Meu filho tem 2 e meio e ainda não fala com clareza apenas emite sílabas ex: mamãe ele fala "mama"

10 respostas
Meu filho tem 2 e meio e ainda não fala com clareza apenas emite sílabas ex: mamãe ele fala "mama" já posso me preocupar ou até que ponto é normal?
Não precisa se preocupar, mas deve ficar atenta! Sugiro que compartilhe sua dúvida com o pediatra de seu filho e siga as orientações dele! Se julgar necessário, consulte também um fonoaudiólogo e um psicólogo!

A criança nesta idade já fala frases troca omite alguns fonemas mas a sua linguagem já e bem rica. Sugiro avaliação auditiva e anamnese do desenvolvimento global que pode ser feita pelo Fonoaudiologo que e o profissional mais adequado para este problema.
Concordo com as respostas anteriores dadas pelos especialistas. Reitero aqui a questão dos livrinhos infantis. Tenho utilizado essa estratégia e orientado aos pais nesse sentido de ler e falar sobre a história, ou pedir um reconto, solicitar que a criança indique determinada personagem da história e fale sobre a mesma. Livros infantis têm dado uma ajuda importante em casos de atraso de linguagem. Além disso, não atender a solicitação feita de maneira instrumental (ex: a criança aponta o que quer, mas não verbaliza) e falar possíveis contextos (como o exemplo dado acima) requer paciência, mas oferece ótimos resultados. Por fim, digo que é importante ofertar o modelo de fala correto - ou seja, não imitar a forma como a criança fala e não omitir nenhuma palavra das frases. Afinal, a imitação é uma importante fonte de aprendizagem para a criança.
Além de ser importante fazer uma avaliação com fonoaudiólogo, no que diz respeito a aspectos psicológicos e comportamentais, eu sugiro prestar atenção se seu filho está sendo estimulado a falar. Muitas vezes as pessoas que convivem com a criança atendem a solicitações que a criança faz com ruídos ou apenas com algumas sílabas, o que acaba deixando a criança "acomodada" para ampliar seu vocabulário. Então é importante ir nomeando objetos na frente da criança e pedir para que ela fale o que ela quer, mesmo que ainda não consiga falar a palavra corretamente, em seguida você fala a palavra de forma correta, assim ela vai entendendo como deve falar. Sugiro acompanhamento com psicólogo infantil que possa aplicar este tipo de técnicas e também orientar os pais e cuidadores.
Olá! Existirão profissionais que lhe dirão que seu filho está com dificuldades e outros dirão que não. Eu digo que não. Cada criança leva um tempo diferente para se desenvolver. Toda regra, existe exceção!
É necessário primeiro investigar com a Pediatra, sobre o desenvolvimento neuro e motor, e certamente ela lhe solicitará alguns exames, se julgar necessários, ou ainda poderá solicitar que passe por uma fonoaudióloga para investigar.
Se estiver tudo ok com o desenvolvimento do seu filho, minha sugestão é procurar um psicólogo especialista e juntos, tentarem compreender como está sendo vivenciado esta fase inicial da vida. Lembre-se que somos todos diferentes uns dos outros, que não há limite para o desenvolvimento e que cada um tem o seu tempo de maturação.
Muitos pais e mães tentam fazer comparações com as demais crianças, mas cautela. Minha sugestão, volto a reforçar, é primeiro investigar com auxilio de um especialista.

Gratidão.
Segundo a literatura médica uma criança aos 18 meses produz em média umas 20 palavras, à partir dai hà uma aceleração importante podendo falar 100 palavras aos 20 meses e 300 aos 2 anos, começando nessa fase de 2 anos a formar frases simples. No caso do seu filho hà possivelmente um atraso que deve ser examinado de perto pela fonoaudiologa, especialista em linguagem e se for observado comportamento agressivo/hiperativo, aconselho igualmente a parceria com o psicologo com experiência na primeira infância (0-5 anos).
Creio que antes de mais nada é necessário observar se a criança não está sendo atendida prontamente mesmo que suas falas sejam ao estilo "tatibitati", ou seja, ela percebeu que a compreendem, atendem prontamente e não solicitam ou esperam que ela se empenhe em verbalizar de maneira mais adequada. Se não for este o caso, então procurar especialistas. Em suma: normal não é. Uma criança com dois anos e meio já deve ter um repertório mais desenvolvido e se comunicar de forma mais amadurecida.
O desenvolvimento da fala pode estar ligado ao modo que a criança processa os sons do ambiente. Alguns estudos mostram que atraso da fala, repercute , na atenção. Essa avaliação deve ser feita por volta dos 6 anos de idade. Agora seu filho necessita ser estimulado, adequadamente, por um neuropsicólogo, através de uma pré avaliação de desenvolvimento dos 0 aos 5 anos. Estou a disposição para maiores esclarecimentos.
Espera se que uma criança com 02 anos e 06 meses consiga reproduzir parte da fala dos adultos, sem que para isso esteja formulando frases completas. Nesta fase ocorre uma explosão gramatical, a criança começa a utilizar um vocabulário com mais de 300 palavras, usa algumas gramáticas do adulto e surgem os plurais. Além da questão do desenvolvimento da linguagem, é importante que a mãe observe se a criança compreende o que lhe é dito e se sua fala apresenta alterações muito marcantes.Em casos muito diferentes dos citados, se faz necessário uma avaliação fonoaudiológica e estimulação mais específica e profissional. Mas vale ressaltar que as fases do desenvolvimento da linguagem acontecem em ritmos diferentes e embora a idade seja uma referência, o desenvolvimento varia de criança para criança e o que deve ser respeitado. No seu caso em específico acredito que uma consulta com uma fonoaudióloga iria esclarecer melhor todas as suas dúvidas e ajudá la com orientações quanto a estimulação.
Com essa idade, a criança já deve estar falando cerca de 200 palavras e formando frases. Portanto é a hora de procurar uma avaliação fonoaudiológica, para que a estimulação seja específica para o caso dele.
O desenvolvimento infantil varia, ou seja "cada criança aprende no tempo dela", mas é necessário estar de olho nos marcos infantis para nos alertar quando é preciso intervenção profissional.