Meu pai(70A, não obeso) sofreu fratura osteoporótica na coluna(T11, L2) há cerca de 90dias. Médico
3
respostas
Meu pai(70A, não obeso) sofreu fratura osteoporótica na coluna(T11, L2) há cerca de 90dias. Médico indicou tto conservador. Consegue andar, mas as dores, embora tenham diminuido, ainda o impedem de voltar a rotina normal. Em que momento, nesse processo de recuperação, a fisioteprapia está indicada?
Fraturas de coluna costuma consolidar (colar) entre 4 e 6 meses; assim, 90 dias ainda está dentro do previsto e, portanto, pode ainda causar dores.
Fisioterapia somente analgésica nesta fase, sem exercícios.
Também há outras opções, dentre elas a injeção de cimento na vértebra, se a dor estiver ainda muito acentuada ou se a vértebra ainda estiver perdendo altura, apesar do uso de colete.
Seria interessante conversar com o médico do seu pai, que provavelmente é um ortopedista ou neurocirurgião especialista em coluna, sobre estas opções.
Fisioterapia somente analgésica nesta fase, sem exercícios.
Também há outras opções, dentre elas a injeção de cimento na vértebra, se a dor estiver ainda muito acentuada ou se a vértebra ainda estiver perdendo altura, apesar do uso de colete.
Seria interessante conversar com o médico do seu pai, que provavelmente é um ortopedista ou neurocirurgião especialista em coluna, sobre estas opções.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A depender do tipo de fratura a fisioterapia pode ser iniciada logo no início do tratamento, com finalidades diversas entre analgesia, reabilitação, fortalecimento, treinamento respiratório e preventivo a trombose de membros inferiores e superiores.
Entretanto algumas fraturas mais complexas podem requerer tempo maior de imobilização e por tal motivo o risco de manipulação pode ser desfavorável, sendo adiada a fisioterapia motora por algum período.
Para a resposta adequada o paciente precisa ser avaliado em consulta, bem como analisados os exames e por fim determinado o tratamento adequado. Discuta suas dúvidas ao seu médico e questione abertamente o início da fisioterapia, certamente ele irá responder de bom grado.
Entretanto algumas fraturas mais complexas podem requerer tempo maior de imobilização e por tal motivo o risco de manipulação pode ser desfavorável, sendo adiada a fisioterapia motora por algum período.
Para a resposta adequada o paciente precisa ser avaliado em consulta, bem como analisados os exames e por fim determinado o tratamento adequado. Discuta suas dúvidas ao seu médico e questione abertamente o início da fisioterapia, certamente ele irá responder de bom grado.
Seria necessário uma avaliação detalhada com um especialista em coluna que está tratando seu pai, para uma definição sobre o tratamento conservador e as possibilidades de outras terapias, a depender do quadro neurológico!
Grato
Grato
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fraturei o cóccix a 13 anos, e cinto dores até hoje ao sentar.Ja fiz fisioterapia, bloqueio e nada resolvi. Cirurgia é a melhor opção?
- Bom dia. Minha vó, de 86 anos, caiu no banheiro e "amassou" as vértebras T9 e T10, está utilizando o colete jewett. Só que a incomoda muito, vi que é melhor utilizá-lo quando se está de pé, só que ela passa a maior parte do tempo deitada, e até sentada a incomoda bastante, ela desanimou…
- fraturei l3 el4 a 30 dias , fiz uma nova tomografia e não apareceu a fratura , sinto dores e dormência na perna e normal a fratura não aparecer mais na tomografia?
- Fraturei a coluna. T7 eL1 fratura com redução em altura e colapso doscorpos T7eL1 com reduçao nas dimençoes do canal vertebral no nível L1 Sinais desmineralização óssea difusa Estou usando colete ja vai fazer 2 meses agora dia 11 de Novembro,ainda sinto muita dor o médico q está me acompanhando…
- Tive uma lesão na c6... Quanto tempo preciso ficar de repouso?
- Gostaria de saber se tem a cirurgia minimamente invasiva p remoção do coccix? Se existe, ela é muito arriscada? Quais riscos em remover um coccix luxado? Causa de muitos anos e de muita dor.
- Fraturei a L4, na primeira tomografia tive redução de 25% da altura. Apos 30 dias fiz outra tomografia e tive uma progressão até 56% com discreta retropulsão do muro posterior que redifica a face ventral do saco tecal. qual o tratamento adequado. É GRAVE?
- Tive uma fratura em L1 descrita como : fratura compressiva do corpo vertebral de L1 com redução de altura em 25 % associado a edema ósseo e recuo do muro posterior, comprimindo a face ventral do saco dural há 4 meses. Tratamento conservador com uso de colete. Posso viajar de avião por techo não…
- Fraturei a L1 a L4 em um acidente ,não precisou de cirurgia ,mais ainda sinto muita dor na região lombar ,estou usando o colete pra coluna ,quanto tempo demora pra cicatrização?
- Olá!!!! Tive uma lesão na L2 em 2021, fiquei alguns meses sem andar e depois de muita fisioterapia hoje tenho uma vida normal porém com algumas limitações(dores na coluna quando o tempo esfria, ou não poder ficar abaixada por muito tempo ou dores quando fico tempo demais em pé e etc...). A minha…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 236 perguntas sobre Fraturas Da Coluna Vertebral
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.