Meu filho tem 2 anos e 6 meses. Ele fala porém somente a palavra decisiva e cortada, geralmente ou

6 respostas
Meu filho tem 2 anos e 6 meses.
Ele fala porém somente a palavra decisiva e cortada, geralmente ou o início ou o final dela.
Ex: mamãe bolo. Ele fala: maē Bo. Abre a porta pra mim. Ele fala: mamãe pó mim. Não consegue formar frase e palavras inteiras
As únicas são: mamãe, papai, vovó, vovô, kaka q é o primo, titi q é titia... enfim
Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá , sugiro procurar uma fonoaudióloga para avaliação completa e posteriormente terapia, pois nesse idade a criança já consegue falar frases pequenas e normalmente tem um vocabulário mais vasto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Samira Palau
Fonoaudiólogo
Florianópolis
Prezada (o), sugiro que realize uma avaliação fonoaudiológica com um profissional que trabalhe com alterações de fala e linguagem. Esse profissional poderá fazer uma avaliação e demais encaminhamentos se necessário, e saberá te orientar. A avaliação é o primeiro passo e indispensável.
Olá!! Na idade de seu filho , a criança já fala frases com palavras completas . É muito importante que ele seja avaliado por uma Fonoaudióloga e posteriormente realizar terapias .
 Amanda Piovezana
Fonoaudiólogo
Itupeva
Olá... na idade dele, é esperado que forme frases curtas e tenha um vocabulário maior, falando as palavras completas. Sugiro uma avaliação fonoaudiológica para nortear a fonoterapia a fim de obter um pleno desenvolvimento da fala e linguagem.
Olá! Entendo a sua preocupação. A dificuldade do seu filho em formar frases e palavras inteiras pode ser parte do processo de desenvolvimento da fala, mas é importante avaliar mais detalhadamente para entender as causas e possibilidades de intervenção.

Segue algumas orientações que podem ajudar:

1. Modelagem de Fala: Repita as palavras e frases corretamente para ele, de forma clara e pausada. Se ele diz "maē Bo", você pode responder algo como "Sim, mamãe vai pegar o bolo."

2. Leitura e Interação: Leia livros infantis para ele e incentive a interação. Pergunte sobre as figuras no livro e incentive-o a contar o que está vendo.

3. Jogos e Brincadeiras: Use jogos e brinquedos que incentivem a fala e a comunicação. Por exemplo, brincar com bonecos ou figuras de ação e criar histórias pode ser uma maneira divertida de incentivar a fala.

4. Sessões Curtas e Frequentes: Faça sessões curtas de estímulo à fala várias vezes ao dia. Não precisa ser algo formal, pode ser durante atividades diárias como a hora do banho ou refeições.

5. Feedback Positivo: Reforce positivamente qualquer tentativa de falar, mesmo que não saia perfeito. Elogie e mostre entusiasmo quando ele conseguir dizer algo corretamente.

6. Consulta Profissional: É altamente recomendável procurar um fonoaudiólogo para uma avaliação detalhada. O profissional pode identificar se há algum atraso específico na fala e criar um plano de intervenção personalizado para ajudar no desenvolvimento do seu filho.

Lembre-se de que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, mas a intervenção precoce pode fazer uma grande diferença.

Espero ter ajudado!

Abraço.
Dr. Sergio Rodrigues Da Silva
Fonoaudiólogo
Campos Dos Goytacazes
Possíveis razões para esse padrão de fala, pode estar relacionado à dispraxia verbal infantil, onde a criança tem dificuldades em planejar os movimentos da boca para falar.
Você já percebeu se ele tenta se corrigir ou se evita falar frases maiores?

Especialistas

Thaís Noelli Bignani Rodrigues

Thaís Noelli Bignani Rodrigues

Fonoaudiólogo

São Bernardo do Campo

Luciene Silva Faria Ferreira

Luciene Silva Faria Ferreira

Psicólogo, Psicopedagogo

Guarulhos

Angela Aparecida Torres

Angela Aparecida Torres

Psicólogo

Taguatinga

Andréa Conceição Lopes de Souza

Andréa Conceição Lopes de Souza

Fonoaudiólogo

São Gonçalo

Paola Krüger Marques

Paola Krüger Marques

Fonoaudiólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 30 perguntas sobre Transtornos Do Desenvolvimento Da Linguagem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.