Meu filho tem 21 anos e me relatou que estava com sintomas de depressão. Marquei consulta com um psicólogo

12 respostas
Meu filho tem 21 anos e me relatou que estava com sintomas de depressão. Marquei consulta com um psicólogo e já faz mais de 1 mês que o mesmo está fazendo tratamento e descobri que ele também está usando drogas. Posso marcar uma consulta com o seu psicólogo pra tentar ajudá-lo ou não?o que opinam?
Em primeiro lugar precisa conversar de forma franca e tranquila com seu filho, sobre a sua preocupação e o seu desejo de conversar com o Psicólogo.
Nessa idade o jovem já tem autonomia, e o fato de você desejar conversar com o Psicólogo precisa ser muito bem negociado.
A sua preocupação é totalmente pertinente, e a melhor saída é fortalecer a relação familiar para ajudá-lo a entender a necessidade de mudança de hábitos.
Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, você pode sim! Mas, é importante ter um diálogo com seu filho e mostrar o interesse e desejo de conversar com o psicoterapeuta, para que fique tudo as claras, não trazendo assim desconforto para você, seu filho e o psicoterapeuta.
Oi! Imagino a sua preocupação com o seu filho, penso que falar com ele sobre a sua descoberta, de uma maneira não acusativa seja importante. Mostrar a sua preocupação, perguntar se há alguma dificuldade em falar com o psicólogo sobre a sua descoberta. O tempo em que ele encontra-se em psicoterapia é normal que ainda não se sinta muito a vontade para falar, mas, isso poderá ocorrer ao longo. Se perceber que há uma disponibilidade da parte dele em permitir que você converse como o profissional, diga-lhe que irá marcar. Lembre-se, a maneira como falamos, faz toda a diferença.
Bom dia! Poderia sim sinalizar para o Psicólogo dele.
Olá entendo que esteja preocupada, mas a Psicoterapia leva um tempo para começar alguma mudança, ter vontade em conversar com o Psicológo, é natural e muito compreensivo, porém, sugiro que você converse primeiro com seu filho, conte-lhe suas preocupações e seu desejo de conversar com o terapeuta dele.
Para que vc consiga falar com o Psicologo, ele precisa autorizar, caso contrário você não será atendida.
Espero-lhe tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Olá. Acredito que seja muito mais eficaz uma conversa franca e sem julgamentos com o seu filho. Ele se sentindo acolhido por você poderá se sentir seguro para levar essa questão das drogas ao psicólogo , se ainda não o fez. Como ele já é um adulto, o psicólogo só poderá te receber com autorização do seu filho. Caso essa conversa continue sendo importante para você , fale sobre essa importância com seu filho.
Uma boa conversa com seu filho, mostrando a ele suas preocupações e angustias o que e compreensível, e necessário.
E importante ele saber que tem seu apoio, a dependência química deve ser vista com clareza junto a família , desta forma em conjunto com o Psicologo encontrarão, a melhor forma de auxiliar a todos, ao mesmo tempo tirando suas duvidas amenizando angustias e medo que nesse caso e pertinente.
Abraços
Ivanilda Ubaldina.
Olá! É compreensível a sua preocupação e o desejo de querer ajudar o seu filho, porém, contatar o psicólogo dele sem autorização do mesmo, pode influenciar negativamente no processo terapêutico do mesmo. Sugiro conversar com o seu filho e se colocar a disposição para ajudá-lo, caso ele e/ou o terapeuta entendam que há a necessidade de conversar com você. Tenha calma e paciência para conduzir a situação da melhor forma possível, respeite o tempo do seu filho. Abraço.
Boa noite!
Certamente que a psicóloga do seu filho não aceitaria a conversa sem a presença do mesmo!
Seria indicado você buscar uma terapia para trabalhar a sua angústia, e procurar estabelecer um canal de comunicação com seu filho, para esclarecer as suas preocupações e certamente outros conteúdos iriam surgir.
Espero tê-la ajudado!
Primeiramente seria ótimo uma conversa com seu filho, explicando suas preocupações e que você não quer controlar nem interferir na psicoterapia dele. Explique que poderia ser bom se vocês fizessem uma consulta juntos. Os três. Nada de ligar para o psicólogo sem seu filho saber, para dar aquela palavrinha. Tudo às claras, com amor e paciência seu filho vai concordar e os três poderão ir. Sim, 21 anos já é maior, mas não sei se seu filho é muito infantilizado. Eu aceito os pais sim com o consentimento do meu paciente, é muito bom e os país poderão á ser orientado também. Uma conversa franca sempre ajuda muito. Se seu filho não quiser, vá perguntando porque é mostre o quanto seria bom. Não ligue escondido. Um bom profissional terá que avisar seu filho.
Não. Vai interferir na relação de confiança entre eles. O psicólogo não é instrumento de intermédio na relação mãe e filho e nem instrumento de imposição da lei (leia-se lei aqui como orientação ao não uso de drogas). Ele trabalhará com seu filho suas angústias, será o espaço dele, e a dupla dará conta do que deve ser trabalhado lá. Converse com seu filho abertamente, sem julgamentos (brigar afasta), mas não no espaço que é só dele.
Olá. Provavelmente este assunto já deve estar sento tratado em sessão. É comum na terapia que o psicólogo crie um bom vínculo com o paciente primeiro antes de convidar os pais a uma sessão, salvo em situações onde o paciente é ameaça iminente a si ou a outra pessoa. É possível que em algum momento ele a convide para uma conversa, porém isso não impede que você a solicite antes. Essa ação pode soar positiva no processo e ajudar com que o profissional tenha mais informações para tratar o caso. Espero ter ajudado.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1127 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.