Meu filho foi diagnosticado com o TDAH há aproximadamente 02 anos e receitado a ritalina pra ele. Porém

9 respostas
Meu filho foi diagnosticado com o TDAH há aproximadamente 02 anos e receitado a ritalina pra ele. Porém no mês de agosto de 2018 ele sofreu um pequeno desmaio e após o exame de eletro a neurologista informo que ele tem epilepsia.
É comum nas crianças com TDAH também ter epilepsia?
Há uma associação entre epilepsias em crianças e TDAH, havendo uma prevalência maior de TDAH nesta população. Entretanto, não se conhecem as causas desta maior prevalência, que pode ser devida a lesões que causem tanto epilepsias quanto alterações cognitivas (das quais o TDAH é uma) quanto a atividade anormal do cérebro devido à epilepsia. Em relação a este último aspecto, no caso de seu filho o TDAH já estava presente antes das manifestações da epilepsia - assim, é possível que o mesmo tipo de alteração cerebral esteja levando a dois problemas diferentes, em momentos diferentes, porém pode ser que sejam fenômenos independentes.

Os dois problemas devem ser abordados simultaneamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não podemos dizer exatamente que é comum. Mas pode acontecer sim. É uma comorbidade que pode ser desenvolvida ou não porém não é por causa da Ritalina , é um conjunto de outros fatores.
Você não perguntou mas, caso seu filho não faça terapia , pense a respeito disso . Vai ajudar muito no futuro dele.
À disposição espero ter ajudado .
Existe uma alta comorbidade, entre TDAH e Epilepsia , essa associação é complexa e não existe um único mecanismo fisiopatológico que possa explicar a associação entre ambos.
Olá! O diagnóstico de TDAH, "virou moda" nos últimos dez anos e precisa-se ter muito cuidado com tal diagnóstico. Se não foi bem elaborado e pesquisado, pode causar outros problemas tomando Medicamentos inadequados, pois, podem desenvolver outras doenças. No caso de seu filho seria interessante mudar de médico e buscar outros Neurologistas, para um diagnóstico mais adequado. Paz e bem!
Olá, existem estudos que falam da incidência de TDAH em pacientes epiléticos. Alguns apontam que a incidência pode chegar a 27%. É uma comorbidade de alta frequência e as causas podem ser variadas. As duas devem ser tratadas, mas não existe razão para imaginar que a epilepsia tenha sido causada pelo tratamento do TDAH. Sempre às ordens. abraço!
Problemas neurológicos como TDAH podem vir associados a outros sinais e sintomas é preciso olhar o paciente de forma a analisar cada detalhe que surgir durante o processo terapêutico. O período gestacional também deve ser levado em consideração na visão homeopática.
É possível o paciente com TDAH apresentar comorbidades como a epilepsia, portanto o neurologista deve estar em constante acompanhamento do caso
Olá! O TDAH pode ter relação com a epilepsia ainda que seja alvo de investigação. Observada como uma comorbidade que vem crescendo nos diagnósticos de TDAH a epilepsia precisa ser acompanhada por um neurologista. A associação deste cuidado com o suporte do psicólogo é de muita importância para o paciente.
Olá! Sim! É comum esses dois diagnósticos aparecerem no mesmo indivíduo. Sugiro que você procure tratamento psicoterapêutico tanto para você quanto para seu filho. Com a psicoterapia você pode tirar suas dúvidas sobre o TDAH e conhecer ferramentas comportamentais para ajudar seu filho. Quanto mais cedo buscar terapia para ele menores os prejuízos! Fico a disposição!

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 423 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.