Meu filho tem 2 anos e um mês e pronuncia a maioria das palavras no feminino, a gente tenta ensinar

6 respostas
Meu filho tem 2 anos e um mês e pronuncia a maioria das palavras no feminino, a gente tenta ensinar a pronuncia correta mas ele não fala, ex: o nome dele é Bento e ele fala: Benta. Como proceder?
Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá, Sugiro que procure uma fonoaudióloga para avaliação completa da fala. Enquanto isso vá mostrando verbalmente os modelos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!! Quando seu filho falar a palavra de forma errada , fale no mesmo momento o correto mas sem dizer que ele falou errado.
Também seria importante ele passar em consulta fonoaudiológica para se avaliar a linguagem e para a família receber orientações sobre como estimular a fala dele.
Dra. Maria Eduarda Ribeiro
Fonoaudiólogo
Londrina
Olá, tudo bem? No momento em que ocorrer essas trocas do masculino para o feminino de o modelo correto de forma tranquila, por exemplo. Filho fala: Benta quer comer agora/ Você responde: Ah, o BenTO quer comer agora? Okay, BenTO!!. Sempre dando mais ênfase na parte onde ele erra. Caso queira marcar uma avaliação fonoaudiológica estarei a disposição, espero ter ajudado!!
Dra. Jordana de Lima
Fonoaudiólogo
São Paulo
Olá, como vai? Com essa idade a criança deve ter um repertório de palavras maior, o ambiente que a criança está inserido é um auxiliador no desenvolvimento da linguagem. O ideal seria uma avaliação Fonoaudiológica para a partir daí iniciar um plano terapêutico direcionado para seu filho.
Olá! É comum que crianças pequenas apresentem erros de pronúncia enquanto estão desenvolvendo a fala, e essas confusões entre o masculino e o feminino podem ser parte do processo natural de aprendizagem linguística. Aos 2 anos, o vocabulário está se expandindo rapidamente, e o cérebro ainda está se ajustando aos padrões da língua, incluindo a diferenciação de gênero nas palavras.

Sobre o caso do seu filho, que chama a si mesmo de "Benta" em vez de "Bento", isso pode ser um erro de generalização, em que ele aplica o padrão de palavras femininas que ele já conhece (como "gata", "bola", "mama") para outras palavras. Esse é um comportamento típico da fase de aquisição da linguagem, onde as crianças estão tentando organizar a informação linguística, mas ainda cometem esses pequenos erros.

Aqui estão algumas orientações sobre como proceder:

1. Fale com correção suave: Quando ele disser "Benta", você pode repetir de forma natural e sem pressão, dizendo: "Ah, você é o Bento, né?" ou "É, o Bento, isso mesmo!" Isso ajuda a criança a ouvir a forma correta, sem sentir que está cometendo um erro.

2. Evite corrigir de forma direta ou excessiva: As correções diretas demais podem desencorajar a criança ou gerar insegurança. Deixe que ele continue se expressando e vá corrigindo com naturalidade durante a conversa.

3. Foque no contexto: Se ele tem uma palavra errada, aproveite para usar o nome dele em frases naturais, como "Bento, vem aqui!" ou "Bento, olha o que eu trouxe!" Isso reforça a associação correta sem parecer uma correção.

4. Estimule o uso do gênero correto: Ao conversar, enfatize o uso de palavras que fazem a criança distinguir os gêneros. Por exemplo, se ele fala "Benta", você pode usar outras palavras femininas e masculinas para ajudar na diferenciação: "A Gata é da mamãe, e o Bento é meu filhinho!"

5. Tenha paciência: Esse tipo de erro é esperado nessa fase e, geralmente, ele corrige sozinho com o tempo. O importante é que ele esteja exposto à forma correta da linguagem e que continue praticando.

Se, ao longo do tempo, o erro persistir ou se você notar outros aspectos no desenvolvimento da fala que causem preocupação, como dificuldades em outras áreas da linguagem, um acompanhamento com um fonoaudiólogo pode ser útil para garantir que ele está se desenvolvendo de forma saudável.

Espero ter ajudado!

Abraço.
Seu filho só tem dois anos e essa fase é de aquisição mesmo. Evite corrigi-lo e ensiná-lo, pois esse processo se dá na interação afetiva e nas brincadeiras.

Especialistas

Thaís Noelli Bignani Rodrigues

Thaís Noelli Bignani Rodrigues

Fonoaudiólogo

São Bernardo do Campo

Luciene Silva Faria Ferreira

Luciene Silva Faria Ferreira

Psicólogo, Psicopedagogo

Guarulhos

Angela Aparecida Torres

Angela Aparecida Torres

Psicólogo

Taguatinga

Andréa Conceição Lopes de Souza

Andréa Conceição Lopes de Souza

Fonoaudiólogo

São Gonçalo

Paola Krüger Marques

Paola Krüger Marques

Fonoaudiólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 30 perguntas sobre Transtornos Do Desenvolvimento Da Linguagem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.