Meu problema é como o de muitos. Não faço muitas refeições ao dia, até menos que o aconselhavel,

15 respostas
Meu problema é como o de muitos. Não faço muitas refeições ao dia, até menos que o aconselhavel, mas sou obeso. Quero muito emagrecer, melhorar minha saude, auto-estima, o que faço?
Ola! Sugiro que procure um nutricionista e endocrinologista que poderão te ajudar com algumas mudanças de hábitos alimentares e melhores estrategias para manutenção e reforço da mudança. Mas um psicologo também poderá te ajudar com os temas relacionados a sua auto-estima. Na terapia tomara consciência do seu funcionamento, emoções e pensamentos que o levam a sentir-se dessa forma e assim poder trabalhar na modificação das suas crenças, experimentando novos comportamentos e reforçando a mudança que estará vivenciando.
Procure suporte, esses profissionais poderão te ajudar! Boa sorte!

Olá!
Sugiro que primeiramente entre em contato com um(a) endocrinologista e um(a) nutricionista, para obter o diagnóstico preciso (se de fato está obeso ou não) por meio de critérios confiáveis. Dentre vários procedimentos, o(a) endocrinologista poderá solicitar exames que identifiquem algum tipo de causa orgânica/biológica (o hipotireoidismo, por exemplo, pode dificultar a perda de peso).O(A) nutricionista fornecerá informações a respeito do peso ideal para sua altura, a dieta adequada ao seu biotipo, etc. Além disso, é importante também o acompanhamento psicoterapêutico, que poderá auxiliar no processo de autoconhecimento e na mudança de alguns comportamentos que talvez estejam prejudicando sua rotina (alimentação, sono, trabalho, lazer, etc.). Com a ajuda desses profissionais você encontrará possibilidades para melhorar sua saúde física e emocional, o que refletirá na melhora de sua autoestima. Espero ter ajudado! Att,
Débora.
Procurar um profissional da saúde mental (Psicólogo ou Psiquiatra) para saber se você de fato possui depressão é um primeiro passo. Caso você possua algum episódio depressivo não há razão para temer anti-depressivo. Aliás, os antidepressivos reduzem o apetite e consequentemente pode haver perda de peso mas essa perda de peso deve ser orientada por endocrinologista e nutricionista para que não haja um quadro de desnutrição. Quanto à auto-estima uma psicoterapia poderá ajudá-lo a reduzir o nível de ansiedade caso ela exista reduzindo consequentemente o peso e melhorando sua auto-estima. Não raro pessoas que tratam a ansiedade perdem peso, mas procure os profissionais indicados para um resultado satisfatório e duradouro. Não se esqueça da importância da atividade física, mas procure um cardiologista antes e uma avaliação física em uma academia para que seja bem monitorado e acompanhado.
Boa noite. O fato de você fazer poucas refeições ao dia contribui para seu aumento de peso. Quando ficamos muitas horas sem nos alimentarmos fazemos com que nosso metabolismo fique mais lento e reserve mais energia em forma de gordura, principalmente na região abdominal. O ideal é fracionar as refeições, comendo menos é mais vezes, e incluir alimentos ricos em fibra, como adicionar chia por exemplo. Isso irá aumentar a sensação de saciedade. Entretanto, para poder montar uma dieta realmente efetiva não deixe de procurar um nutricionista.
Bom dia!
Primeiro passo é procurar um endocrinologista para uma avaliação; a partir desta avaliação, dependendo do profissional ele irá ponderar junto com você se há necessidade de uma terapia como complemento do seu tratamento. Caso seja necessário, existe a abordagem cognitiva comportamental que tem funcionado muito bem para estas questões.
Olá!
O que eu oriento, é que procure os especialistas relacionados ao objetivo, tais como o nutricionista, o endocrinologista, o psicólogo... Cada um te ajudará em sua competência.
A psicoterapia, acompanhamento com um psicólogo clínico, te ajudará a ampliar o olhar sobre si mesmo em todo seu contexto. Olhar para si proporciona um entendimento sobre nossa forma de "funcionar", nossos hábitos, crenças, paradigmas, gostos, etc... Entendemos "como" e "para quê" nosso organismo desenvolve os sintomas que te incomodam. Ao identificarmos essa necessidade do organismo, temos a chance de modificarmos sua forma de funcionar e, aos poucos, somos capazes de nos tornarmos independente dos sintomas.
Dentre vários fatores causadores da obesidade, a questão emocional é um dos principais e. também, deve ser vista com muito cuidado.
Espero ter ajudado. Me coloco à disposição para eventuais dúvidas.

Atenciosamente,
Thaira Sotte.
Procure um psicólogo em terapia cognitiva comportamental. Os conteúdos disfuncionais armazenados em sua estrutura cognitiva produzem pensamentos disfuncionais relacionados a alimentação, peso, obesidade etc. Aconselho a leitura do livro "Pense magro".
A obesidade acontece por inúmeros fatores, inclusive mentais, mas existe um padrão de grande exigência para sermos magros. Tratar todas essas nuances me parece fundamental no auxílio do aumento de autoestima.
Olá!
Na verdade vocÊ precisa de uma avaliação clínico-metabólica.
Em seguida uma orientação sobre disciplina alimentar associada a atividade física, enfim, procure seus especialistas.
Primeiramente você deve procurar um endocrinologista para ver se há algum tipo de problema físico, ele passará exames de sangue e outros diante de posse dessas informações, vá ao nutricionista para que ele possa te ajudar na questão alimentar, não tente seguir dietas das modas e da internet e em conjunto procure um psicólogo para que possa enfrentar esse processo com você que é de toda uma mudança de vida, boa sorte e saúde!
Eu sei que você já sabe que deve buscar nutricionista, se alimentar corretamente, e fazer atividades físicas. Então antes de tudo isso busque tratar das suas questões emocionais, para encontrar seu lugar de valor, reconhecer e desenvolver capacidades importantes na sua vida.
Pra todo problema complexo existe uma solução simples e completamente equivocada.
Problemas complexos , soluções complexas, equipe multidisciplinar, tratamento com pessoas habilitadas.

Posso tentar te ajudar por telemedicina.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Sugiro que primeiramente entre em contato com um(a) endocrinologista e um(a) nutricionista, para obter o diagnóstico preciso (se de fato está obeso ou não) por meio de critérios confiáveis. Dentre vários procedimentos, o(a) endocrinologista poderá solicitar exames que identifiquem algum tipo de causa orgânica/biológica (o hipotireoidismo, por exemplo, pode dificultar a perda de peso).
Olá. Tudo bem? Aproximadamente 1/4 (25% da população brasileira) tem diagnótisco de obesidade. Mas, infelizmente menos de 1% dessa população, aparentemente, está sendo tratada - seja com cirurgia, seja com medicamentos. O tratamento de uma condição crönica merece acompanhamento com vários profissionais. Não é nenhum demérito ser submetido a tratamento medicamentoso ou cirurgico - como toda doença crônica. A obesidade (condição crônica, genética, progressiva e recidivante) merece ser tratada com profissionais capacitados e especializados na doença. É um auto-cuidado para melhorar a qualidade de vida e prevenir outras comorbidades. Grande abraço e sucesso.
Ola. Respondendo sua perguntam, a obesidade é uma doença multifatorial e que muitas das vezes requer acompanhamento multidisciplinar, endocrinologista, nutricionista, Ed Físico, psicólogo e psiquiatra. Parece clichê, mas para perder peso a pessoa deve adquirir antes de tudo bons hábitos alimentares e atividade física. E na maioria das vezes o tratamento da certo sim, o erro estar em parar o tratamento achando que resolveu o problema. Paciente obeso, deve ter em mente que sua doença é crônica e que o tratamento é por uma vida toda.