Meu marido sofre de insônia crônica há mais de 10 anos e tem piorado. Faz 3 noites consecutivas que

23 respostas
Meu marido sofre de insônia crônica há mais de 10 anos e tem piorado. Já fez vários tratamentos com especialistas do sono, psiquiatras, neurologistas, psicólogos, mas nenhum resolveu seu problema. Já tomou, rivotril, diazeoan,L triptofano, mitarzapina,
fluoxetina, zolpidem, melatonina, chás e biomassa, meditacao e nada resolve.
O exame de polissonografia não acusou apneia e ele tambem nem conseguiu atingir o grau 2. Quais recursos a psicanalise e a psicologia podem trazer para ajudar ele?
Olá.
Penso que o próprio processo de análise, ou seja, submeter-se à experimentar um processo de análise, seria uma recurso. Não há uma ferramenta própria ou técnica que vá resolver, como pode-se percebe através do teu relato. Questões relacionadas ao sono indicam que algo não vai bem no campo sexual, mas é preciso uma avaliação para poder entender o que significaria isso para o teu marido. Não há uma resposta geral sobre isso, mas sim individual.
Qualquer dúvida estou a disposição. Abraço.

Olá!
Então, necessário verificarmos primeiro qual é o núcleo etiológico que está gerando o sintoma de insônia no seu marido, para isso seriam necessárias algumas entrevistas com ele para descobrirmos qual é o núcleo. Tendo isso esclarecido, um psicólogo pode traçar um plano terapêutico ou o psicanalista pode intervir mostrando a ele o modo operante que está o levando à insônia para daí ele começar a trabalhar sobre esse modo operante.
Fico à disposição, caso possa ajudar em algo mais. Um forte abraço!
É necessário conversar com seu marido, são diversos nos motivos que nos levam a insônia.
Ao que parece muitos especialistas já foram procurados....
A psicanalise pode levar a entendernos motivos que o impede de repousar e conseguir sonhar talvez, mas prefiro nao me aventurar a respostas uma vez que não sei o que ocorre com ele.
Olá! Penso que uma analise profunda, isto é, leva algum tempo, poderá verificar o "medo de dormir"! Recomendo psicanálise com certeza! Procure e tenha ânimo para enfrentar! Com certeza a insônia é um sintoma!
Olá! O processo analítico propriamente dito é um recurso do qual ele pode se valer para tentar descobrir a razão da insônia, já que nada foi constatado como problemas de ordem orgânica. Está atrelado ao psiquismo e a psicologia profunda - psicanálise, pode ser um caminho!
Oi! Pensando na diversidade de fatores que podem influenciar no sono, seria interessante sim buscar acompanhamento psicológico, pois tais fatores poderiam ser revistos e questionados...
Olá. A Psicanálise pode ser um dispositivo interessante para pensar a questão da insônia. A partir dela, é possível trabalhar questões que talvez não estejam tão evidentes - ou conscientes - que possam estar produzindo efeitos sobre o sono e o processo de dormir. Durante as sessões de análise, a partir da fala do cliente e de suas questões, aspectos diversos podem ser trabalhados e repensados, podendo não só estarem relacionados a insônia, como também promovendo a produção de novos sentidos e significados acerca dessa questão. Como cada sujeito é um, falar de modo objetivo, concreto ou generalizante não é uma tarefa fácil, porém não há dúvidas quanto aos ganhos que um processo psicoterapêutico pode trazer para a vida de cada um, como, por exemplo, a insônia. Espero ter auxiliado. Estou à disposição.
Olá! Complemento que a EFT - Emotional Freedom Techniques também se demonstra extremamente útil para a resolução de questões como esta, já que hoje a ciência já comprova que a imensa maioria das nossas questões possui causa raiz emocional. Desta forma, é um método de efeitos definitivos. Espero ter ajudado!
A insônia pode ser o resultado da ansiedade, mas ansiedade de que?
Evitar os indutores de sono (os Benzodiazepínicos em especial!) e buscar, seja nos exercícios físicos e meditação, o complemento ideal à investigação psicanalítica do sono, a que os franceses chamas "la petit mort", tal como o orgasmo. Pen sem nisso!
Nova Friburgo
A psicanálise pode ajudar tratando a insônia como sintoma e investigando a origem desse problema de mais de 10 anos. Durante o processo psicanalítico seu marido vai chegar a raiz emocional da insônia e tudo que há por trás do não dormir, medos, ansiedades, pensamentos recorrentes, analisar e ressignificar essas emoções.
As dificuldades com o sono são queixas bastante comuns na atualidade. Muitos são os fatores que podem interferir e vez ou outra impedir que tenhamos uma boa noite de sono. Entretanto, no caso apresentado merece ser considerado com maior cuidado. É muito importante um bom diagnóstico e além disto insistir com tratamentos, pois o sono reparador produz saúde.
À psicanálise pode ajudar muito. Entretanto, a psicanálise não se interessa em oferecer um tratamento padronizado com soluções pré estabelecidas. Ao contrário trata cada caso na sua singularidade.
Prezada(o), Penso ser esta uma questão que, apesar de paradigmática e cotidiana, revela todo o sintoma ancorado e proveniente de uma sociedade contemporânea que se coloca em constante vigilância. Nesse sentido, algumas formulações podem ser pertinentes. Talvez o processo de insônia se deva a um aceleramento da funcionalidade imposto pela cultura. Nessa perspectiva é que dizemos: tempo é dinheiro, fruto do capitalismo. Nosso tempo é escasso para coisas levianas, precisamos apenas produzir e gerar lucro. Por outro lado, talvez a insônia possa ser proveniente de um medo/receio diante do sono, medo desse estado no qual não há domínio de si e do outro, no qual não há controle, medo da aparição dos nossos conteúdos internos. Diante disso, penso ser interessante poder compreender por meio de um percurso analítico quem são as pessoas com as quais ele se autorizaria a relaxar, dormir. Nesse ponto penso poder ter alguma correlação com a questão da entrega. Livrar-se de pensamentos e se permitir, livrar-se das defensas e adentrar a uma condição de completa vulnerabilidade. Esse poderia ser a condição necessária para se alcancar um sono revigorante, reparador, simbolizar as futuras ações, se ter um ajustamento celular. Me parece que diante de todo o cenário que vivemos de grandes ideais não é tão simples relaxar. O ego diante do descontrole parece que se perde, se angustia por isso não há entrega. Não há possibilidade de dormir. Um trabalho de analise certamente o permitiria compreender todo esse processo de uma forma que lhe fosse menos cara.
Olá, bom dia!
Muitos são os fatores que podem estar relacionados à insônia, é sempre orientado que busque por ajuda médica, porém, percebo que isso já foi feito algumas vezes.

Com base em minha teoria psicanalítica, entendo que a insônia pode se tratar de um SINTOMA, que vai além da questão física e biológica. Um sintoma para a psicanálise, diz respeito a um "alerta", um tipo de "aviso" que vem para mostrar ao indivíduo que algo nele pode estar precisando de atenção e cuidados. Algo que pode estar guardado em seu inconsciente, muitas vezes, e sequer a pessoa sabe disso. Por este motivo, não há como levantar hipóteses antes de conhecer o individuo através de sessões, porém, é possível imaginar que (descartadas areas médicas) esta insônia pode estar tentando mostrar algo que necessita ser olhado.

Gosto da idéia de que:"Quando não há mais nada a fazer, ainda existe a possibilidade de FALAR sobre isso..."

Boa sorte, e fico à disposição caso haja necessidade.
Luciana
Um processo de análise pode possibilitar a compreensão desse sintoma da insônia, o que ele quer dizer, reflexo de quais dificuldades ele aponta.
Boa noite! Se as causas orgânicas já foram descartadas, penso que a insônia vem como um sintoma de algo que ainda não foi "processado" por seu marido. A análise, na linha psicanalítica, vai investigar o que ocorre com ele e tentar trazer a consciência este algo que não foi "processado" para que isto seja visto e falado. Muitas vezes não conseguimos colocar em palavras o que sentimentos e para a remissão dos sintomas isso é fundamental.
Espero ter ajudado um pouco e fico à disposição para mais perguntas! Abraços e boa noite!
Ana
É importante que seu marido possa se dedicar a um processo terapêutico que investigue os motivos para as angústias relacionadas à insônia e ao dormir, para que então, possa ser construída uma forma, a partir da fala e do trabalho analítico, de lidar com estas questões e os sintomas provenientes delas.
há de fato algo no subconsciente dele que traz toda essa experiência ruim de " o não dormir" o ideal é um tratamento hipnoterapeutico.
Concordo com os colegas acima. Seu marido necessita abrir-se para si mesmo a ponto de encontrar o que o está preocupando, mesmo que ele diga, conscientemente, que nada o preocupa. Sim, algo que o preocupa muito e que ele não está sabendo lidar. A insônia é um estado de alerta diante de alguma coisa que o preocupa, e que ele pode não estar aceitando. Vejo que ele procurou todos os métodos de tratamento, menos o mais adequado para ele, que seria o tratamento psicológico, onde ele poderá conhecer-se melhor e destravar esse problema.
A insônia provavelmente foi o sintoma ou gozo desenvolvido por seu marido diante de uma falta. Ou seja, a configuração sintomatológica é uma invenção da estrutura psíquica para que o falante consiga viver diante de uma ausência, de um vazio. Todavia, nem sempre é isso. Traumas pregressos - às vezes, uma cena perigosa ou vexatória na infância - podem retornar à noite e comprometer o sono. A psicanálise não cura ninguém. Contudo, uma terapia bem feita - duradoura, com entrega do analisante e um profissional competente - tem grandes chances de fazer com que o falante melhor compreenda seus sintomas. Estes não serão mais aves selvagens e intrusivas, mas pássaros minimamente domesticados. Procure um bom terapeuta. Boa sorte!
Boa noite, fica bem claro o contexto de dor e incômodos que sua história retrata, como também bastante evidente que o quadro de insônia é um sintoma de problemas bem mais amplos e profundos. Qualquer olhar tecnicista com o objetivo de definir um diagnóstico seria apenas um “grande chute” uma avaliação superficial quase "selvagem". Sugiro que busque para o seu marido, com a maior urgência possível um espaço terapêutico sério, conduzido por um terapeuta da inteira confiança e experiência comprovada. Nesse sentido conte inteiramente com o nosso apoio para juntos vencermos esses desafios.

A insônia crônica é um problema de saúde mental complexo que pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo estresse, ansiedade, depressão, problemas de saúde física, alterações na rotina e uso de substâncias. É possível que seu marido já tenha tentado uma variedade de tratamentos, mas sem sucesso.

A psicanálise e a psicologia podem oferecer recursos adicionais para ajudar a tratar a insônia crônica. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem psicológica comumente utilizada para tratar a insônia. Essa terapia busca ajudar as pessoas a identificar e mudar os padrões de pensamento e comportamento que podem estar contribuindo para seus problemas de sono. A TCC também pode incluir técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, e ajudar as pessoas a desenvolver uma rotina de sono saudável.

Além disso, a terapia psicanalítica também pode ajudar a explorar possíveis questões emocionais ou de vida subjacentes que possam estar contribuindo para a insônia do seu marido. Isso pode incluir questões relacionadas ao estresse, ansiedade, tristeza, ou traumas passados. Além disso, a terapia psicanalítica pode ajudar a explorar a relação do seu marido com o sono e ajudá-lo a compreender como essa relação pode estar afetando sua vida cotidiana.

É importante lembrar que cada pessoa é única e pode responder de maneira diferente a diferentes tratamentos, então é importante continuar buscando ajuda profissional e tentar diferentes abordagens até encontrar uma que funcione para seu marido.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Compreendo a frustração e a angústia que você e seu marido estão enfrentando devido à insônia crônica dele, apesar de todos os esforços e tratamentos que já foram tentados. Lidar com um problema de sono persistente pode ser emocionalmente desgastante, afetando não apenas a qualidade de vida, mas também os relacionamentos e a saúde mental. É importante reconhecer que a insônia pode ter causas multifacetadas, incluindo fatores físicos e psicológicos. Em alguns casos, fatores emocionais, como o estresse, a ansiedade e a depressão, podem contribuir para a dificuldade em adormecer ou manter o sono. A abordagem da psicologia, incluindo a terapia cognitivo-comportamental, a psicanálise e a psicoterapia, pode ser benéfica para explorar esses aspectos emocionais que podem estar relacionados à insônia. Um terapeuta pode ajudar seu marido a compreender melhor os pensamentos e as emoções que podem estar interferindo no sono e a desenvolver estratégias para lidar com eles. Além disso, a terapia pode fornecer um espaço seguro para explorar o impacto emocional da insônia em sua vida e relacionamento. É importante que seu marido continue a buscar ajuda profissional e considere uma abordagem multidisciplinar que envolva especialistas em sono, psicólogos e outros profissionais de saúde. A combinação de diferentes abordagens terapêuticas pode oferecer uma perspectiva mais abrangente para abordar a insônia. Lembre-se de que esse é um desafio que vocês enfrentam juntos, e o apoio mútuo e a paciência são fundamentais para enfrentar essa situação. Continuem buscando soluções e, se desejarem, considerem o apoio de um terapeuta ou psicólogo especializado em distúrbios do sono para auxiliá-los nessa jornada.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adulto - R$ 230