Meu irmão foi diagnosticado com distimia a um tempo, desde então a 2 semanas pra ca ele me disse que

14 respostas
Meu irmão foi diagnosticado com distimia a um tempo, desde então a 2 semanas pra ca ele me disse que o pessimismo e a desesperança sumiram do nada, ele está menos triste mas ele ainda vai iniciar o tratamento, sem motivo algum, pode ser oscilação de humor?
A distimia é considerada uma depressão leve, de baixa intensidade, entretanto de longa duração. O bom seria reavaliar esse diagnóstico com outro profissional. Pode estar ocorrendo, sim, uma oscilação de humor.
Abraços

Ele apresenta esses sintomas de pessimismo, desesperança faz quanto tempo? Apresenta oscilação de humor constante e sem aparente gatilho? Seria interessante nova avaliação para confirmar ou descartar o diagnóstico.
É possível que seja uma oscilação de humor. Embora a distimina seja uma doença branda ela é persistente e haintervalis ontem a pessoa sente-se melhor. Porém a opinião de outro profissional seria interessante.
As oscilações de humor são recorrentes em muitos tipos de depressão. Seria aconselhável acompanhar com outra avaliação a evolução do quadro e a eventual remissão dos sintomas.
A distimia é uma depressão leve e crônica e pode ser melhor administrada com os processos terapêuticos. Muitas vezes, pela cronicidade, é confundida como um perfil de personalidade, como aquele jeito de ser mais introspectivo e pessimista. Se ele alterou o padrão antes de iniciar tratamento, pode ser um transtorno bipolar, oscilando da distimia para a hipomania. Vale a pena procurar nova avaliação e associar medicação com psicoterapia.
Sim, pode ser uma oscilação de humor. No caso de dúvida com relação ao relato do seu irmão de desaparecimento abrupto dos sintomas, sugiro que seja revusto o diagnóstico por um profissional psicólogo e/ou psiquiatra.
A oscilação no humor pode ocorrer por diversas causas. Nas psicopatologias, não é diferente. É sempre indicado buscar o auxílio de um profissional em saúde mental para um diagnóstico mais próximo da realidade vivenciada pela pessoa, o que também possibilita um melhor tratamento e, por consequência, uma melhor qualidade de vida.
A Distimia é um transtorno de humor, que pode sim ter como um dos sintomas as oscilações de humor. Seria interessante relatar isso ao Psiquiatra (acredito que ele tenha dado o diagnóstico) e procure um Psicólogo para iniciar um tratamento e ter uma melhora geral nos sintomas. Estou à disposição. Um abraço!
Bom dia.A distimia é considerada pela psiquiatria como depressão leve. Precisamos compreender que somos seres de práticas integrativas.Reagir às nossas afecções ê um comportamento constante ao longo da nossa existência.Está reflexivo pode ser entendido como uma leve depressão. Não deve ser compreendida como psicopatologia. Mas como uma forma peculiar de responder às afecções que nos causam reações na maioria das vezes, contraria aos nossos desejos.Abraço
Importante nesse caso entender que o tratamento adequado é o acompanhamento do Médico Psiquiatra + o Psicoterapeuta.
Um sem o outro pode prolongar o sofrimento do paciente, ou seja, demorar mais tempo para ver resultado.
Espero ter ajudado!
Respondendo diretamente a pergunta, sim, pode ser uma oscilação de humor; que, como já dito por outros colegas aqui, é muito comum em transtornos depressivos. Ao mesmo tempo, podemos considerar que a diferença no humor da pessoa possa ter ocorrido por algum evento positivo pontual, e que logo deixaria de fazer tanto efeito no humor. Creio que o início do tratamento e seu desenrolar irá apontar com mais precisão a respeito da sua dúvida. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
A mudança súbita do humor para melhor pode ser uma consequência fugaz de saber que ele vai fazer o tratamento adequado. Isso pode tê-lo motivado! Mas é importante fazer uma Psicoterapia e entender melhor essas características do seu comportamento .
Seria interessante saber se esses sintomas de pessimismo, desesperança ocorrem há quanto tempo, mais ou menos,
É importante uma avaliação psicológica para avaliar o caso e confirmar o diagnóstico. Um tratamento continuado é muito importante neste caso, de preferência integrando diversas abordagens compementares.
Olá! Sim, é possível que as mudanças repentinas no humor do seu irmão sejam devido a oscilações naturais. O humor humano é complexo e pode ser influenciado por vários fatores. No entanto, considerando o diagnóstico prévio de distimia, é importante abordar essas mudanças com cautela. Embora seja encorajador ver uma melhora temporária, é essencial que seu irmão continue com o tratamento recomendado. Distúrbios de humor, como a distimia, requerem um tratamento consistente e adequado para gerenciar os sintomas a longo prazo. É importante monitorar de perto o humor e relatar qualquer mudança significativa ao profissional de saúde mental.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!