Minha mãe foi diagnosticada com Glioblastoma de grau IV. Fez cirurgia e remoção total/quase total. J

2 respostas
Minha mãe foi diagnosticada com Glioblastoma de grau IV. Fez cirurgia e remoção total/quase total. Já passou um mês da cirurgia.Recuperou muito bem, dois dias a seguir já tomava banho sozinha. Está a recuperar muito bem, fala normal, raciocínio normal, tem apetite.O único sintoma que teve antes do diagnóstico foi distúrbio de personalidade e já mais para a frente desorientação. Vai começar radio e quimioterapia. Assim sendo poderá ter um melhor prognóstico do que 1 ano?
Boa tarde! O glioblastoma é uma doença muito grave, e infelizmente com prognóstico ruim (mediana de um ano e três meses - isso significa que metade dos pacientes vivem mais do que isso). Apenas com as informações sobre recuperação da cirurgia não é possível dizer muito bem o prognóstico, mas sem dúvida são informações muito positivas na evolução. O fato de ter feito uma remoção total / quase total também é muito positivo, e isso impacta bastante no tempo de vida. Boa sorte para vocês no tratamento, e que, independente do tempo que tenhamos pela frente, que ela tenha qualidade de vida e poucos sintomas relacionados a doença! =) Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite! O glioblastoma é uma doença grave, e o prognóstico infelizmente é limitado. Entretanto, existem variáveis que podem ajudar a prever melhor a sobrevida que podem ser obtidas no material analisado da cirurgia. A cirurgia quase completa é um bom fator prognóstico, assim como recuperação de sintomas neurológicos. A rádio e a quimioterapia ainda são o tratamento que consegue complementar melhor a cirurgia. O objetivo desse tratamento é manter o paciente bem, com poucos sintomas, pelo máximo de tempo possível. Abraço!

Especialistas

Cláudia Schöffel Schavinski

Cláudia Schöffel Schavinski

Oncologista

Sorriso

Bernardo Athayde Cardoso Linhares

Bernardo Athayde Cardoso Linhares

Neurocirurgião

Vitória

Gustavo Machado Cardoso

Gustavo Machado Cardoso

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Lucas Silva

Lucas Silva

Neurocirurgião

Varginha

Luan Lucena

Luan Lucena

Neurocirurgião

Chapecó

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 25 perguntas sobre Glioblastoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.