Meu filho tem 2 anos e 9 meses e o neuro não quis fechar o diagnóstico. Está sendo acompAnhado apenas

11 respostas
Meu filho tem 2 anos e 9 meses e o neuro não quis fechar o diagnóstico. Está sendo acompAnhado apenas por fono que também não quis fechar o diagnóstico,não fala nada apenas balbucios é calmo e carinhoso, mas está muito frustrado por não conseguir se comunicar,o que mais posso fazer para ajudá-lo?
Minha amiga se vc percebe no seu filho alguns sinais que podem ser de um possivel transtorno de desenvolvimento,não espere mais ; procure logo um profissional que possa lhe ajudar.A psicanalise faz às intervenções precoce em bebês que já tenha alguns indicadores. Continue com o neuropediatria e com a fono.Mas é imprescindível o olhar da psicanalise. Tenha certeza que o caminho é este !!Abraço

Olá, Tenho recebido em consultório crianças cada vez menores com suspeitas de TEA, evidentemente que este tipo de diagnóstico para crianças muito pequenas não é simples de fechar e requer um atendimento multiprofissional para que a equipe possa trocar experiências e possibilidades. Aconselho buscar atendimento neuropsicologico e psicológico também. Pode ser que o diagnóstico ainda não se feche, porém as intervenções necessárias para o atendimento da criança já esta ajudando_o. Até mais, Boa sorte!
O diagnóstico de Apraxia de fala infantil pode ser comumente confundido com Transtorno do espectro autista.
Vale a pena levantar esta hipótese.
O diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista não é tarefa fácil para o médico em crianças tão pequenas como seu filho, o importante é que ele já está em terapia fonoaudiológica. Acredito que ele já tenha feito exames de audição para descartar algum déficit auditivo. Outra sugestão seria investigar apraxia de fala na infância que muito se confunde com TEA. Converse sobre isso com o fonoaudiólogo que acompanha o caso. E não deixe de ser um bom modelo de fala para o seu filho, fale com o seu rosto na mesma altura dele, use palavras e frases curtas e brinque com ele sem cobrar que ele repita o que você diz. Seu pequeno tem interesse em se comunicar e isso é muito importante!!
Olá! No seu texto você expressa que há um neurologista e um fonoaudiólogo acompanhando seu filho. Ou seja, ele já está em acompanhamento. É bastante comum haver certa demora para fechar um diagnóstico no caso do atraso da fala. Já acompanhei crianças que demoraram a falar e posteriormente se desenvolveram bem.

Embora seja importante buscar informações, perceba como esses profissionais os acolhem, como cuidam do seu filho, se estão interessados. Pergunte a eles sobre o desenvolvimento da sua criança. Perceba como está o desenvolvimento geral dela.

Caso tenha mais dúvidas, estou a sua disposição.
Não aguarde diagnóstico para iniciar o tratamento de seu filho! Você mesma já foi sensível à dificuldade dele em se comunicar, busque ajuda! A psicanálise pode ajudar muito na intervenção precoce, desenredando o que está travando ou inibindo o desenvolvimento.
Acredite em você, na sua percepção de mãe, mas mova-se para buscar recursos, não para fechar o diagnóstico, concluir com um nome o sofrimento da criança.
O diagnóstico deve ser lento, processual e cuidadoso. A intervenção precoce interfere no diagnóstico. E sempre positivamente!
Convido vc para um momento comigo em consultório... sou neuropsicologo e tenho experiência em psicopatologia... ter cuidado para dar diagnóstico é necessário... mas sempre é válido uma avaliação multidisciplinar. Tenho feito isso é com bons resultados.
Olá, eu sou psicóloga e neuropsicóloga infantil.
E acredito que com a idade do seu filho, para fecharmos esse diagnóstico precisamos levar muitas coisas em consideração. Por isso, fica mais complicado já "batermos o martelo".
Acredito também que apenas o atraso de linguagem não é o suficiente para tal diagnóstico, o do espectro autista precisa fechar a tríade de sintomas: atraso de linguagem, comportamentos esteoripados e falta de socialização.
Colocá-lo numa escola/creche ajudará muito a se desenvolver na linguagem, ou o seguimento de rotinas e o convívio com as demais crianças evidenciará os sintomas autísticos.
Porém, se existe essa suspeita, há a necessidade de procurar um Neuropsicólogo infantil que avalie o desenvolvimento do seu filho. Este terá um preparado adequado para avaliar possíveis comportamentos estereotipadas e a interação/socialização.
Sugiro que você busque um neuropsicólogo para fazer uma avaliação para ajudar no diagnóstico diferencial do seu filho e, assim, saber quais as habilidades preservadas e as prejudicadas a fim de iniciar logo as intervenções cabíveis. Se a linguagem oral for a única função prejudicada, o procedimento está correto e você terá essa confirmação por escrito e com os dados em relatório você poderá acompanhar a evolução dele no tratamento. Que bom que você está atenta e buscando informações!
Olá. Seu filho ainda é pequeno e não havendo indícios o suficiente para fechar um diagnóstico, realmente há a preferência por esperar e manter acompanhamento, para verificar a evolução que ele apresenta frente as queixas atuais. Continue com o acompanhamento frequente com os profissionais e, há a possibilidade de procurar um psicológico para auxiliar no diagnóstico e também nos sintomas apresentados.
Fechar um diagnóstico de transtorno do espectro autista muitas vezes não é tão fácil e claro. E é um diagnóstico para toda uma vida. daí toda a precaução !!
Você já está com acompanhamento fonoaudiológico.
Agregue a ida para a escolinha, natação, musicalização, e procure também uma psicóloga da área comportamental para avaliar e acompanhar.
Tudo o que fizer será lucro para sua criança. Invista!!