Meu filho troca de hiperfoco o tempo todo é normal?

26 respostas
Meu filho troca de hiperfoco o tempo todo é normal?
GOSTARIA DE SABER A IDADE DELE E O QUE VOCÊ ENTENDE POR HIPERFOCO. Se for empolgação por alguma coisa ou atividade é normal, dependendo da idade. Mas os pre´-adolescentes e os adolescentes também estão descobrindo o mundo, e muita coisa chama a atenção deles. E coisas diferentes chamam mais a atenção. Depois parece que se desconectam daquilo e se voltam para outro assunto com a mesma intensidade.

Boa noite, existem muitos fatores para serem levados em conta nessa situação, como idade, estágio de desenvolvimento, o funcionamento familiar, a rotina dele, entre outros detalhes. Procure um profissional que possa avaliá-lo de maneira a observar a globalidade do funcionamento da criança (se é hiperfoco em apenas uma coisas, ou restrito a algumas coisas), espero ter ajudado.
Boa noite, seria interessante saber a idade dele, se for preadolescente este comportamento pode se relacionar a idade, pode ser que ainda não está definido no que lhe interessa mais, pode se interessar por tudo e ao mesmo tempo por nada; de qualquer forma é importante prestar atenção para perceber se é falta de concentração ou não. Nestes casos é importante se deixar ajudar de algum profissional da area da psicologia para não correr o risco de rotular a pessoa de algo que pode não ser real o verdadeiro.
Procure ajuda!
Diante dessa colocação, sugiro você fazer uma avaliação com profissional da área de saúde mental. É uma questão subjetiva podendo estar relacionada a uma patologia ou não.

A disposição.
Olá, vivemos hoje um excesso de informações que dificilmente conseguimos diluir. Há muita desinformação no que tange à hiperatividade.O desenvolvimento da criança é permeado por muitas fases...A dificuldade no que tange à alternância da atenção ou o hiperfoco dela vai depender de muitos fatores, idade, limites dados a essa criança, sua relação com o mundo, com o outro, fatores orgânicos, cognição e etc...Por fim , dentro da minha fala inicial ressalto que há uma dificuldade em separar o que é da ansiedade, da fase de desenvolvimento dos pequenos, e do que é mais orgânico, como por exemplo o transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade. Procure um neuropsicólogo (a), para que seu filho faça uma avaliação. Esse olhar profissional é fundamental para o rumo das novas diretrizes, no encaminhamento e tratamento se for o caso. Abraços...Katiana Santiago
Prezada!
Procure por uma equipe multidisciplinar para investigar o psicossocial, levando em conta a aprendizagem junto a escola. Se estiver causando prejuízos em sua vida diária, deverá fazer uma Avaliação Neuropsicologica para investigar as funções cognitivas e executivas para obter um diagnóstico preciso.
Atenciosamente
Olá. Acredito que falte um pouco de informações na sua pergunta. Se você se refere à troca de foco com dificuldade de prestar atenção por muito tempo numa determinada atividade, imagino que sua preocupação seja com ele ter sintomas de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Mesmo assim, o diagnóstico infantil não deve ser feito de forma preciptada e sem antes uma investigação aprofundada sobre as causas, contexto e outros fatores, mesmo fisiológicos, da vida do seu filho. Aconselho a busca por um pediatra ou psiquiatra e de um(a) psicólogo(a) para auxiliar não apenas o seu filho, mas também você e quem cuida dele a entender melhor o caso do seu filho e como lidar com isso. Abraço!
Olá! Acredito ser importante buscar uma avaliação com um profissional da psicologia ou mesmo médico para poder entender melhor o sintoma do seu filho e se há necessidade de um tratamento. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição.
Impossível saber sem antes conhecê-lo. Procure um psicólogo da sua confiança ou agende uma consulta para seu filho
Olá, para responder à sua pergunta seria necessário mais informações. Porém, seria mais indicado que você procurasse levá-lo para uma avaliação com profissionais de saúde mental ou mesmo um neurologista, ou neuropediatra se tratar-se de uma criança.
Olá!
Para nós, psicólogos, se torna difícil responder a esta pergunta sem conhecer o paciente. Em uma situação como esta torna-se necessário conhecer também o contexto do que você descreve aqui como “hiperfoco”. Torna-se imprescindível a avaliação de um psicólogo ( em consulta) para um diagnóstico.
Sim, a mudança de interesse pode migrar para outro, relacionado ao anterior ou não. Se tratando do Espectro, os interesses e expressões de comportamento podem se expressar de formas diferentes entre as pessoas. ... Sim, os interesses podem mudar de foco ou continuar o mesmo durante um tempo.
Querida, o interessante a se fazer para chegar a algum diagnóstico ou responder à sua pergunta sobre a “normalidade” do quadro, seria encaminha-lo à avaliação Neuropsicológica.
Olá! É necessário saber o diagnóstico correto do seu filho para se responder essa pergunta. O que foi explicado a você como hiperfoco? Existem alguns diagnósticos que o hiperfoco é um sintoma sendo então importante saber do diagnóstico para poder responder à sua pergunta de forma adequada.
Primeiro precisa definir o que seria hiperfoco, e a idade dele. Os especialistas mais indicados caso houver algum chamado da escola ou algo assim são: psicólogo, avaliação psicodiagnóstica e neurologista se for o caso.
Concordo com os meus colegas, sua pergunta carece de algumas informações, como: a idade do seu filho, sua compreensão de hiperfoco e a descrição do que seria o tempo todo.
Temos diferentes tipos de atenção, vou destacar aqui a atenção dividida e a atenção sustentada. A atenção dividida, nos permite prestar atenção a pelo duas coisas, oscilando a atenção entre duas tarefas. Por exemplo, cozinhar, acompanhar a telenovela e conversar com os filhos sobre como foi o dia. A atenção sustentada, nos permite manter a atenção em apenas uma tarefa, por exemplo ler um livro de biologia em um shopping center.
Hiperfoco é compreendido como o ato de manter atenção sustentada exclusivamente em uma atividade ou tópico, pode ocorrer durante horas, por exemplo: jogar video game por horas e não escutar o chamado para almoçar, ou mesmo se interessar apenas por um tema, como carros e só falar sobre isso. Quando há o relato sobre a mudança de "foco" o tempo todo, é necessária a descrição desse "tempo todo", pois se for a cada dois minutos, por exemplo, já não seria necessariamente um hiperfoco, seria uma mudança de interesse.
O ideal, seria mesmo consultar um profissional e descrever em detalhes sua dúvida, para receber a orientação adequada.
Concordo com a colega Carla , acho indispensavel uma avaliação , para que a criança seja diagnosticada por um profissional da área, para ser tratada adequadamente , ja que a mãe observa algo de diferente na criança. Pode nao ser nada grave, mas com a avaliação, ficará esclarecido.
Boa Tarde! Seria interessante e muito importante que você marque uma consulta para esclarecer melhor sua dúvida. Um detalhe não dito pode mudar o diagnóstico. Grande Abraço.
Necessita de acompanhamento de um neurologista e um psicólogo. Detalhes só após avaliações feitas pelos mesmos.
Qualquer opinião sem uma avaliação mas detalhada é temerosa.
Marque uma consulta com um profissional e será muito mais preciso.
Acho que seria interessante entender no que esta dificuldade está realmente afetando seu filho. Existe alguma queixa da escola por exemplo em relação a isso? Ele chega a demonstrar desatenção durante todo o dia? Em quais momentos? São perguntas essenciais que um profissional deveria fazer e entender primeiro para depois, junto com a família, traçar qual seria a melhor conduta. Trabalho com avaliação neuropsicológica que tem como objetivo medir com precisão o desempenho de algumas habilidades cognitivas como a desatenção. Por isso, é muito importante que os pais estejam atentos para que, caso necessário, procurem um especialista.
O que você chama de hiperfoco?
Como observou isso?
Não há regras. Depende de muita coisa, para que um profissional da área, chegue a um diagnóstico.
Procure ajuda.
Olá. O primeiro tópico a ser analisado é a idade de seu filho, pois é certo de que em algumas fases da vida nos desatentamos mais facilmente. No entanto, outros aspectos também precisam ser analisados: Como o que é hiperfoco para você, o contexto em que seu filho está inserido, os estímulos que este recebe do ambiente que frequenta. Enfim, é necessário buscar por um profissional capacitado para avaliá- lo, para que se necessário este auxilie na melhoria da qualidade de vida de seu filho.
É necessário saber o diagnóstico correto do seu filho para se responder essa pergunta. O que foi explicado a você como hiperfoco? Existem alguns diagnósticos que o hiperfoco é um sintoma sendo então importante saber do diagnóstico para poder responder à sua pergunta de forma adequada.
Olá; HIperfoco trata-se de uma capacidade de concentração extrema por um longo período de tempo em determinado tema ou assunto ou tarefa; ela pode ocorrer em alguns quadros; é comum em pessoas que pertencem ao espectro autista ou em pessoas com TDAH; algumas vezes pessoas com altas habilidades também podem apresentar hiperfoco. No TEA é mais caracterizado por um interesse muito forte em determinado tema e uma categorização e coleçao de informações que costuma durar um certo período; mas isso não é uma regra; já no caso do TDAH eu diria que se tratam mais de paixões que se alteram com mais facilidade, mas também não é regra. Seria importante entender o que está por trás desse hiperfoco; se ele tem um diagnóstico e o quanto o hiperfoco impacta em sua vida. Se estiver tendo dificuldades procure orientação de um psicoterapeuta infantil. Abraço.

É perfeitamente normal que uma pessoa, incluindo uma criança, troque de hiperfoco ao longo do tempo. O hiperfoco é caracterizado por uma concentração intensa e prolongada em uma atividade específica, e é comum que esse foco intenso mude de um tema para outro ao longo do tempo. É uma manifestação da mente curiosa e em constante busca por estímulos novos e interessantes. No entanto, é importante diferenciar entre hiperfoco e interesse específico. O interesse específico refere-se a um interesse incomum e intenso em um assunto restrito, e é mais duradouro e persistente do que o hiperfoco. Pessoas com autismo, por exemplo, podem desenvolver interesses específicos que se mantêm ao longo do tempo, enquanto o hiperfoco pode ser mais transitório. Ambos os fenômenos são naturais e fazem parte da individualidade de cada pessoa.