Meu namorado está com depressão..... fala em se matar, tem uma tristeza muito grande e agora se afastou

9 respostas
Meu namorado está com depressão..... fala em se matar, tem uma tristeza muito grande e agora se afastou de mim. O que posso fazer por ele?
A depressão é uma doença grave. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente em relação aos neurotransmissores ( serotonina, noradrenalina e em menor proporção dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.
Ao contrário do que se pensa os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são conseqüência e não causa da depressao. Aproximadamente 20 por cento da população apresenta o problema em alguma fase da vida.
O tratamento para depressão é feito através de medicamento e psicoterapia. Sugiro que vc procure um psiquiatra e um psicólogo para levar seu namorado edar início ao tratamento.

A depressão é um transtorno grave. É caracterizada por uma tristeza profunda que persiste a pelo menos uma semana. Nela o indivíduo tem expectavas negativas em relação a si, ao mundo e ao futuro. Se ele está falando em suicídio, oriento a procurar ajuda, tratamento psiquiátrico ou um psicólogo que trabalhe com a abordagem cognitivo-comportamental. A ideação suicida é um fator de risco para que isso realmente. E a depressão além de ser incapacitante pode levar a morte.
Quando uma pessoa com um quadro de depressão grave expressa a vontade de se matar é muito importante buscar ajuda.
Esse é um momento de grande preocupação.
Ao manifestar a ideia de suicídio a pessoa pode até estar já planejando o ato.
NÃO se deve perder tempo.
Procure ajuda-lo ou encontre alguém a quem ele escute. Pode ser um familiar, amigo mais é muito importante a intervenção de um profissional médico, psiquiatra ou psicologo.
Olá,
A maneira mais fácil de se aproximar de alguém que esta com depressão, é fazendo-o rir, sentir-se bem, ele tem que sentir que ao seu lado ele volta ao seu estado "normal", conseguindo isso será mais fácil conseguir sua confiança para indicar o tratamento correto.
Peça ajuda aos familiares, demonstre interesse dizendo a ele que você poderá ir junto ao psicologo.
Faça atividades que possam liberar a serotonina, adrenalina por exemplo caminhar, assistir comédias...
Estou a disposição.
Att,
O melhor a fazer é tentar convencê-lo a buscar o tratamento adequado com profissionais da area - psicólogo e/ou psiquiatra. Caso ele tenha algum preconceito, mostrar que o número de pessoas acometidas é muito grande - em média 10% da populaçao brasileira vem sofrendo com esse mal - que está longe de ser uma "frescura" ou doença que acomete apenas pessoas "fracas", etc, pode ajudar a convencê-lo. Indo a um desses profissionais citados anteriormente, será devidamente orientado, esclarecido e possivelmente recuperará a esperança em uma melhora. Importante grifar, entretanto, que a exposição de uma vontade de se matar precisa ser severamente ouvida e considerada e o individuo que a verbaliza necessita ser urgentemente assistido.
Olá, querida!
Sem dúvidas a situação do seu namorado precisa ser tratada com seriedade, visto que a depressão sobretudo em situações de ideação suicída trazem risco à pessoa. Mas quero te dizer duas coisas importantes:

* Imagino o quanto seja difícil para você ver alguém por quem você nutre um sentimento passando por uma situação tão delicada. Claro que por ser próxima a ela você pode ajudá-lo, mas é fundamental articular outras pessoas, tanto familiares e amigos como profissionais (psicólogo e psiquiatra) para criarem uma rede de apoio para ele.

* Não deixe de olhar para você e entender o quanto esse processo é desgastante para você também. Se sentir necessidade busque também ajuda a fim de se fortalecer e lidar melhor com essa situação.

Espero ter ajudado e fico a disposição.
Abraço.
Seria muito bom que ele consultasse um psiquiatra o quanto antes.
Tudo começa com diálogo, algo positivo para uma relação saudável, você pode pontuar o que você tem percebido como traços de depressão na pessoa com cuidado para não "diagnosticar" ela antes de um profissional, assim, minha sugestão é que você apoie esta pessoa a buscar ajuda de um profissional que poderá avaliar de fato o que pode estar acorrendo com ela.
Busque ajuda!
Abraços, Flavianne.
Olá, vc pode sugerir a ele marcar uma consulta com um psiquiatra caso tenha plano de saúde, caso não tenha agende com um particular, esta fala de querer se matar é algo grave, precisa procurar ajuda rápido. Espero ter ajudado.