Meu neto tem 2anos e um mês. Fala pequenas palavras como titio, titia, vovo. Mas nao forma frases. É
6
respostas
Meu neto tem 2anos e um mês. Fala pequenas palavras como titio, titia, vovo. Mas nao forma frases. É normal pra idade dele? É preciso se pensar em ajuda de fonoaudióloga
Bom dia, nesta idade seu neto já poderia dentro do esperado falar frases com duas ou três palavras, assim sugiro uma avaliação fonoaudiológica e estimulação de linguagem. Quando mais cedo estimular melhor são os resultados. Beijo
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Preocupação de avó é sempre bem vinda! Com essa idade a criança já forma pequenas frases, não é comum apenas palavras isoladas, talvez só com estimulação adequada tenha grandes evoluções. O ideal é realizar consulta fonoaudióloga para melhores orientações e conduta.
Olá !! Como as colegas disseram acima, uma criança com 2anos fala palavras isoladas e começa a falar pequenas frases que vão aumentando com o desenvolvimento da linguagem .Seu neto parece estar se desenvolvendo , mas é muito importante que tenha estímulos adequados para que não ocorra atraso neste desenvolvimento Seria previdente passar em uma consulta com Fonoaudióloga para uma Avaliação e receber Orientações .
Eu amo esses lindos chamados vovôs e vovós... como vocês são importantes! Bom, pense na possibilidade de marcar uma consulta para receber orientações de um fonoaudiólogo qualificado, ali receberá dicas importantes para o desenvolvimento da fala do seu neto.
Abração, Cassiano.
Abração, Cassiano.
Olá, é compreensível que você esteja preocupado com o desenvolvimento da fala do seu neto. Aos 2 anos é esperado que a criança combine duas ou mais palavrinhas, formando pequenas frases. É importante consultar um fonoaudiólogo para uma avaliação mais detalhada e orientações personalizadas. Deixarei algumas orientações que você pode seguir: 1. Estimule a comunicação: Converse com seu filho frequentemente, mesmo que ele ainda não responda com palavras. Use frases curtas e simples, e descreva o que está fazendo ou o que está ao redor. 2. Leia juntos: A leitura é uma ótima maneira de introduzir novas palavras. Escolha livros com ilustrações coloridas, com animais, com pessoas, como nos clássicos livros infantis e faça perguntas sobre as imagens. 3. Brinque de forma interativa: Brincadeiras que envolvem imitação, como jogos de faz de conta, podem incentivar a comunicação. Use brinquedos que estimulem a fala, como bonecos ou fantoches, miniaturas de objetos da casa e miniaturas de animais. 4. Cante músicas e rimas: As músicas e rimas ajudam a desenvolver a linguagem de forma divertida. Cante junto com seu filho e incentive-o a repetir. 5. Dê tempo para responder: Quando você fizer uma pergunta, aguarde um momento para que ele tenha a chance de responder, mesmo que seja apenas com gestos. 6. É importante que a comunicação seja uma experiência positiva. O mais importante é criar um ambiente amoroso e encorajador. Você está fazendo um ótimo trabalho ao buscar informações! Abraço, Taynara Nunes Fonoaudióloga
Com dois aninhos o repertório de uma criança já é maior, podendo vir a combinação de duas ou mais palavras na formação de frases simples. importante se faz levá-lo a um fonoaudiólogo.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu filho de 2 anos e 3 meses não fala mamãe nem papai. Fala cerca de 10 palavras “nanana, pam, Azul, preto , abua , au-au” poucas palavras e curtas mas a escola diz que é normal. Estou começando a acreditar que eu que não estou respeitando o tempo dele mesmo como ouço por ai. Devo esperar?
- Boa tarde Meu filho tem 2 anos e 2 meses e ele fala bem pouquinho,tem palavras que ele sabe falar mas quando manda repetir ele não repete,ele não vai pra creche mas todos os dias converso com ele tento incentivar a ele a falar. É normal?
- Minha filha de 2 anos e 9 meses, compreende tudo, se expressa bem, se socializa, mas fala muito enrolado, fala praticamente de tudo, frases e palavras, mas com muitos erros gramaticais e bem enrolado, eu entendo tudo, já a pessoas de fora, não entende nada! o que fazer???
- Meu filho tem 2 anos e 3 meses, fala todas palavras, até as mais difíceis, canta músicas, conta até 10 e sabe as cores, mais quando vai falar frases sai enrolado e não conseguimos entender. Devo me preocupar e procurar um especialista? Desde já, obrigado!
- Meu filho tem 2 anos e 6 meses. Ele fala porém somente a palavra decisiva e cortada, geralmente ou o início ou o final dela. Ex: mamãe bolo. Ele fala: maē Bo. Abre a porta pra mim. Ele fala: mamãe pó mim. Não consegue formar frase e palavras inteiras As únicas são: mamãe, papai, vovó, vovô, kaka…
- Minha filha possui 2 anos e 9 meses, atende todos os comandos, não possui nenhuma dificuldade em entender oque é solicitado, porém não forma frases quando pede algo, fala apenas a palavra exata do que quer, imita sons da tv, falas personagens bem emboladas, mais não emite frases para se comunicar, devo…
- Meu filho tem 2anos. 4 meses e fala só com gestos ele só sabe fl não e aí mamãe ele fl nai devo me preocupar ele fica nervoso quando n consegue ele bate a mãozinha no meu braço e me mostra o que ele quer ele sabe as cores perguntando ele mostra jogo da memória ele sabe os animais ele sabe tudo do não…
- Minha filha tem 2 anos e 2 meses,a única palavra que fala é não. Devo me preocupar?para tudo ela aponta e resmunga,mamãe ela fala mama,fala uauau tbm
- Meu sobrinho tem 2 anos e 5 meses e só fala, paí,mãe e vovó, é normal?
- Bom dia meu filho tem 1 ano 9 meses passou pelo neurologista semana passada ele fala muitas palavras dia todo tipo mamã papa papum..quase não atende pelo nome aponta para algumas coisa e viciado em tv não atende comandos o neurologista disse que e falta de estimular ele e excesso de tela não interage…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 30 perguntas sobre Transtornos Do Desenvolvimento Da Linguagem
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.