Meu filho tem 21 anos e me relatou que estava com sintomas de depressão. Marquei consulta com um psicólogo

12 respostas
Meu filho tem 21 anos e me relatou que estava com sintomas de depressão. Marquei consulta com um psicólogo e já faz mais de 1 mês que o mesmo está fazendo tratamento e descobri que ele também está usando drogas. Posso marcar uma consulta com o seu psicólogo pra tentar ajudá-lo ou não?o que opinam?
Em primeiro lugar precisa conversar de forma franca e tranquila com seu filho, sobre a sua preocupação e o seu desejo de conversar com o Psicólogo.
Nessa idade o jovem já tem autonomia, e o fato de você desejar conversar com o Psicólogo precisa ser muito bem negociado.
A sua preocupação é totalmente pertinente, e a melhor saída é fortalecer a relação familiar para ajudá-lo a entender a necessidade de mudança de hábitos.
Abraços.

Olá, você pode sim! Mas, é importante ter um diálogo com seu filho e mostrar o interesse e desejo de conversar com o psicoterapeuta, para que fique tudo as claras, não trazendo assim desconforto para você, seu filho e o psicoterapeuta.
Oi! Imagino a sua preocupação com o seu filho, penso que falar com ele sobre a sua descoberta, de uma maneira não acusativa seja importante. Mostrar a sua preocupação, perguntar se há alguma dificuldade em falar com o psicólogo sobre a sua descoberta. O tempo em que ele encontra-se em psicoterapia é normal que ainda não se sinta muito a vontade para falar, mas, isso poderá ocorrer ao longo. Se perceber que há uma disponibilidade da parte dele em permitir que você converse como o profissional, diga-lhe que irá marcar. Lembre-se, a maneira como falamos, faz toda a diferença.
Bom dia! Poderia sim sinalizar para o Psicólogo dele.
Olá entendo que esteja preocupada, mas a Psicoterapia leva um tempo para começar alguma mudança, ter vontade em conversar com o Psicológo, é natural e muito compreensivo, porém, sugiro que você converse primeiro com seu filho, conte-lhe suas preocupações e seu desejo de conversar com o terapeuta dele.
Para que vc consiga falar com o Psicologo, ele precisa autorizar, caso contrário você não será atendida.
Espero-lhe tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Olá. Acredito que seja muito mais eficaz uma conversa franca e sem julgamentos com o seu filho. Ele se sentindo acolhido por você poderá se sentir seguro para levar essa questão das drogas ao psicólogo , se ainda não o fez. Como ele já é um adulto, o psicólogo só poderá te receber com autorização do seu filho. Caso essa conversa continue sendo importante para você , fale sobre essa importância com seu filho.
Uma boa conversa com seu filho, mostrando a ele suas preocupações e angustias o que e compreensível, e necessário.
E importante ele saber que tem seu apoio, a dependência química deve ser vista com clareza junto a família , desta forma em conjunto com o Psicologo encontrarão, a melhor forma de auxiliar a todos, ao mesmo tempo tirando suas duvidas amenizando angustias e medo que nesse caso e pertinente.
Abraços
Ivanilda Ubaldina.
Olá! É compreensível a sua preocupação e o desejo de querer ajudar o seu filho, porém, contatar o psicólogo dele sem autorização do mesmo, pode influenciar negativamente no processo terapêutico do mesmo. Sugiro conversar com o seu filho e se colocar a disposição para ajudá-lo, caso ele e/ou o terapeuta entendam que há a necessidade de conversar com você. Tenha calma e paciência para conduzir a situação da melhor forma possível, respeite o tempo do seu filho. Abraço.
Boa noite!
Certamente que a psicóloga do seu filho não aceitaria a conversa sem a presença do mesmo!
Seria indicado você buscar uma terapia para trabalhar a sua angústia, e procurar estabelecer um canal de comunicação com seu filho, para esclarecer as suas preocupações e certamente outros conteúdos iriam surgir.
Espero tê-la ajudado!
Primeiramente seria ótimo uma conversa com seu filho, explicando suas preocupações e que você não quer controlar nem interferir na psicoterapia dele. Explique que poderia ser bom se vocês fizessem uma consulta juntos. Os três. Nada de ligar para o psicólogo sem seu filho saber, para dar aquela palavrinha. Tudo às claras, com amor e paciência seu filho vai concordar e os três poderão ir. Sim, 21 anos já é maior, mas não sei se seu filho é muito infantilizado. Eu aceito os pais sim com o consentimento do meu paciente, é muito bom e os país poderão á ser orientado também. Uma conversa franca sempre ajuda muito. Se seu filho não quiser, vá perguntando porque é mostre o quanto seria bom. Não ligue escondido. Um bom profissional terá que avisar seu filho.
Não. Vai interferir na relação de confiança entre eles. O psicólogo não é instrumento de intermédio na relação mãe e filho e nem instrumento de imposição da lei (leia-se lei aqui como orientação ao não uso de drogas). Ele trabalhará com seu filho suas angústias, será o espaço dele, e a dupla dará conta do que deve ser trabalhado lá. Converse com seu filho abertamente, sem julgamentos (brigar afasta), mas não no espaço que é só dele.
Olá. Provavelmente este assunto já deve estar sento tratado em sessão. É comum na terapia que o psicólogo crie um bom vínculo com o paciente primeiro antes de convidar os pais a uma sessão, salvo em situações onde o paciente é ameaça iminente a si ou a outra pessoa. É possível que em algum momento ele a convide para uma conversa, porém isso não impede que você a solicite antes. Essa ação pode soar positiva no processo e ajudar com que o profissional tenha mais informações para tratar o caso. Espero ter ajudado.