente a alteração apresentada

Especialistas

Priscila Kemelin Castro

Priscila Kemelin Castro

Fonoaudiólogo

Osasco

Patricia Maia Tavares

Patricia Maia Tavares

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Hellen Fernanda da Silva

Hellen Fernanda da Silva

Fonoaudiólogo

São Paulo

Nara Furtado

Nara Furtado

Fonoaudiólogo

Teresina

Suevellyn Nascimento

Suevellyn Nascimento

Fonoaudiólogo

Nova Lima

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Déficit do Processamento Auditivo Central
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.