Meu marido tem 80 anos e foi diagnosticado com neuralgia do trigêmeo em 2008.Já está tomando Carbama

2 respostas
Meu marido tem 80 anos e foi diagnosticado com neuralgia do trigêmeo em 2008.Já está tomando Carbamazepina de 400mg e Gabapentina de 300mg ambos medicamentos de 8/8 horas.Mas não faz mais efeito.Está sentindo dores diariamente, já começou á tomar morfina na veia e Tramal de 50mg de 6/6 horas e continua com dor.A cirurgia de descompressão do nervo trigêmeo é indicada?
Olá!

Para um perfil de paciente com 80 anos, geralmente a primeira opção seriam os tratamentos intervencionistas como a rizotomia percutânea (seja pela técnica de balão, radiofrequência ou alcoolização), ou mesmo a radiocirurgia, a depender do perfil clínico. Os tratamentos citados são pouco invasivos e seguros, com uma resposta inicial alta, porém temporária, com recidiva (retorno da dor) média de 12 a 15 meses, podendo ser repetidos.

Embora a idade não seja por si uma contra-indicação, num paciente com 80 anos a cirurgia aberta deveria ser considerada em caso de excelente condições de saúde do paciente, sem comorbidades que possam elevar o risco cirúrgico. Tal decisão deverá ser tomada pelo médico e paciente/familiares após entendimento dos riscos envolvidos. A cirurgia aberta, quando bem indicada, tem a melhor resposta dentre os tratamentos disponíveis, podendo significar a cura ou melhora muito prolongada.

Converse com um neurocirurgião sobre as possibilidades terapêuticas!

Pode estar bem Indicada sim. Mas procure conversar com o seu médico antes sobre os riscos da cirurgia e sobre outras opções como rizotomia por balão ou Radiofrequência, que são menos invasivos.