Meu marido operou uma hérnia ingnal do lado esquerdo, agora está com outra do lado direito, a 2 anos. Ele não tem mais vontade de fazer sexo. Tem 42 anos e não temos relação a 1 ano. Isso é normal?
Dra. Leila Cristina Jorge
Dra. Leila Cristina Jorge
Sexólogo, Psicanalista, Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
Olá, seu marido pode estar com dores em consequência da hérnia, ou até com medo do esforço, o que é normal neste caso. Procure ajuda de um médico urologista para uma avaliação e encaminhamento para fazer a cirurgia. Depois disto ele deve recuperar o desejo estando livre das condições em que se encontra. Se nada estiver errado fisicamente o problema pode ser psicossomático, e para isso tem ótimos tratamentos com terapia sexual. Boa saúde.

A diminuição do desejo não tem relação com a cirurgia de hérnia inguinal que o seu marido se submeteu. Uma complicação dessa cirurgia poderia ser a ligadura inadvertida do canal deferente, que tem a ver com a fertilidade. Mas mesmo nesses casos a ligadura teria acontecido em apenas um dos canais o que nao afetaria nem a fertilidade e muito manos o desejo sexual. Como era a libido dele antes da cirurgia? Houve alguma complicação? A hérnia do lado direito é dolorosa em determinadas posições? Seria bom uma visita ao cirurgião ou urologista para que ele seja esclarecido de que as hérnias operadas e não operadas por si só não causam diminuição da libido. Caso permaneça a dificuldade procurem um bom terapeuta sexual.

O ideal seria buscar uma avaliação médica para descartar outras causas para a perda do desejo, como disfunções hormonais, baixa de testosterona, disfunções da tireoide, anemia e até mesmo depressão. Não se pode afirmar que a falta de desejo seja por causa da hérnia pq várias outras causas podem estar presentes, inclusive fatores emocionais, como problemas financeiros ou no emprego, perdas recentes, conflitos no relacionamento, abuso de álcool, cigarro etc... O melhor seria mesmo procurar fazer um checkup clínico e, se não acharem uma causa física, procurar psicoterapia pra ele.

Especialistas em Disfunção erétil (impotência)

PEDRO PAULO DE CARVALHO

PEDRO PAULO DE CARVALHO

Urologista, Terapeuta complementar

Brasília

HENRIQUE KEFLER

HENRIQUE KEFLER

Urologista

Tangará Da Serra

LEONARDO GOMES

LEONARDO GOMES

Urologista

Recife

Arthur Moreira Alves

Arthur Moreira Alves

Urologista, Cirurgião geral

Gurupi

Ralph Caldas Miranda

Ralph Caldas Miranda

Urologista

Campos Dos Goytacazes

Felipe da Silva Camacho Camacho

Felipe da Silva Camacho Camacho

Urologista

Pelotas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 204 perguntas sobre Disfunção erétil (impotência)

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.