Meu pai foi diagnosticado com glioblastoma grau 4 em abril, tamanho de 3,7cm. Localização inoperável

2 respostas
Meu pai foi diagnosticado com glioblastoma grau 4 em abril, tamanho de 3,7cm. Localização inoperável... Fez radioterapia e 2 ciclos de quimio, mas o tumor cresceu, chegando a 5,2, depois de 7 meses... Agora já está numa cama hospitalar, com o lado esquerdo paralisado... O médico me alertou que o processo deve ser bem lento, o que torna tudo muito angustiante pra nós familiares... Seria possível dizer o tempo que teríamos ainda com ele? Seria possível passar de 2 anos?!
Dr. Rodolfo Leal
Oncologista
São José dos Campos
Boa noite! O tempo mediano de sobrevida de pacientes com Glioblastoma é de um ano e três meses, isso para pacientes que conseguem receber o melhor tratamento (cirurgia, radioterapia e quimiotearpia). No caso do seu pai, como o tratamento não foi o ideal (pela localização e baixa tolerância à quimioterapia), acredito ser pouco provável que ele viva dois anos. No entanto, é muito muito difícil ser preciso se avaliar o paciente e seus exames. Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Gustavo Matos
Oncologista
Brasília
Boa noite! O glioblastoma é uma doença infelizmente de prognóstico limitado. Entretanto, em Neuro-Oncologia, é importante obtermos mais informações para poder afirmar o prognóstico. Há vezes que o tratamento provoca uma inflamação que parece crescimento do tumor, mas na verdade é resposta ao tratamento, o que chamamos pseudo-progressão. A avaliação por oncologista especializado em Neuro-Oncologia é importante para entender exatamente o que está acontecendo, e para dar sugestões de conduta. Espero que essa situação seja o menos sofrida possível. Abraço!

Especialistas

Thiago Oliveira Lemos de Lima

Thiago Oliveira Lemos de Lima

Neurocirurgião

Patrocínio

Vinicius Teixeira Cimini

Vinicius Teixeira Cimini

Neurocirurgião, Especialista em dor

Teófilo Otoni

Marcos Madeiro Filho

Marcos Madeiro Filho

Neurocirurgião

Maceió

Germano Guedes

Germano Guedes

Neurocirurgião

Redenção

Lucas Silva

Lucas Silva

Neurocirurgião

Varginha

Marisol Teresa Campos Lijeron

Marisol Teresa Campos Lijeron

Neurologista, Neurologista pediátrico

Itapevi

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Glioblastoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.