Meu marido operou uma hérnia ingnal do lado esquerdo, agora está com outra do lado direito, a 2 anos

10 respostas
Meu marido operou uma hérnia ingnal do lado esquerdo, agora está com outra do lado direito, a 2 anos. Ele não tem mais vontade de fazer sexo. Tem 42 anos e não temos relação a 1 ano. Isso é normal?
Olá, seu marido pode estar com dores em consequência da hérnia, ou até com medo do esforço, o que é normal neste caso. Procure ajuda de um médico urologista para uma avaliação e encaminhamento para fazer a cirurgia. Depois disto ele deve recuperar o desejo estando livre das condições em que se encontra. Se nada estiver errado fisicamente o problema pode ser psicossomático, e para isso tem ótimos tratamentos com terapia sexual. Boa saúde.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A diminuição do desejo não tem relação com a cirurgia de hérnia inguinal que o seu marido se submeteu. Uma complicação dessa cirurgia poderia ser a ligadura inadvertida do canal deferente, que tem a ver com a fertilidade. Mas mesmo nesses casos a ligadura teria acontecido em apenas um dos canais o que nao afetaria nem a fertilidade e muito manos o desejo sexual. Como era a libido dele antes da cirurgia? Houve alguma complicação? A hérnia do lado direito é dolorosa em determinadas posições? Seria bom uma visita ao cirurgião ou urologista para que ele seja esclarecido de que as hérnias operadas e não operadas por si só não causam diminuição da libido. Caso permaneça a dificuldade procurem um bom terapeuta sexual.
O ideal seria buscar uma avaliação médica para descartar outras causas para a perda do desejo, como disfunções hormonais, baixa de testosterona, disfunções da tireoide, anemia e até mesmo depressão. Não se pode afirmar que a falta de desejo seja por causa da hérnia pq várias outras causas podem estar presentes, inclusive fatores emocionais, como problemas financeiros ou no emprego, perdas recentes, conflitos no relacionamento, abuso de álcool, cigarro etc... O melhor seria mesmo procurar fazer um checkup clínico e, se não acharem uma causa física, procurar psicoterapia pra ele.
Casal sem sexo, não é normal. Deve faltar dialogo entre vocês. A cirurgia não justificaria a falta de sexo , e sim uma disfunção sexual que pode ser hormonal, causas psicológicas ou problemas de saúde. Conselho para ajudar seu marido e sua relação marital: terapia de casal com um psicologo experiente, avaliação urológica e se for o caso fisioterapia especifica para disfunção sexual. Boa sorte.
As causas para a falta de desejo sexual são inúmeras, primeiramente ele deve ir ao médico para realizar todos os exames hormonais e ver se está tudo ok, inclusive se há a necessidade de introduzir algum medicamento. A dor que ele sente devido a hérnia pode diminuir a vontade, mas não justifica uma disfunção sexual da libido, se estiver tudo ok com ele, pode procurar um sexólogo para terapia sexual.
Nesse caso, primeiramente, deve-se buscar apoio do urologista devido à outra hérnia. Entretanto, é importante destacar, que qualquer alteração, disfunção ou patologia seguida de intervenção cirúrgica pode afetar a libido de uma pessoa, independente do gênero ou faixa etária; levando -a a desenvolver medo, ansiedade ou transtorno do desejo sexual hipoativo. O ideal será sempre contar com o apoio de uma equipe interdisciplinar, incluindo um psicólogo sexólogo.
O melhor a ser feito é procurar fazer uma consulta com
um clínico e, se não acharem uma causa física, procurar psicoterapia sexual individual ou terapia de casal.
Há diversos fatores que podem estar retirando esta libido direcionada ao sexo contigo, baseado no senso comum, o que estamos atravessando enquanto sociedade já não é biscoito, mas, no caso vosso específico, buscar auxílio especializado e personalizado, só conhecendo as dinâmicas interpessoais do casal e intrapsíquicas de cada um para uma abordagem mais embasada.... o que se pode dizer é que acontece, não há necessidade para se patologizar ou contabilizar tempo.... pode ser dirimido e/ou busca-se caminhos, portanto apoio profissional adequado seria de grande valia.
Além de seguir todas as dicas excelentes acima, acrescente romance, envolvimento busque fazer as coisas a dois e sem telefones e computadores por perto.
A presença de uma hérnia inguinal não está diretamente relacionada à perda de interesse sexual. No entanto, é possível que o desconforto ou a preocupação com a condição médica do seu marido esteja afetando sua libido e desejo sexual. A dor, o desconforto ou a ansiedade associados à cirurgia e à recuperação de uma hérnia inguinal podem afetar o bem-estar emocional e a disposição para o sexo.

É importante que seu marido converse com um profissional de saúde, como um psicanalista e sexólogo, para discutir suas preocupações com relação à falta de interesse sexual. Um especialista em sexualidade pode ajudar a avaliar os fatores que podem estar contribuindo para essa situação e fornecer orientações e estratégias para melhorar a intimidade e o desejo sexual.

Lembre-se de que a falta de interesse sexual pode ser causada por várias razões, e procurar a ajuda de um profissional qualificado pode ajudar a identificar e abordar os problemas subjacentes. É importante manter linhas abertas de comunicação em seu relacionamento e buscar soluções juntos para manter uma vida sexual saudável e satisfatória.
Te convidamos para uma consulta: Consulta sexologia - R$ 160
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Esio Vasconcelos Marques

Esio Vasconcelos Marques

Urologista

Divinópolis

Aline Gularte

Aline Gularte

Urologista

Porto Alegre

Daniel Amorim

Daniel Amorim

Urologista

João Pessoa

Ceres Canali

Ceres Canali

Psicólogo, Sexólogo

Cascavel

Saulo Teles

Saulo Teles

Urologista

São Paulo

Leonardo Ribeiro

Leonardo Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 468 perguntas sobre Disfunção erétil (impotência)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.