Meu pai 81 anos sofre de demência vascular e bastante autônomo e acompanhado por terapeutas neuro e

6 respostas
Meu pai 81 anos sofre de demência vascular e bastante autônomo e acompanhado por terapeutas neuro e psiquiatra. Estamos com
Uma viagem programada para Portugal -sonho da vida dele- e ouvimos comentários de q o voo poderia agravar ou desencadear uma demência irreversível. Essa informação procede?
No caso de um paciente com DV ou outro tipo de demência, toda e qualquer mudança significativa (sair da própria casa e permanecer num hotel ou casa estranha, sair da sua rotina, ir para lugares desconhecidos com pessoas desconhecidas, etc) resulta em dificuldades para o indivíduo: aumenta o grau de confusão temporal e espacial, falhas atencionais, raciocínio, tudo isso porque são muitas informações novas para processar. Claro, vai depender do grau de prejuízos e habilidades mentais preservadas do sujeito (varia de caso para caso a intensidade e a maneira de lidar). No entanto, esse estado confusional e piora cognitiva tende a durar enquanto ainda estiver fora da sua rotina e até voltar a se adaptar com a anterior (ou seja, é temporário). A demência em si é uma doença irreversível e progressiva, não tem a ver com viajar. A rotina é necessária para uma melhor qualidade de vida do paciente e dos familiares. Abraços!

Olá!! Existem algumas orientações sobre seguir rotina para pacientes com demências e outros comprometimentos, porém também existe a necessidade de inserir mudanças de rotina para proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente. A melhor orientação a seguir são a dos profissionais que acompanham seu pai. Eles irão te orientar em relação aos riscos, efeitos da medicação, pressão cerebral (altitude) e tudo que for necessário, não deixe de consulta-los.
Abraços Psicóloga Kelly Lima
Olá! Essa orientação de cautela em região a viagens aéreas está relacionada principalmente a fase aguda de acidente vascular cerebral, em pacientes com anemia falciforme ou pacientes com estenoses intra e extracranianas acentuadas ou portadores de doenças que não tolerem a mínima diminuição de oxigênio. Não existe nenhum contra-indicação formal para pacientes que possuem demência vascular por si só. Um sonho é sempre um sonho e a melhor coisa que um filho pode dar a seu pai idoso é disfrutar das coisas boas que a vida tem a oferecer. Consulte seu neurologista para uma avaliação desses outros fatores que realmente que são proibitivos a viagem. Abraço e Boas Festas!
Diego de CAstro
A. Terapia ocupacional poderia auxiliar a organizar a rotina. Viagens nao sao indicadas nao só pelo risco do avião mas pela troca brusca de rotina
Não é aconselhável para qualquer pessoa com problemas vasculares no cérebro, utilizarem aviões ou semelhantes, por isso que uma pessoa com traumatismo craniano não deve ser socorrida por um helicóptero, o risco de uma hemorragia é eminente
Não é aconselhável viajar com problemas vasculares mas, seria interessante buscar um hepatologista que talvez possa reduzir os riscos de seu pai ter um problema no vôo. Quanto a piora da demência ela pode ser acelerada por conta da dificuldades que os colegas pontuaram é preciso avaliar os pós e os contras dos sonhos junto com ele para decidir qual seria a decisão possível.