Meu neto tem 15 anos, estuda de manhã, e o restante do dia dorme, não consegue fazer nada e a noite

15 respostas
Meu neto tem 15 anos, estuda de manhã, e o restante do dia dorme, não consegue fazer nada e a noite na tem sono por isso dorme muito tarde.No dia seguinte é uma guerra pra acordar para ir a escola, esquece ate de se alimentar.Nao sei mais o que fazer por favor me oriente.
Olá! É importante investigar as causas que estão levando seu neto a uma péssima qualidade de sono. Um profissional como um neuro ou pediatra poderão ajudar e a importância de realizar uma psicoterapia, pois ele deverá ser condicionado a ter hábitos e horários ajustados. Possivelmente eh uma criança/adolescente com dificuldades de ter disciplina (em tudo ou quase). Não desista e busque ajuda profissional. Abraço

Primeiro de tudo acho que seria importante procurar um médico para exames físicos, para assim verificar se não há nenhuma alteração biológica com o seu neto. Num segundo momento seria interessante investigar os motivos reais de tanto sono, se houve alguma mudança, se já alguma desmotivação escolar ou em se alimentar. É uma fase difícil a adolescência, procure um psicólogo para ele. Espero ter ajudado.
Procure um médico de confiança e verifique se não é alguma​ questão relacionada à saúde física de seu neto. Descartada essa hipótese, procure um psicólogo, pois pode ser algo emocional. Há alguns pontos que precisam ser observados, como se ele se comporta de maneira triste ao longo do dia, não quer conversar com as pessoas, está se afastando até de amigos de que gostava... Pode ser o início de uma depressão ou falta de uma rotina diária mesmo.
Olá.

Concordo com os meus colegas sobre a importância de fazer uma avaliação médica. Porém, sugiro também que ele faça atividades das quais ele goste durante a tarde. Entendo que o organismo dele já está acostumado a essa rotina. Mas, você pode mudar essa rotina aos poucos. Por exemplo: Se ele dorme de 13 ás 18 horas, todos os dias, comece nessa segunda dizendo para ele que terá que acordar às 17 horas. Ele passará uma semana dormindo até as 17 horas, na semana seguinte, ele terá que acordar às 16 horas, e na próxima às 15 horas. Até chegar um momento que ele somente poderá dormir por 2 horas durante as tardes. E então inclua atividades para ele todas as tardes. Ele pode fazer uma luta duas vezes na semana, ele pode jogar vídeo game e usar o computador 3 vezes na semana durante a tarde. E aos poucos vá tirando as atividades que ele faz até tarde da noite. Seja a TV ou o Computador ou Video Game. Somente com disciplina, amor, carinho e diálogo isso é possível. Boa sorte.
Há sem dúvida, milhares de pais e avós atualmente preocupados, como você, com essa questão. Parece um simples problema de organização de horários. Mas na verdade, há pontos obscuros que demandam serem esclarecidos. Seu neto está meio perdido sobre como lidar com própria vida e sua rotina. E seus próximos, com dúvidas á respeito de lidar com um adolescente. A angústia domina o terreno familiar. Procure um psicanalista de sua confiança, para você e para seu neto. Abraços
Prezada,
Veja, antes de tudo é importante que sinalizemos que este portal serve como uma pequena forma de orientação. O processo de cuidado não deve se esgotar nesta esfera combinado?
Vamos lá.
Este processo de desameado sono pode estar relacionado com diversos fatores. Cabe então ter um contato mais próximo com o seu neto, conversando inclusive como ele está se sentindo. O dialogo pode abrir novos caminhos para ele, mas também para a Senhora. Somente após este contato, as possibilidades de cuidado aumentarão, seja para realizar um encaminhamento para algum profissional Psicólogo, Médico, ou nenhum deste. Mas aparenta que um primeira conversa com o próprio adolescente é primordial para deixar claro os possíveis nós que por ventura estiverem presos em sua garganta. Estaremos disponíveis caso assim necessite. Atenciosamente.
Olá! Sugiro que marque uma entrevista com um psicólogo que atenda adolescentes e faça orientação familiar para poder falar um pouco mais sobre a rotina do seu neto. Muitos fatores podem estar em questão, como o estado geral de saúde, o ritmo da rotina e fatores psicológicos. Um bom psicólogo poderá avaliar o caso, orientando a família e encaminhando, caso haja a necessidade, para outros profissionais. Boa sorte!
Algumas pesquisas mostram que adolescentes precisam dormir e acordar mais tarde devido ao funcionamento diferente de certos hormônios ligados ao sono. Outras pesquisas apontam que existem pessoas que tem ritmos circadianos diferentes, ou seja, dormem e acordam em horários diferentes da maioria. Essas duas conclusões ainda são ignoradas pela grande maioria das instituições escolares que exigem que adolescentes comecem as suas aulas logo nas primeiras horas da manhã. Obviamente que alguém que precise acordar para tal compromisso, mas que não tenha um padrão de horário compatível precisará se adaptar e nesse processo irá sofrer até conseguir, sendo que alguns não conseguem. Pelo pouco que você contou do seu neto não dá para confirmar que seja esse o caso. Sendo assim, também recomendo avaliação médica e psicológica para a exclusão das outras possibilidades.
Estou de acordo que uma avaliação médica e exames clinicos sempre podem identificar algum disturbio. Também nunca é demais estabelecer regras e limites, o cumprimento de tarefas escolares/ atividades extra. Pode ser tambem, que haja desmotivação/bulling na escola que se precisa investigar. Isso pode estar causando voluntariamente a troca da tarde pela noite a fim de evitar ter que levantar cedo e ir para escola.
Deve-se analisar esse comportamento de trocar o dia pela noite. Acredito que ele durma durante a tarde porque está cansado, pois dormiu muito tarde, ou seja, há um ciclo a ser quebrado. Um procedimento para reverter isso seria o estabelecimento mais claro de horários para dormir (somente à noite) e estudar e ter atividades de lazer (à tarde). Porém, pode ter algum outro fator desconhecido que dificulta a quebra do ciclo. Pode ser que ele durma à tarde porque tem pouca disposição, tristeza ou alguma outra perturbação psicológica, como uma depressão. Ou seja, pode ser que ele durma pra se esquivar das tarefas escolares e de outras atividades em geral. Se necessário, indique a ele uma avaliação com um médico e se achar conveniente também com um psicólogo.
Olá Vó, deve ser desesperador vê-lo assim, acredito que antes de ter nos procurado tentou algumas coisas correto? Não podemos diagnosticar e solucionar essa questão JÁ, os caminhos são as Terapias, a do AMOR parece aplicar, as outras entregue a quem melhor pode auxiliar e acredito ser o ideal a busca pela Terapia Psicológica como primeiro passo, nesse momento todos precisam ser acolhidos, apaziguados e orientados.
Olá! Nessa idade é natural o adolescente dormir bastante, pois eles gastam muita energia. Quanto a desordem do sono, ele precisa ter, essa, consciência de que está trocando o dia pela noite. Nosso organismo se adapta ás nossas escolhas.Deverá fazer o sacrifício de ficar um dia sem dormir, para reorganizar o sono da noite. Paz e Bem!
Estimada Vovó.
Você escolheu o melhor caminho. O Ser Humano quando está bem integrado é possível viver com uma qualidade de vida em alto nível. O quadro apresentado pelo seu neto requer soluções e acredito que há tratamento. Para isso é importante seguir passos, pois em sua fala é apresentado um quadro que requer atenção.
Primeiro Passo: Fazer uma Avaliação clínica com Psicólogo, Endocrinologista, Nutricionista
Segundo Passo: Iniciar ou desenvolver atividades físicas regulares
Terceiro passo: Reprogramar a rotina diária com hábitos saudáveis.
Quarto passo: Aproximá-lo de grupos com rotinas e hábitos saudáveis
OI vovó,se para os pais já é difícil por limites,imagina para os avós.Na adolescência, como consequência dos hormônios em evolução o sono aparece redobrado.o hormônio do crescimento libera uma substância que estimula o hormônio sexual e durante o sono esses hormônios agem no ORGA nisto.Se teu neto ou qquer pessoa dorme tarde não acorda cedo,e dormindo o dia todo não terá sono a noite.Procure um psicologo para lhe ajudar o que está acontecendo e lhe ensine a por limites,tbm estabelecer uma rotina de atividades
É importante investigar as causas que estão levando seu neto a uma péssima qualidade de sono. Um profissional como um neuro ou pediatra poderão ajudar e a importância de realizar uma psicoterapia, pois ele deverá ser condicionado a ter hábitos e horários ajustados. Possivelmente eh uma criança/adolescente com dificuldades de ter disciplina (em tudo ou quase).