Meu filho nao bebe sempre mas quando bebe e um perigo para a sociedade e para ele mesmo,nao se quer tratar

11 respostas
Meu filho nao bebe sempre mas quando bebe e um perigo para a sociedade e para ele mesmo,nao se quer tratar o que faco para o ajudar?
Procure estabelecer um relacionamento aberto ao diálogo e à compreensão do que é importante para seu filho e como ele gostaria de lidar com essa dificuldade. Antes de dizer o que você acha que ele deve fazer dê certeza a ele e a você mesmo de que vocês conseguem compreender um só outro evoque isso significa que vocês estão "jogando no mesmo time".
Para se sentir mais seguro de que você compreende seu filho e de que você poderá ajudá-lo, procurem juntos um profissional de saúde mental.
Promover empatia e compreensão entre você e seu filho deveria ser a meta inicial. Em seguida, avaliar quais as dificuldades específicas (descrição específica de situações difíceis), para em seguida definir valores e metas realistas pra você, que está preocupado, e pra seu fillho e talvez para seu filho, pois ainda não sabemos o quanto ele vê essas situações como problemáticas.

Se seu filho recusa tratar-se é infrutífero querer pressioná-lo mas recomenda-se que você procure ajuda de um profissional para saber o que está se passando com ele e desse modo você poderá saber como lidar com o problema de posse de uma compreensão ampla. Ao relatar o histórico do seu filho ao profissional este poderá diagnosticar algum provável problema existente e o quanto antes se estabelece o diagnóstico melhor é o prognóstico. Dependendo da idade do seu filho pode ser até uma fase comum a todo jovem, mas que tem uma agravante: o fato dele tornar-se um perigo para a sociedade ao consumir álcool.
Bom dia

Alguém escuta seu filho? Quem que ele escuta? ou seja, há alguém que se falasse para seu filho procurar ajuda ele respeitaria mais? Digo isso que muitas vezes, não são os pais, não se excluem, mas alguem que ele estabeleceu um tipo de confiança que pode nos ajudar na sensibilização do seu filho. Assim, a partir de uma conversa com essa pessoa seu filho pode procurar uma ajuda de um profissional que irá analisar e propor um tratamento. Há vários métodos, porém cabe ao paciente se identificar com o profissional e terapêutica que se identificar.

Att

Danilo Alves da Cruz
É muito importante que seu filho tome consciência dos danos e prejuízos que a bebida traz `a sua vida e `as pessoas queridas para que ele busque e possa aderir ao tratamento ,dirija seus esforços neste sentido.
Sugiro que o tratamento inicial seja uma psicoterapia.
Converse com ele quando ele estiver bem, use argumentos racionais e não apelativos e jogue a responsabilidade nas mãos dele. Se ele te ouvir e te considerar, ele vai ponderar.

Att

Dínerson Fiuza
Olá!
Acho muito importante para você que é mãe ser sincera o suficiente para mostrar a ele os danos físicos, sociais, profissionais e psicológicos que ele pode vir a ter se persistir em não buscar orientação de um profissional.
Inicialmente, uma boa psicoterapia o ajudaria muito e também te apoiaria em como lidar com ele em algumas situações.
Espero ter ajudado. Boa sorte!
Ser empático e compreensivo é muito importante, porém, há a necessidade de haver profissionais nesse circuito, um psiquiatra( atuação medicamentosa ) e um psicologo, para que haja resultado positivo, e evite-se uma necessária internação para desintoxicação.
Armando
Se você conseguir aproximar-se o suficiente para com calma propor uma consulta com o psiquiatra para "tirar a dúvida" se o seu modo de uso do alcool é de fato um problema, será um grande passo.
O psiquiatra pode ter alguma ascêndencia em nível da abordagem, ou não. Tudo dependerá da relação médico paciente que se estabeleça. A irmandade de Alcóolicos Anônimos tem uma excelente abordagem sobre o assunto. Uso frequentemente o questionário deles para inventariar as dificuldades presentes e auxiliar ao paciente a ter uma perspectiva mais clara da sua realidade de adição. Infelizmente muitos precisam passar por certas dificuldades para começar a aceitar o problema. Aconselho aos familiares buscar a irmadade de Alano, para apoio e compreensão da melhor forma de lidar com esse problema familiar. Grande abraço.
Como foi falado pelos demais colegas com a tomada de consciência pode haver um tratamento efetivo.

Como. a questão da ingestão alcoólica tem forte apelo da mídia e da sociedade, toda a confraternização tem bebida alcoólica é mais difícil a aceitação da mudança de hábitos.

Além disso é necessário verificar quais outros componentes físico emocionais estão associados.

Recomendo além da busca de profissional especializado também conhecer o trabalho do AAA para o paciente e o Al-anon para os familiares.
Abraços.
Natália
Ao procurar ajuda profissional, você poderá entender o padrão de consumo do seu filho e se estes problemas também está afetando a sua vida. É fato que para cada dependente de álcool e outras drogas há 3 ou mais pessoas próximas, família principalmente sofrendo. Precisa entender a dinâmica familiar, e todas as áreas da vida do paciente, mediante a experiência do profissional contratado este encaminhará conduta adequada para tratamento.

Abraço.
Conforme a situação apresentada, eu sugiro que você procure a assistência profissional na área da Psicologia Clinica para que você faça um levantamento cognitivo e comportamental tendo em vista a busca de elementos funcionais para o estímulo do seu comportamento no contexto familiar. É necessário também, o tratamento de elementos disfuncionais tendo como referencia a ordem pessoal (do seu filho), familiar e social.