Meu filho tem 1 ano e 1mes! Ele sorri, tem contato visual, interage bem com as pessoas, quando chama

7 respostas
Meu filho tem 1 ano e 1mes! Ele sorri, tem contato visual, interage bem com as pessoas, quando chama ele pelo nome quase nunca atende, ele com 10 meses falava mama e Papa e agora parou de falar, não fala nenhuma palavra, não aponta, nao da tchau, será autismo?
Boa tarde. .
Apesar de esta regressão ser uma característica que possa sugerir autismo, ela é insuficiente para o diagnóstico, necessitando outros sintomas um quadro completo.
Procure um psiquiatra infantil para uma correta avaliação e, se necessário, tratamento, pois mesmo que não se trate de um caso de transtorno do espectro autista, essa regressão apresentada pelo seu filho merece ser avaliada e acompanhada o quanto antes.
Cuidado com pessoas que falam que ele "vai falar no tempo dele", "vai fazer isso ou aquilo no tempo dele". Pode até ser o caso, mas toda alteração precisa ser bem avaliada.
Abraços.

Assim como comentado acima, a regressão é uma das características, mas não exclusiva de diagnóstico. Ademais, seu filho ainda é muito pequeno e nessa faixa etária não fechamos diagnóstico, mas indicamos iniciar a intervenção necessária para ver se esse comportamento pode evoluir para algum transtorno. Eu verificaria também por meio de exame de audiometria como está o potencial auditivo dele, pois otites de repetição, por exemplo, podem ocasionar perda auditiva.
Boa tarde!

Concordo com o Dr. Lucas, regressão da linguagem pode sugerir autismo, porém não é o suficiente para fechar o diagnóstico. Precisa ser avaliado por psiquiatra infantil e fonoaudiólogo e necessita realizar avaliação auditiva. Abraços
Concordo com os profissionais a acima. Além da avaliação médica, um neuropsicólogo que atenda crianças nesta faixa etária poderá lhe ajudar a entender melhor questões relacionadas ao desenvolvimento infantil. Não deixe de procurar.
Na verdade, muitas coisas podem levar um bebê a parar de falar. Você consegue pensar em algo que aconteceu nesse meio tempo que poderia ter ocasionado isto? Não é possível fazer uma avaliação pela internet. O ideal seria que você buscasse, além de um pediatra, um psicanalista com experiência no atendimento de bebês para que fizesse uma investigação ampla, na tentativa de buscar compreender o que pode ter acontecido com o seu filho.
Essa regressão e o atraso é característica sim do autismo, porém não é regra. Pode ser sim, mas também existe grande chances de ser apenas algo temporário, para saber corretamente converse com seu pediatra que ele fará os encaminhamentos devidos para se chegar à um diagnostico.
Não é raro encontrarmos por aí a associação entre o bebê que para de falar e o autismo. É preciso ter muito cuidado. Nem todo bebê com entraves na linguagem se torna uma criança autista. Também é importante esclarecer que o bebê é capaz de sofre e demonstra isso de formas diferentes, singulares. Nem todo sofrimento do bebê se traduz em autismo, mas muitas vezes os próprios profissionais da área podem confundir sofrimento psíquico com sinal de risco para o autismo. É muito importante que o bebê tenha uma boa avaliação e, SE NECESSÁRIO, um acompanhamento desde pequeno.