meu marido bebe exageradamente cerveja todos os finais de semana e não aceita parar o que faço?

14 respostas
meu marido bebe exageradamente cerveja todos os finais de semana e não aceita parar o que faço?
Bom a solução mais viável para este caso, seria a sua própria mudança perante essa situação, somente assim quem sabe ele mudaria, logo indico que você mesma procure um psicólogo, pois somente assim haverá a possibilidade de gerar alguma mudança desse sujeito. Boa sorte..

È um grande desafio, pois muitos dos que consomem bebida alcoólicas tem dificuldade para admitir que o álcool pode se torna um hábito nocivo e perigoso. Procure se informar, apoio para você e lidar com a problemática saber como ajudá-lo se for sua vontade.
È uma doença que leva dependência física e psicológica, mas tem tratamento para ele e para a família.

Desejo que encontre bons caminhos

Maria
Creio que nestes casos é bastante difícil ajudar uma pessoa que esteja nessas condições se ela não se dispor a um tratamento. A primeira possibilidade seria propor a ele que busque ajuda. A segunda, seria que você buscasse ajuda. Se não estiver contente com as condições de seu casamento pode procurar a melhor maneira de lidar com elas.

att,

Fernanda
Neste caso de alcoolismo, é preciso que ele reconheça que precisa de ajuda, pois ele tem que querer se ajudar também, até para melhorar o relacionamento com a família, pois alcoolismo é uma dependência física e psíquica. Indico que você também procure ajuda, até para saber ajudá-lo.

Desejo boa sorte,
Vanessa Gonçalves Santos.
Sugiro procurar ajuda em grupos de apoio focados nesse assunto para que possa aprender a lidar com a situação.
Frequente a Sala de Partilha de Família de um Grupo de AA ou Cerea na frequência de no mínimo 1ª Sessão/semana.
Me parece que o desejo de cuidado e intervenção desse hábito vem de você e não dele. Vocês já tentaram conversar sobre o assunto e como isso tem interferido na relação do casal, na família e na saúde dele? A partir dessa conversa, é importante que vocês tomem uma decisão conjunta em direção a mudanças. A participação ativa dele nesse processo será fundamental, avaliando se será ou não necessário buscar ajuda profissional.
Procurar apoio psicológico para você é fundamental para que possa lidar melhor com a situação. Em função de você, para, talvez, haver reflexo nele. Às vezes o sujeito não consegue parar de usar o álcool, mas talvez possa fazer uso menos danoso. Parar completamente às vezes é muito difícil para quem faz uso abusivo ou compulsivo de alguma droga. Uma abordagem visando a redução de danos e não necessariamente a abstinência talvez possa ajudá-lo.
Sua preocupação é muito importante. Isto indica sua preocupação em ajudar seu esposo para que a situação não se agrave. Conforme nos indica os manuais, que nos ajudam a identificar as doenças, quando o uso de droga (neste caso o álcool), traz dificuldades como problemas de relacionamento (familiar, amigos, etc), com as obrigações diárias (trabalho, estudos, etc), o uso se tornou abusivo, isto é, a redução do consumo é uma questão de saúde física e psicológica. O agravamento destes problemas, com o uso cada vez mais frequente pode se configurar em dependência. Se estas coisas têm ocorrido sua preocupação é legítima.
Não perceber tais danos é característico de quem sofre delas, entretanto esse quadro pode se alterar, na medida que a pessoa percebe os danos. Um caminho possível é ajudá-lo a entender que isso o prejudica, e afeta as pessoas que se importa com ele, isto é sensibilizá-lo para que tenha vontade de procurar ajuda. Procure um profissional que ajudará neste processo. Abraço.
Entenda que o alcoolismo é uma doença. A pessoa se torna dependente do álcool, acreditando que o mesmo traz momentos mais felizes e prazerosos ou até mesmo como uma forma de mascarar sentimentos ruins que o persegue. É preciso que haja uma tomada de consciência do próprio sujeito de que está doente e precisa de ajuda. O tratamento deve ser feito com um psiquiatra e com um psicoterapeuta. A terapia cognitiva comportamental é bastante positiva no tratamento do alcoolismo. Evite Críticas e cobranças exacerbadas, pois tendem a levar a pessoa a beber ainda mais, por se sentir um peso para família. Se faz necessário esclarecer ao seu marido, o quanto o seu comportamento trará prejuízos para a sua saúde física, psiquica e social. Espero ter ajudado, boa sorte!...
É muito comum no caso de alcoolismo as pessoas não se acharem doentes ou precisando de qualquer mudança em suas vidas, portanto recomendo que vc comece por procurar um grupo de familiares de alcoólatras que se chama ALANOM e segue a mesma linha dos 12 passos que o A. A. , procure se informar se esse tipo de grupo existe em sua cidade. Pois na convivência com alcoólatras as pessoas desenvolvem o que podemos chamar de uma co-dependência. A dependência da dependência do outro .Esses grupos podem oferecer uma orientação adequada de como vc pode abordar o assunto com seu marido e que atitudes são de maior eficácia para que ele comece a perceber sua dependência do álcool e os prejuízos que esse comportamento está trazendo para a família e para o casal.
Você está preocupada com o padrão abusivo de beber do seu esposo certo? mas ele não! "ainda". quando nós entendemos um tratamento com bom prognóstico¹ é sempre associado ao entendimento do alcoolista que o consumo está afetando áreas "funcionais" da vida. Não conheço a sua história e não conheço o padrão de consumo e prováveis prejuízos que estão afetando a sua e vida do seu esposo, é fato que para o dependente "admitir" a doença é mais eficaz. Se este não é o caso então é considerado importante que você busque ajuda por você PRINCIPALMENTE! Se neste momento é você que está sofrendo procure você por ajuda. Há opções gratuitas de ajuda para família de dependentes de álcool ( AL`ANON). Se tiver condições de fazer investimento procure atendimento psicoterapia com psicólogo especialista na área de Dependência Química e Co-dependência, para melhor condução de sentimentos de angústia/impotência/medo entre outros problemas associados ao alcoolismo.
Bom depois de tantas respostas.

O que acha de você mudar?
Busque ajuda para você querida, se ame também.

Forte Abraço.

ATT
Sayonara Machado
Se a questão do alcoolismo já está prejudicando você e seu casamento, começa por você para buscar formas de como conduzir esta demanda, através de profissionais qualificados. Bem como os psicólogos individuais ou de casais com abordagens para o aqui e agora e até mesmo dependendo do grau da dependência, um psiquiatra para juntos acompanhar-los.
Você será capaz de se fortalecer para se ajudar e ajudá-lo.
Boa sorte!
Mônica Araújo.