Meu filho tem 3 anos ele fala tudo muito enrolado, será que é por causa q ele chupa chupeta ou ele

10 respostas
Meu filho tem 3 anos ele fala tudo muito enrolado, será que é por causa q ele chupa chupeta ou ele tem algum problema?
Olá, o ideal é levá-lo inicialmente para avaliação com uma fonoaudióloga, se for necessário ela poderá encaminhar para outro especialista como neurologista, psicólogo... Pode ser um atraso na fala, pelo uso ou não da chupeta, ou pode ser algum outro sinal que o desenvolvimento dele não está indo bem. Outro fato que você deverá começar a trabalhar com ele é a retirada da chupeta, aos poucos, primeiro reduzir o tempo de uso até conseguir realmente tirá-la.

O ideal é você procurar um fonoaudiólogo para fazer uma avaliação.
Seu filho está com 3 anos a fala e várias estrututuras estão em desenvolvimento. O uso da chupeta interfere muito na arcada dentária, na estrutura óssea do palato duro (céu da boca), no posicionamento da língua e respiração. O ideal será você marcar uma avaliação com fonoaudiologia e psicologia. Muito importante também é que ele esteja na escola, pois será uma das formas de auxiliar na retirada gradual da chupeta. Você não menciona se ele faz uso de mamadeira. Caso esteja utilizando mamadeira, também deverá ser feita a retirada da mesma. .Att
Carmen
Fonoaudióloga
hábitos orais - chupeta, mamadeira ou chupar o dedo - podem prejudicar muito tanto a fala como o bom desenvolvimento das arcadas dentárias.
o ideal é que você procure por um fonoaudiólogo para avaliar seu filho.
Olá! existem várias causas que interferem no desenvolvimento da fala e algumas crianças apresentam a fala alterada a ponto de não serem entendidas pelas pessoas. A chupeta atrapalha a inteligibilidade de fala e junto com outras causas podem fazer com que seu filho fale errado. Sugiro que procure uma fonoaudióloga para avaliar e definir a melhor conduta a seguir.
Sugiro que procure um proficional especializado para realizar uma avaliação de linguagem e de motricidade orofacial. Isso ajuda muito no tratamento, se este for necessário. Além disso, esse profissional poderá orientá-la a melhor forma de retirar a chupeta. Boa sorte!
São vários os fatores que interferem no desenvolvimento de fala e da linguagem da criança, por isso ela precisa ser avaliada por um fonoaudiólogo. O uso prolongado e constante da chupeta pode atrapalhar o desenvolvimento da fala, mas existem vários outros fatores que também influenciam esse desenvolvimento.
Aos 3 anos é esperado uma fala bem organizada e estruturada considerando as vivências da criança.
Há algumas trocas que se existirem ainda são esperados na fala da criança como a dificuldade de pronunciar fonemas /r/ e principalmente encontros consonantais como /tr/, /fr/, /cr/ e etc.
A criança falar enrolado a ponto de não ser compreendida é importante sim uma avaliação. Pode sim ter influencia de um hábito deletério como o uso da chupeta, mas podem ter outros fatores que devem ser investigados. Sugiro a avaliação de um fonoaudiólogo experiente nesta área para ter uma resposta mais exata da causa.
Procure um especialista em fonoaudiolgia e assim após avaliação poderá obter uma orientação e possível tratamento.
Olá. O ideal é seu filho passar com uma profissional para avaliar aa evolução do desenvolvimento de seu filho para saber se há algum problema e dar as devidas orientações inclusive sobre a utilização da chupeta