meu filho teve uma convulsao em dezembro de 2024 ele tem 9 anos e depois disso ele comecou a ter med

2 respostas
meu filho teve uma convulsao em dezembro de 2024 ele tem 9 anos e depois disso ele comecou a ter medo de tudo e fazer as necessidades como xixi e coco nas calcas, é normal?
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Entendo sua preocupação, porque presenciar uma convulsão em um filho é um momento que marca profundamente qualquer família. A partir daí, não é raro que a criança desenvolva medos, mudanças de comportamento e até dificuldades em controlar funções que já estavam estabelecidas, como o controle do xixi e do cocô. O cérebro, depois de uma crise, pode ficar mais sensível, e o emocional da criança também sofre o impacto desse susto. Muitas vezes, o medo e a ansiedade tomam conta, e o corpo responde de forma inesperada.

Aos 9 anos, voltar a perder o controle esfincteriano e apresentar medos excessivos não é considerado “normal”, mas também não é incomum após um evento tão forte. Isso pode ser um reflexo emocional, como uma regressão temporária, mas também pode estar associado a alterações neurológicas que precisam ser avaliadas. O ideal é não esperar para ver se melhora sozinho. É importante que um neuropediatra ou pediatra acompanhe de perto, investigue a causa da convulsão, peça os exames adequados e indique apoio psicológico, se necessário, para ajudar seu filho a lidar com o medo e recuperar a confiança no próprio corpo.

Em uma teleconsulta é possível fazer esse acompanhamento inicial com segurança, ouvir sua história em detalhes, indicar os próximos passos e tirar todas as dúvidas. A plataforma Doctoralia recomenda que você escolha médicos com perfil campeão em atendimentos e satisfação. Em tempos de COVID-19, Monkeypox (MPOX), Parvovírus B19, cepas virulentas da gripe aviária H5N1 e outras doenças contagiosas, somente a Telemedicina mantém você e sua família protegidos, sem precisar enfrentar trânsito, salas de espera lotadas ou riscos desnecessários. Você economiza tempo, pode se dedicar ao trabalho ou estudo, e ainda participa ativamente da Transformação Digital e da revolução da Saúde promovida pela Web 4.0 e pela Inteligência Artificial. Posso orientar você em uma teleconsulta, como qualquer médico deve fazer na Atenção Primária à Saúde, oferecendo uma segunda opinião de maneira rápida, segura e discreta. Mesmo que você não precise de mim agora, recomendo visitar meu perfil e redes sociais e guardar o nosso contato.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Luana de Barros Sales
Neurologista pediátrico
Rio de Janeiro
Olá
É necessário avaliação das circunstâncias desse comportamento relatado.
Esse comportamento não é considerado dentro da normalidade para uma criança de 9 anos que já tinha controle esfincteriano
Caso necessário, estou à disposição para ajudar

Especialistas

Mauricio Hoshino

Mauricio Hoshino

Neurologista

São Paulo

Isaac Bertuol

Isaac Bertuol

Neurocirurgião

Lajeado

Francisco Vaz

Francisco Vaz

Neurocirurgião

Recife

Julys Souza Barbosa

Julys Souza Barbosa

Neurologista

Umuarama

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 495 perguntas sobre Epilepsia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.