Meu filho tem 1 e 10 meses e não fala NADA Gostaria de saber se é normal ?

12 respostas
Meu filho tem 1 e 10 meses e não fala NADA
Gostaria de saber se é normal ?
Antes dos 22 meses a criança já esboça uma ou duas palavras. Ele balbucia? Procure um tratamento fonoaudiológico para orientação, encaminhar exame de audiometria para descartar surdez.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Existem marcos importantes no desenvolvimento da criança.Com um ano e dez meses a criança deve pronunciar em torno de 20 palavras. Deves buscar um especialista da fala para uma avaliação específica.
Oi
Marque consulta com o pediatra e relate sua preocupação, possivelmente ele pedirá exame de audição.

Consulte também um(a) fonoaudiólogo(a) especialista em linguagem e solicite uma avaliação.

Em casa, continue estimulando a linguagem do seu filho com atitudes simples e lúdicas, como imitar sons de animais, nomear objetos, frutas, comidas, partes do corpo, coisas e atividades simples como por exemplo, vamos tomar banho? Vamos tomar suco? Cadê o seu nariz? Olha aqui a maçã! Banana... bom!).

Converse bastante com ele, conte a mesma história por vários dias. Nesses momentos lembre-se de falar de modo claro, com boa entonação e, sobretudo bom volume, evitando falar alto e pricipalmente gritar com ele.

Fiquei curiosa em saber se ele usa chupeta. Alerto que o uso prolongado prejudica a fala e tb a dentição.

Espero ter contribuido.
DENISE PUPPIN
Fonoaudióloga - Prof. de Oratória - Trainer Coach de Apresentações, Discursos, Treinamentos - Gestão Emocionaç e Estratégica nas Exibições
Olá,
Por volta dos 12 meses o bebê já articula pelo menos quatro palavras e aos 2 anos já consegue formar uma frase com duas ou três palavras, tendo um vocabulário de cerca de 50 palavras, que aumenta para 200 palavras aos 3 anos de idade.
O bebê começa por emitir sons como "ahh" ou "ohh" por volta dos 3 meses de idade, passando depois a balbuciar palavras, como "dá-dá" ou "má-má", por exemplo. Por volta dos 9 meses de idade, o bebê já aperfeiçoou a fala e já é capaz de dizer palavras como "mamãe".
Você deve procurar especialistas e realizar uma avaliação.
Após este contato com os especislista,fonoaudióloga e otorrino para ver se há prejuízos na audição como por exemplo DPAC.
O Distúrbio do Processamento Auditivo Central pode acarretar prejuízos na fala.
Procure os especialistas que lhe darão a assistência adequada.
Após o diagnóstico procure um pdicopedagogo para conversar.
Att
Jaqueline D'Angelo dos Santos
Psicopedagoga Clínica
Nessa idade já estaria pronunciando algumas palavras e frases de baixa dificuldade(palavras frases), mas deve procurar um profissional na fonoaudiologia e assim terá uma avaliação mais precisa e orientação adequada.
Sugiro agendar avaliação fonoaudiológica com profissional que tenha experiência em desenvolvimento infantil.
Olá!!! não é normal uma criança com 1 ano e 10 meses não falar nada. O ideal é você procurar uma fonoaudióloga em sua cidade para avaliação detalhada e possíveis encaminhamentos para diagnostico e definição da melhor conduta.
Olá, inicialmente é importante descartar qualquer dúvida sobre perda auditiva. Caso seu filho já tenha realizado o exame da orelhinha quando nascese faz necessário repetí-lo como parte da avaliação de linguagem. Sugiro que procure um profissional especializado para realizar uma avaliação completa.
É importante vc passar por avaliação fonoaudiologica com quem tenha experiência e conhecimento em Desenvolvimento Infantil. Importante avaliar vários fatores do desenvolvimento, uso de gestos, expressões, execuções de ordem, o brincar e a fala.........
Faz também uma avaliação auditiva.
Sugiro uma avaliação com fonoaudiólogo com especialidade em linguagem.
Olá, concordo com a colocação das minhas colegas e acrescento a importância de estimular o seu bebê enquanto aguarda a avaliação dos profissionais sugeridos. Foque e contextualize as brincadeiras, limite tempo de telas (celular, tv, tablet), tire um momento do dia apenas para brincar. Espero ter ajudado. Fico a disposição!
Olá !! Entre 1 ano e 2 anos a criança apresenta intenção de se comunicar através de gestos , expressões e articulação de sons que representam uma palavra , mesmo que mal articuladas . A partir dos 2 anos, inicia a formação bem simples de frases e podendo ser também não muito inteligíveis. Sugiro que a senhora marque uma consulta com uma Fonoaudióloga para melhor avaliar o desenvolvimento de seu filho e receber orientações sobre como estimular a linguagem oral.

Especialistas

Rakel Gerke

Rakel Gerke

Fonoaudiólogo

Vila Velha

Fernanda Salles Kavaliunas

Fernanda Salles Kavaliunas

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Nara Furtado

Nara Furtado

Fonoaudiólogo

Teresina

Suevellyn Nascimento

Suevellyn Nascimento

Fonoaudiólogo

Nova Lima

Laura Mello

Laura Mello

Fonoaudiólogo

Foz do Iguaçu

Kelly Christina Soares lima

Kelly Christina Soares lima

Terapeuta complementar

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 91 perguntas sobre Distúrbios da fala
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.